Data: 13 de março de 2015

Lumi Kin – Uma Atriz Nikkey de Sucesso na TV

Categoria: - Local: Data: 13 de março de 2015

Lumi KinMarcia Lumi Omoto ou Lumi Kin como é conhecida no meio artístico, atriz, produtora teatral e dubladora. É com muita alegria que venho aqui entrevistar essa nikkey de sucesso. Primogênita de Issao e Ayako Omoto, descendentes japoneses.Nascida em Londrina-PR onde passou a sua infância até os 3 anos ancidade de Maringá, indo a Paranavaí onde morou por 10 anos, em sequência mudou-se para Curitiba onde formou-se em odontologia em 1992 na PUC-PR. Lumi trabalhou por 22 anos como dentista na Prefeitura Municipal de Curitiba e em 2005 começou a estudar teatro, onde descobriu que a odontologia não era sua única paixão. Em 2010 mudou-se para o Rio de Janeiro para investir na carreira de atriz. Lumi atualmente é casada com Marcos Breda (ator) e tem 2 enteados, Jonas (12) e Daniel (8).

Lumi KinLumi, o que a fez perceber que a odontologia não era sua única paixão?
Desde pequena sempre me sentia atraída por novelas. Eu assistia as cenas e ia para o meu quarto imitar as atrizes. Era um pequeno segredo meu, ninguém sabia disso. Mas o tempo foi passando e nunca tive coragem de estudar teatro por ser muito tímida. Porém, aos 35 anos decidi que eu devia pelo menos tentar. E foi o que eu fiz, mesmo me achando “velha” para começar a estudar teatro, investi nessa carreira com a cara e a coragem.

Isso não lhe causou uma frustração por ter passado 22 anos de dedicação a uma profissão que na verdade não era sua única paixão?
De maneira nenhuma. Todos os anos que passei trabalhando como dentista foram importantes para o meu crescimento pessoal. Tenho orgulho de ser formada numa profissão dedicada a cuidar da saúde e estética bucal.

Eu acredito que quando descobrimos algo que nos completa procuramos buscar a sua excelência. Foi isso que aconteceu no seu caso com o teatro?
Sim. O ator precisa estar em constante aprimoramento, estudo e prática. Leio, estudo, busco os conselhos dos mais experientes e observo atentamente os bons atores.

Lumi KinE sua família, como reagiram com a sua decisão de conciliar a odontologia e investir no estudo de teatro até conseguir seu DRT?
Minha mãe e meu irmão sabiam que eu levo as coisas muito a sério, por isso me incentivaram muito. Meu pai achou que era mais um passatempo e não ficou muito satisfeito quando ele viu que a coisa era séria. Até que um dia ele assistiu minha primeira peça teatral profissional no qual eu atuei e co-produzi. Ele assistia quase todos os dias e ainda levava todos os amigos e parentes. Percebi que era dessa forma que ele conseguia expressar o orgulho dele por mim.

No Brasil existem poucos descendentes nipônicos nessa área. Existe alguma dificuldade nisso?
Sim e não. Sim porque ainda não há muita oferta de trabalho para atores nipo-brasileiros em novelas, teatro e cinema, apesar disso ter melhorado um pouco nos últimos anos.
Não porque quando precisam de atores orientais há uma maior chance de conseguirmos o trabalho devido à pouca concorrência.

Televisão ou teatro, atuar ou produzir uma peça? Qual a sua preferência?
Prefiro o teatro, mas adoro TV e cinema. Prefiro atuar a produzir.

Lumi KinNos papéis em que você atuou você se identificou com algum personagem?
Sim. Minha personagem, a Lara, em “Garagem”, era extremamente problemática. Era alcoólatra, sofria de transtorno do pânico, epiléptica, “casca grossa”, falava palavrão e lésbica. Sou o oposto dela, mas me identifiquei com algumas das causas que a levaram a sofrer tanto.

Fiquei sabendo através de um colega de profissão que têm alguns atores que incorporam tanto o seu personagem que na vida real acabam se aloprando. Isso acontece muito?
Na minha opinião isso é folclore. O ator trabalha com técnica e consciente do que está fazendo. Caso isso aconteça o ator deve procurar uma terapia e não os palcos.

Em quais novelas, filmes e peças em que você participou?
Em teatro fiz “Nacional Kids” e “Garagem”. Em cinema trabalhei em “Substantivo Abstrato”, “Estação Liberdade”. Em novelas participei em “Salve Jorge”, “Amor à Vida” e no seriado “Pé na Cova”.

O seu último trabalho foi “Garagem” estreado em São Paulo. Como foi ficar longe de casa?
Me senti em casa em São Paulo pois além de gostar muito da cidade, meu irmão mora lá, além de alguns amigos. Além disso, viajar com uma peça de teatro é sempre excitante, principalmente pelo público de São Paulo ser muito exigente e crítico. O palco faz parte da casa do ator e onde quer que estejamos em cartaz nos sentimos em casa.

Lumi Kin

A agenda de 2015 está cheia? Muitos projetos em vista?
Tenho me dedicado a um projeto teatral que é a “menina dos meus olhos” chamado “A Lenda de Lady Murasaki”, baseado no romance da autora americana Liza Dalby. O livro conta a história verídica de Murasaki Shibiku, autora do primeiro romance da história mundial, “A Lenda de Genji”. A personagem é fascinante, num texto de irresistível beleza poética dentro do exotismo surpreendente do Japão do século XI. O elenco é composto somente por atores e atrizes nipo-brasileiros. O projeto também é uma forma de homenagear a cultura japonesa, tão apreciada pelos brasileiros.

Você me disse que tem um projeto em montar um espetáculo teatral baseado no filme do Nagisa Oshima (autor de Império da Paixão) e também um Tributo às obras dele. Porém, para que esse projeto possa ser feito, você precisa dos direitos autorais através da família dele. Na qual, você já tentou e infelizmente não conseguiu muito sucesso através dos contatos feitos por terceiros até o momento. Este projeto ainda está de pé? Quem sabe damos a sorte de alguém ler nossa entrevista e ter contato com a família dele. Caso acontecer você gostaria que esta pessoa entrasse em contato contigo?
Esse projeto se “metamorfoseou” no meu atual projeto “A Lenda de Lady Murasaki”.

Lumi Kin  (8)Pretende levar seu projeto para o exterior?
Sim, para o Japão, quem sabe…

Gostaria de fazer algum agradecimento em especial?
Sim. Gostaria de agradecer ao Portal Mie e a você Carla pela oportunidade e pelo carinho. Sou muitíssimo grata à minha família e ao meu marido, meu grande parceiro no qual espelho o meu trabalho de atriz. Tenho muito orgulho, admiração e amor por ele!

É muito bom ter contato com pessoas especiais como você! Uma pessoa determinada e que trabalha com o corpo e alma! Parabéns pelo seus trabalhos e sucesso sempre!

Links de vídeos dos trabalhos de Lumi Kin

Fotos de Lumi Kin

E vocês o que acharam da entrevista? Deixem seus comentários, curtam e compartilhem aqui no site.
Até a próxima, aguardo vocês, grande abraço!

Reportagem

Carla Regina Yoshii – Master Coach e Colunista Social

Este slideshow necessita de JavaScript.

Artigo por


Deixe seu comentário nesta página!

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Mugen Homes - Construindo Sonhos
Clínica Dental ai - atendimento em português
UNIP - Ensino à distância no Japão
Baladas no Japão
Empregos no Japão