Data: 6 de setembro de 2016

Gui Artístico o “Guardião das Celebridades”

Categoria:

Guilherme Benevides Farias ou Gui Artístico, brasileiro, natural da cidade de São Luís no Maranhão, aos cinco anos mudou-se para Brasília com seus pais onde estudou e morou até os 18 anos. Fã da sua conterrânea, a cantora Alcione carinhosamente chamada de “Marrom”, Gui é de uma simpatia ímpar, esbanja energia, simpatia e com o seu sotaque peculiar ele é uma festa por onde passa. Ele já possui uma experiência profissional invejável na área de consultoria artística.

&nbspGui Artístico o Qual foi seu primeiro contato com o mundo da música?
Foi em Juazeiro (BA), terra de João Gilberto, onde me graduei e tive meus primeiros contatos com o mundo da música. Seguindo os passos de minha mãe, a radialista Heloísa Benevides, eu fui convidado para organizar e fazer a produção do show do cantor Daniel, que na época tinha acabado de lançar sua carreira solo.

&nbspGui Artístico o Nesta mesma época você colaborou na novela “Marcas da Paixão”na Rede Record?
Sim, fui requisitado pela Rede Record para colaborar na produção local da novela “Marcas da Paixão”, que tinha como núcleo de gravação a cidade de Juazeiro (BA). Após o término da novela, ainda participei da produção do filme “Eu, Tu, Eles”, dirigido por Andrucha Waddington, roteiro de Elena Soarez e música de Gilberto Gil, estrelado por Regina Casé, Stênio Garcia e Lima Duarte.

Ainda no nordeste, você ainda realizou mais alguns trabalhos, quais foram?
Durante minha passagem pelo nordeste, eu ainda coordenei a produção local de vários espetáculos e eventos com vários artistas como a poderosa Ivete Sangalo, Kid Abelha e Harmonia do Samba.

&nbspGui Artístico o Quando foi que você veio a São Paulo?
Em meados de 2007, quando recebi um convite de uma produtora paulista e vim atuar em minha área, durante a 35ª Feira Internacional do Bordado realizada em Ibitinga, eu aceitei organizar o “Back Estage Organização Artística”, por lá passou grandes nomes da musica como Edson e Hudson, Inimigos da HP, Exaltasamba, Jota Quest, Biquíni Cavadão e a dupla de maior sucesso no Brasil Victor e Leo.

Foi neste evento que você recebeu o convite para participar da turnê de Victor e Leo?
Sim, foi durante o evento em Ibitinga que fui convidado para participar da turnê e da equipe de produção da dupla Victor e Leo, onde viajei por várias regiões do país aprimorando ainda mais meu trabalho na área de produção. Logo depois de terminar a turnê com a dupla Victor e Leo na qual devo ter feito uns 380 shows , fui convidado para assumir a produção artística da dupla Zé Henrique e Gabriel na qual fiquei por 4 anos seguidos.

&nbspGui Artístico o Quais personalidades já passaram pela sua assessoria executiva?
Pela minha assessoria executiva já passaram muitas personalidades entre elas: Zilu Camargo, Tati Moreto, Gian (Gian e Giovani) Dr. Hollywood, entre outros.

Quais foram os prêmios e trabalhos que você já conquistou até hoje em sua carreira?
Já são vários anos de trabalhos em minha área, e o reconhecimento vem com o tempo, e em 2014 fui o ganhador do Prêmio Luminus como Produtor do Ano. Ainda em 2014 participei da produção do DVD do Padre Marcelo Rossi. Em 2015 ganhei o prêmio Personalidade do Ano pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Ainda em 2015 produzi artisticamente o DVD da Dupla Gustavo Moura e Rafael que contou com a participação da dupla Henrique e Juliano, Leo Magalhães, Marília Mendonça entre outros. Em 2016 fui responsável pelo lançamento de 4 produtos musicais: Marcelo Rocha, Jeferson Gil, além do Constantino da novela Carrossel, Blade do programa Legendários da Rede Record e o cantor Daniel Mateus, Grupo Intuição S/A, Ramon Januzzi , Saulo Morais , Wagner Mattos,  Evandro e Henrique a cantora Gospel Aline Paula entre outros. Em 2016 estive presente na produção do Brazilian Day na cidade de Newark nos Estados Unidos com a participação de mais de 40 mil pessoas e vários artistas. É a maior festa da cultura brasileira fora do Brasil, foi um sucesso!

