Data: 18 de outubro de 2016

O Consultor de Empresas Cláudio Suzuki

Categoria:

&nbspO Consultor de Empresas Cláudio SuzukiCláudio Isamu Suzuki, brasileiro residente na cidade de Maringá no Paraná. Atualmente, ele é empresário e consultor de empresas, além de participar voluntariamente de diversas entidades.

Ex-dekassegui no Japão, ele já trabalhou na área contábil, bancária e foi empresário e franqueado em diversas áreas (Tecnologia, Treinamentos, Saúde, Educação, Reciclagem e Licitações). Cláudio também já ministrou várias palestras em diversos estados brasileiros e também no Japão.

Ele é o Fundador e Presidente do Instituto Tomodati de Cooperação do Brasil (ONG de apoio ao dekassegui no Brasil desde 2006), Conselheiro na ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) na pasta do Conselho de Comércio e Serviço desde 1999.

Cláudio também é Conselheiro no CIATE (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior) na cidade de São Paulo desde 2015. Ele participou ativamente nos Congressos Dekasseguis no Brasil nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Groso do Sul e Pará.

Seu maior projeto desenvolvido, é a “Microfranquias no Brasil” em parceria com o Instituto Tomodati, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e FUMIN (Fundo Multilateral de Desenvolvimento).

&nbspO Consultor de Empresas Cláudio SuzukiO que é o Instituto Tomodati?
O Instituto Tomodati de Cooperação do Brasil, é uma ONG de apoio ao dekassegui com sede na cidade de Maringá no Paraná. Durante mais de 10 anos estou a frente deste projeto prestando assessoria, consultoria, treinamento etc…, para os recéns chegados do Japão, dando suporte para ajudar na readaptação no Brasil.

Apesar de abrir diversas empresas, o que fez você decidir trabalhar na área de consultoria?
Quando abri meu primeiro negócio em 1998, achei muito interessante ser empresário e que poderia gerar empregos e renda. Porém depois de alguns anos e abrindo diversas empresas, percebi que minha ajuda seria muito limitada, e que se partisse para área de consultoria empresarial poderia conseguir atingir esse objetivo com maior rapidez.

&nbspO Consultor de Empresas Cláudio SuzukiO que é uma Microfranquia
A Microfranquia é uma modalidade de negócio com um baixo investimento possibilitando ao dekassegui brasileiro montar seu próprio negócio, seja no Brasil ou no Japão. O desenvolvimento de uma microfranquia pode ser feito na área de comércio através de produtos ou na área de prestação de serviços.

Como surgiu a idéia das Microfranquias?
Essa ideia surgiu depois da crise de 2008, quando muitos brasileiros retornaram ao Brasil. O foco era apoiar os dekasseguis que já eram empresários no Brasil e transformar seu negócio em um modelo de microfranquias, ou seja replicar um negócio já existente, mas na modalidade de microfranquia, que seria ideal para os dekasseguis e que pudessem ter um pequeno negócio.

&nbspO Consultor de Empresas Cláudio SuzukiAtualmente como está o mercado brasileiro para novos negócios?
O Brasil passa por uma crise desde 2014 onde muitos perderam o emprego e fecharam seus negócios, porém algumas áreas cresceram muito nesta época de crise.

As empresas de consultorias, os modelos de negócios de microfranquias, as divulgações em mídias sociais e as exportações são algumas das áreas que estão se destacando no cenário empresarial com alta e bons resultados.

Que conselho você daria para quem quer empreender no Brasil ou Japão?
Para quem quer voltar para o Brasil, comece a fazer um planejamento de negócio e de vida desde o seu período no Japão. Aproveite seu tempo livre para participar de cursos, palestras e treinamentos. Invista primeiramente em você, pois ser um empreendedor é ter comprometimento.

Não tenha medo de desafios e com certeza vai ter uma carga horária de trabalho maior que a normal, tanto Japão quanto no Brasil, porque sorte se resume em “Estar preparado para as Oportunidades”.

&nbspO Consultor de Empresas Cláudio SuzukiVocê pretende trazer o Instituto Tomodati para o Japão?
Sim, atualmente muitos brasileiros estão retornando ao Japão devido a crise financeira do Brasil, então a ideia desse trabalho no Japão é possibilitar parcerias entre o Instituto Tomodati e as entidades e empresas brasileiras no Japão.

O instituto pretende trabalhar na área de consultoria, treinamentos, capacitações, cursos, palestras além de encontros empresariais e visitas técnicas, com o foco de levar informações as pessoas que tenham interesse em empreender e aumentar seu network. A finalidade é podermos fazer no Japão, o que o Instituto Tomodati fez no Brasil durante esses 10 anos.

Estarei fazendo um ciclo de palestras e entrevistas no mês de novembro no Japão, em breve mais informações através dos meus contatos, abaixo citados.

Agradecimentos
Primeiramente agradecer ao Portal Mie por esta oportunidade de contar um pouco do meu trabalho, ao Sr. Leonardo Abe do Night Café pelo convite de estar palestrando no Japão, ao Sr. Cassius Yamazaki da Universe Coaching Instituto que esta coordenando toda a minha agenda, ao Grupo Criando Metas e a todos que me apoiam desde o início, meu muito obrigado! – Cláudio Suzuki.

Contatos
Sites
www.tomodati.org.br
www.suzukiconsultoria.com.br
www.redetomodati.com.br
Facebook: Claudio Suzuki
Linkedin: Claudio Suzuki
Whatsapp: 44 99228825

Fotos com Claudio Suzuki

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reportagem
Kamila Lima – Colunista Social

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Artigo por


Deixe seu comentário nesta página!

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Mugen Homes - Construindo Sonhos
Clínica Dental ai - atendimento em português
Baladas no Japão
Produtos Brasileiros no Japão