Data: 12 de outubro de 2016

Junior Maeda e o Projeto Dekassegui Brasil

Categoria: , - Local: Data: 12 de outubro de 2016

&nbspJunior Maeda e o Projeto Dekassegui BrasilJunior Maeda é um fotógrafo brasileiro, natural da cidade de Porto Alegre (RS). Ele está no Japão há mais de 25 anos, e atualmente reside na cidade de Hamamatsu (Shizuoka).

Maeda é formado em fotografia profissional pelo “ The Photography Institute Japan” e trabalha com fotografia profissional há mais de 3 anos, se especializando em diversas áreas.

Nestes últimos anos, ele ministrou diversos workshops pelo Japão, trabalhando com direção, luzes e fotografia profissional. Seu trabalho é bastante requisitado também na área de produtos, com diversos clientes pelo Japão.

Atualmente Maeda esta envolvido com projetos direcionados a fotografia documental, aproveitando sua longa experiência de vida em terras nipônicas.

A partir do início do ano de 2016, Maeda começou a desenvolver o projeto Dekasegui Brasil, que visa mostrar através da fotografia, a história dos brasileiros que viveram no Japão desde os anos 90.

&nbspJunior Maeda e o Projeto Dekassegui Brasil
Sequência de Etapas – “Automaticamente a sequência de etapas sincronizadas faz o trabalho fluir, como o sangue em uma artéria no coração de uma fábrica no Japão!”

Este projeto será finalizado com imagens que retratam os dias atuais dos brasileiros que vivem no Japão, registrando o cotidiano e suas diferenças com o passado remoto do ponto de vista do fotógrafo.

Como surgiu a ideia desse projeto?
A ideia amadureceu com o passar do tempo, revisando alguns arquivos pessoais, eu percebi que essa história estava esquecida e me trouxe um pouco de nostalgia daquele tempo. Estive em locais que pareciam ter parado no tempo e não acompanhou a evolução dos dias de hoje, então resolvi retratar tudo isso, e assim nasceu este projeto.

&nbspJunior Maeda e o Projeto Dekassegui Brasil
15 Minutos – “O momento esperado no decorrer de um dia de trabalho, são minutos valiosos de descanso, oásis para saciar as vontades do corpo!”

Porque Dekassegui Brasil?
Porque o dekassegui, um termo formado pela união dos verbetes 出る (deru, sair) e 稼ぐ (kasegu, para trabalhar, ganhar dinheiro trabalhando), tendo como significado literário “trabalhando distante de casa” e designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar temporariamente em outra região ou país. Foi o termo que mais marcou os brasileiros desta época que vinham para o Japão com um único objetivo, trabalhar e ganhar dinheiro, muitas vezes vivendo uma vida totalmente diferente da sua rotina no Brasil.

Qual foi o motivo deste projeto?
O motivo principal desse projeto, é tentar reviver através das imagens, o dia a dia dos dekaseguis brasileiros que estiveram aqui desde a década de 90, e tentar passar para a nova geração como era viver neste tempo aqui no Japão.

De que forma você pretende mostrar essa época?
Através de retratos mostrando locais, objetos, sentimentos e qualquer outro assunto que relembre esse tempo, que logicamente mudou muito até nos dias de hoje, ficando somente na memória de quem realmente vivenciou esta época no Japão.

Cadência da Solidão - "Em um ritmo frenético, a cadência do preparo de um jantar simples e rápido seguido pelo compasso da fome, com o cansaço e a solidão como plateia!"
Cadência da Solidão – “Em um ritmo frenético, a cadência do preparo de um jantar simples e rápido seguido pelo compasso da fome, com o cansaço e a solidão como plateia!”

Existe algum motivo em especial para este projeto no Japão?
Com o passar do tempo e a modernização, muitos arquivos desta época ficaram perdidos, e a nova geração não tem ideia de como era a vida de um brasileiro aqui no Japão, então quero tentar reviver os sentimentos para que os mais velhos possam relembrar e conversar com seus filhos ou netos e ter um material que possa ser uma lembrança de como viviam os brasileiros nesta época.

Quais foram as dificuldades encontradas até agora para que este projeto se realize?
A maior dificuldade encontrada foi conseguir materiais daquele tempo, para poder reproduzir o cenário. Mas com a ajuda de amigos que estão aqui desde dos anos 90, eu consegui reunir bons materiais e objetos, sempre tentando ser o mais fiel possível, pude reproduzir imagens que relembraram estes anos vividos desde então.

&nbspJunior Maeda e o Projeto Dekassegui BrasilDe que forma você pretende apresentar este projeto?
O projeto Dekassegui Brasil ou seja esta mostra fotográfica será apresentada numa ordem cronológica se iniciando no anos 90 até a nossa atualidade com imagens do cotidiano de brasileiros e sua rotina no Japão.

Você já tem alguma previsão de quando este projeto será aberto ao público?
Sim, já tive a honra de ser convidado para uma exposição no final deste ano, e no início de 2017 estudarei propostas de mais exposições, que serão conversadas e estudadas para poder fazer uma apresentação que agrade a todos que relembrem o passado da vida do dekassegui no Japão, ou simplesmente queiram saber um pouco mais sobre o assunto.

Contatos
Cel:
090-1289-0459
E-mail: juniormaedafoto@gmail.com
Instagram: jmphotojapan
Facebook: Junior Maeda

Fotos com Junior Maeda

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reportagem
Redação – Portal Mie
Fotos – cedidas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Deixe seu comentário nesta página!

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão - KOWA
KOWA - Trabalhe com segurança!
UNIP - Faculdade à distância no Japão!