Espécie de besouro ameaça a vida das cerejeiras no Japão

A espécie de besouro chamada Aromia bungii vem expandindo seu habitat no Japão e ameaçando a beleza das cerejeiras. Veja mais.

Um Aromia Bungii adulto (Imagem: Setor de Proteção às Plantas do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca)

As icônicas cerejeiras do Japão, que encantam milhões de pessoas no país e atrai muitos turistas do exterior, estão ameaçadas por uma espécie de besouro, a qual os especialistas temem que poderá dizimar árvores de sakura em toda a nação.

Publicidade

O Ministério do Meio Ambiente iniciou procedimentos para ter o besouro da espécie Aromia bungii, designado como espécie exótica invasora e proibir importações ou criação nacional da criatura.

A medida ocorre um pouco tarde, cita a reportagem do Yomiuri, para centenas de cerejeiras em todo o país, todavia, após os besouros terem sido importados para o Japão em cargos de madeira originários da China, Vietnã e outras partes do Sudeste Asiático.

Os besouros foram identificados pela primeira vez na província de Aichi em 2012

Os besouros foram identificados pela primeira vez na província de Aichi em 2012. Desde então, centenas de árvores foram derrubadas em Tóquio, assim como em Saitama, Gunma, Tokushima, Tochigi e Osaka.

“É provável que locais para apreciar a beleza das cerejeiras desapareçam do Japão dentro de várias décadas”, disse Ryutaro Iwata, professor de entomologia florestal da Nihon University ao jornal Yomiuri.

Especialistas alertam que os besouros se reproduzem rapidamente e têm preferência por cerejeiras e pessegueiros. As criaturas fazem buracos nos troncos das árvores antes de emergirem nos meses de verão.

Autoridades locais admitem que elas foram pegas de forma desprevenida pela rápida propagação da peste, para a qual não existe um pesticida efetivo.

Poucas coisas são genuinamente japonesas como as flores de cerejeira e o progresso do desabrochar do sakura é seguido com zelo religioso. Segundo a agência meteorológica, as flores de cerejeira vão desabrochar um pouco mais tarde que o normal neste ano.

Fonte: Yomiuri
Imagem: Yomiuri, Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Os carros mais vendidos no Japão em fevereiro de 2017

Publicado em 7 de março de 2017, em Sociedade

Em fevereiro, kei da Honda fica novamente no topo da lista dos carros mais vendidos no Japão, pelo 3º mês consecutivo. Confira.

(Imagem: Divulgação/Honda)

O kei jidosha da Honda, o N-Box, foi o modelo mais vendido no comércio de automóveis no Japão pelo 3º mês consecutivo em fevereiro, mostraram dados da indústria na segunda-feira (6).

Publicidade

A terceira maior fabricante de veículos do Japão em volume vendeu 19.429 unidades do N-Box em fevereiro, alta de 8.6% em comparação ao ano anterior. O kei jidosha Dayz da Nissan Motor Co. ficou em 2º lugar, com 16.093 carros vendidos, queda de 2.1%.

Os kei jidosha são carros com motores não maiores que 660cc e continuam sendo muito populares no país, visto que eles são eficientes em combustível e mais adequados para as ruas estreitas do Japão, enquanto impostos mais baixos são cobrados por eles.

No ano passado, o fornecimento do modelo Dayz foi temporariamente interrompido em razão de um escândalo de manipulação de dados de eficiência de combustível envolvendo a Mitsubishi Motors Corp no ano passado. A Mitsubishi Motors fornece o modelo à Nissan.

O Prius da Toyota, o carro mais vendido no Japão em 2016, ficou em terceiro com 15.958 unidades vendidas no mês, queda de 16.1%.

Cinco modelos kei jidosha entraram na lista dos 10 carros mais vendidos em fevereiro, de acordo com a Associação de Comerciantes de Automóveis do Japão e a Associação de Motos e Veículos Leves do Japão.

Confira a lista dos carros mais vendidos no Japão em fevereiro:

1- N-Box (Honda): 19.429

2- Dayz (Nissan): 16.093

3- Prius (Toyota): 15.958

4- Tanto (Daihatsu): 15.102

5- Note (Nissan): 14.859

6- C-HR (Toyota): 12.985

7- Wagon R (Suzuki): 12.585

8- Aqua (Toyota): 11.379

9- Move (Daihatsu): 11.312

10- Serena (Nissan): 10.983

Fonte: News and Culture, Technon Nikkei
Imagem: Honda

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!