&nbspGui Artístico o O que é uma Consultoria Artística feita por um Produtor  Artístico?
O Produtor Artístico é o profissional que define as características marcantes do artista perante seu público. Ele realiza pesquisa de mercado, produz os conceitos de identidade visual e musical, define como o artista deve aparecer para seu público, cria as estratégias de marketing e gere em nível de inteligência, os conceitos fundamentais para o sucesso do artista.

Quais as principais funções do Produtor Artístico?
O Produtor Artístico tem como principais funções: criar, aprovar e gerir a concepção do artista a ser lançado.

&nbspGui Artístico o O que um Consultor Artístico verifica em um artista?
O Consultor Artístico verifica o Projeto de Identidade Visual, Conceitos de Arte, Aprovação de fotos, Aprovação de Folders, Aprovação de tons musicais, Web Site, Cores Principais, Cartão de Autógrafos, Materiais de Divulgação, Materiais e Itens para Promoção, Definição de Roupas e Estética dos Artistas, Assessoria em TV E Rádio no Brasil e no Exterior (dependendo do estágio em que o artista esteja  no mercado), Estilo e Estética para criação das músicas, Conceitos de Cenografia, Conceitos de Iluminação, Apresentação visual do Show e Liberação e Autorização de Composição junto aos órgãos competentes.

&nbspGui Artístico o Você pretende visitar o Japão para conhecer os artistas de nossa comunidade?
O Japão mora em meu coração e será o segundo país que irei visitar me minha Turnê Internacional 2016. O Japão é rico em vários sentidos,  além de conhecer a cultura japonesa em si, também quero conhecer como os brasileiros e imigrantes conseguem cultivar esta cultura fora do seu país de origem. É muito bom saber que existe uma miscigenação de culturas e povos no Japão. Quero nesta minha visita, buscar novos talentos, aprimorar os talentos que já existem e precisam serem direcionados para que o dom de Deus seja algo profissional, afinal o dom Deus dá, agora a profissionalização dele é uma escolha de cada um. Nada é melhor do que se fazer o gosta e ainda ganhar com isso!

&nbspGui Artístico o O que é preciso para que um artista possa fazer uma consultoria?
É preciso que o próprio artista entenda o sentido de uma consultoria, após agendar um horário, levar todo o material fonográfico no caso de músicos e fotos no caso de atores e modelos. É importante saber que a consultoria além de avaliar seu nível técnico, poderá abrir portas no mercado brasileiro. Não faço milagres, talento cada um nasce com o seu, e eu sou muito sincero quando a pessoa não nasce para determinada coisa ou não tem requisitos necessários para o caminho do sucesso. Neste caso serei franco ao lhe recomendar outro segmento. Então, para uma consultoria leve todo o seu material fonográfico disponível, além de fotos e CDs ou DVDs, para análise técnica e artística.

Agradecimentos
Obrigado primeiramente ao cantor Wagner Mattos o qual eu assumi a produção e me fez interinamente o convite de visitar o Japão. Agradeço a todos os meios de comunicação em especial ao Portal Mie pela seriedade e credibilidade, a Rádio Conexão JP e toda a diretoria que incentiva a música, principalmente a brasileira, e a todos que ajudaram direta e indiretamente nesta minha ida a terra do sol nascente. Deixo meu abraço especial aos diretores da redação e cobertura deste portal e ao fotógrafo Junior Maeda, obrigado pela parceria. A ilustríssima empresária Rita Tomioka pelo carinho e dedicação e a todos os japoneses e brasileiros aqui vai o meu “Arigatou”!

Contatos
Whats Up +55 11 992027676
Facebook Gui Backstage
Informações no Japão – Komaki, Toyohashi e Hamamatsu

Fotos com Gui Artístico

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reportagem
Kamila Lima – Colunista Social

 

 

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Artigo por


Deixe seu comentário nesta página!

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Mugen Homes - Construindo Sonhos
Clínica Dental ai - atendimento em português
Baladas no Japão
Globo Internacional, mais acessível no Japão