Transmissão e conteúdo em 4K: o que precisa saber

No Japão as emissoras de tevê abertas começam a transmissão em 4K. O que precisa saber para curtir as programações e conteúdos.

Loja de Ikebukuro da Bic Camera, no setor de aparelhos de tevê (Sankei)

As emissoras de TV do Japão já estão prontas para oferecer transmissão da programação em 4K e 8K a partir de 1.º de dezembro, pela BS e 110ºCS.

Publicidade

As emissoras a oferecer pela BS com ondas à direita são BS Asahi, BS Japan, NHK SHV 4K, BS-TBS 4K e Fuji BS. Pela BS com ondas à esquerda são Shop Channel, QVC, canal de entretenimento de filmes (映画エンタテインメントチャンネル) e NHK SHV 8K. Pela 110º CS é a Sky Channel 4K, canais 1 a 8.

Se já tem um aparelho de tevê 4K é preciso instalar um sintonizador, caso o aparelho não tenha um embutido.

As empresas estão oferecendo planos para os clientes. O custo de instalação do setup box (STB) da J:Com custa 6 mil ienes se for pedido até 21 deste mês. Ou, consulte a loja onde adquiriu seu aparelho de tevê.  

Mas, o que é 4K?

A resolução 4K é conhecida também como ultra HD. As imagens são tão nítidas quanto as reais. Por isso, para o telespectador é como se estivesse vendo o próprio cenário à sua frente, com resolução de 3.840 × 2.160 pixels. E a 8K é de 7.680 × 4.320 pixels, invisíveis ao olho humano, pela proximidade.

Diferença entre 2K, 4K e 8K, em pixels (governo)

Conteúdos em 4K

Além da programação das emissoras de TV, o telespectador pode curtir os filmes da Netflix, por exemplo, em 4K. Ou as produções publicadas no YouTube ou no Amazon Prime.

Para quem adora games, as telas em 4K podem dar uma realidade incrível.

Os vídeos produzidos pelo smartphone, em 4K, também podem ser reproduzidos no seu aparelho. Por isso, os registros dos momentos especiais das crianças, viagens e dos casais enamorados podem ser uma ótima pedida.

Quanto custa um aparelho de tevê 4K

No Japão há inúmeras marcas, tanto japonesas quanto estrangeiras. A mais em conta, Hisense de 43 polegadas pode sair por menos de 40 mil ienes. Depois tem a LG na faixa dos 50 mil até as marcas como Panasonic Regza, Aquos da Sharp ou Bravia da Sony, com preços que partem de 60 mil e chegam a 200 mil ienes.

A mais vendida segundo o site Kakaku é o modelo de 50 polegadas da Regza, ao preço de 97 mil ienes.

Modelo mais vendido é Regza REGZA 50M520X (Amazon)

Em outubro a Sharp anunciou o lançamento de 3 modelos 8K, já com sintonizador (leia a matéria aqui).

Fontes: Sankei e Kakaku 
Foto: Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Apple suspende aumento de produção do iPhone XR

Publicado em 6 de novembro de 2018, em Sociedade

Panorama vago para novo modelo contrasta com pedidos extras para versões mais antigas do iPhone.

A Apple tinha grandes expectativas de que o iPhone XR estimularia os envios neste ano (Apple)

A Apple sinalizou demanda desanimadora para o novo iPhone XR, pedindo às suas principais fornecedoras, a Foxconn e a Pegatron, que interrompam planos para linhas de produção extra dedicadas ao modelo relativamente econômico que chegou às prateleiras no fim de outubro, disseram fontes.

Publicidade

“Para o lado da Foxconn, ela primeiro preparou cerca de 60 linhas de montagem para o modelo XR da Apple, mas recentemente usa apenas 45, visto que sua principal cliente diz que ela não precisa fabricar tantos por enquanto”, disse uma fonte familiar à situação.

Isso significa que a Foxconn, a empresa taiwanesa operada como Hon Hai Precision Industry, produziria cerca de 100 mil unidades a menos diariamente para refletir o novo panorama de demanda – queda de 20 a 25% da perspectiva otimista original, disse a fonte.

A Pentagron enfrenta uma situação similar, suspendendo planos de aumentar a produção e está aguardando instruções adicionais da Apple, disse uma fonte da rede fornecedora.

A Apple, a empresa de smartphones que mais tem lucros no mundo, tinha grandes expectativas de que o iPhone XR estimularia os envios neste ano. Esse modelo low cost estreou juntamente com o XS e o top de linha XS Max.

Mesmo assim, a empresa de tecnologia com sede na Califórnia, EUA, ao invés disso, está solicitando mais dos modelos antigos iPhone 8 e iPhone 8 Plus, que são até 20% mais baratos que o preço inicial de 749 dólares do XR.

“As fornecedoras do iPhone 8 e iPhone 8 Plus estão recebendo um pedido combinado de aproximadamente cinco milhões a mais de unidades”, disse uma fonte.

Anteriormente, a Apple planejou 20 milhões de unidades para os modelos mais antigos do iPhone nesse semestre, mas aumentou o número para 25 milhões, disse a fonte.

A Foxconn é a principal fornecedora do iPhone 8 Plus, enquanto a Pegatron é a principal fornecedora do iPhone 8.

A Apple não respondeu a um pedido de comentário da Nikkei Asian Review. A Foxconn e a Pegatron se negaram a comentar.

A Apple também enfrenta um mercado de smartphones que amadurece rapidamente. Os envios mundiais, que caíram 0.1% em 2017 para a primeira queda ano a ano, poderão contrair novamente em 2018, segundo a empresa de pesquisa IDC.

Fonte: Nikkei
Imagem: Banco de imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!