Cuidado: vírus pré-instalados em smartphones Android

Avast publicou a detecção do malware “Colisoon” em 18 mil dispositivos Android por todo o mundo. Veja o que ele faz e como eliminá-lo.

Publicidade

A Avast, uma das maiores empresas europeias de segurança digital, descobriu que muitos dos smartphones Android baratos que não possuem a autorização do Google foram fabricados com malware, que sãoprogramas maliciosos ou tipo de vírus.

Este malware conhecido como Cosiloon obriga os usuários a fazerem o download de aplicativos indesejados. Segundo a Avast, o programa fazia propaganda de aplicativos, mostrava publicidade na tela e forçava aos usuários a comprar. A empresa constatou esse problema em dispositivos da ZTE, Archos, myPhone, mediaTech, etc.

O Cosiloon é formado por droppers e payload. Segundo a Avast, um dropper consegue instalar, sem a necessidade da autorização do usuário, pacotes de aplicativos definidos dentro de códigos baixados através de conexões com Internet (HTTP) não seguras – sem encriptação.

Exemplos de como o Colisoon acaba violando a privacidade do usuário

Os droppers são pré-instalados durante o processo entre a fabricante do aparelho, manufatureiras de certos materiais e a distribuidora. Eles são parte do firmware, instruções operacionais programadas dentro do hardware, logo é praticamente impossível de serem deletadas pelo usuário.

“A lista dos aparelhos tem apenas os dispositivos com pelo menos 10 usuários ativos no mês passado. No total são aproximadamente 800 aparelhos, e ainda há classificação por quantidade de detecções. Contudo, a lista é provavelmente mais extensa, pois o malware estava dentro de pacotes de plataforma de chipset, os processadores, que são reutilizados para diversos aparelhos de marcas diferentes”, disse Vojtech Bocek, da Avast Software.

Como excluir o vírus?

O Google Play Protect já passou por uma atualização que impede aplicativos de serem alvo do Colisoon. Contudo, mesmo assim é difícil removê-lo do aparelho. Ainda que os desenvolvedores tenham sido contactados pelo Google, muitos deles não estão interessados em remover o malware.

Segundo a Avast, o aplicativo Avast Mobile Security, disponível para download na Google Play Store, consegue detectar e excluir o payload, mas não consegue desabilitar o próprio dropper. Logo, a empresa aconselha a desativação de aplicativos com os nomes Crash Service ou ImeMess manualmente da seguinte forma:

  1. Inicie uma varredura de sistema através do Play Protect. É possível utilizá-lo abrindo o aplicativo da Play Store e ativá-lo através das configurações, conforme imagem abaixo.
    Em seguida, abra as Configurações do smartphone e encontre na lista de aplicativos os nomes ImeMess, CrashService ou Terminal.
  2. Se encontrar alguma(s) da(s) citadas acima, desative-as.
  3. Como opcional faça o exame de segurança com o app Avast Mobile Security

Segundo especialistas, essa medida conseguiu evitar a (re)instalação do Colisoon e manteve o smartphone livre de ameaças.

Clique aqui para abrir o blog da Avast com mais informações e detalhes técnicos.

Fonte: Techcrunch e Avast

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Umidade: cuidados na cozinha e com alimentos

Publicado em 28 de maio de 2018, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Na estação chuvosa a umidade chega a 80% e combinada com o calor vem os fungos. Como manter a cozinha e os alimentos seguros.

Cozinha livre dos mofos e segurança dos alimentos na estação das chuvas (Pixabay)

Na estação das chuvas (tsuyu 梅雨) a combinação da umidade com o calor traz inconvenientes da formação de bolores. Saiba quais são os cuidados a tomar para manter a cozinha segura e os alimentos também. Inclusive com dicas para a marmita ou obentô.

Publicidade

Pia livre da umidade

Picas limpas, secas e livres dos fungos que causam bolor

A primeira coisa a fazer é manter a pia constantemente seca. Assim que lavar a louça, secá-la com pano seco. E, depois, secar toda a pia. Essa dica vale também para o banheiro e toalete.

Alguns fungos gostam muito do restinho de sabão e detergente. Por isso, depois de usar e secar a pia, borrife álcool e seque-a novamente. Assim, sua pia fica livre deles.

Para evitar o lodo na boca da pia, lave bem a peneira de resíduos. Pode usar bicarbonato de sódio (4 colheres de sopa) em 1 litro de água ou misturado ao detergente.

Depois seque tudo e coloque umas 3 bolinhas feitas de papel alumínio. Além de evitar a formação de bolor e lodo, ainda evita o mau cheiro. Esta dica é simples, mas preciosa.

3 bolinhas de alumínio na peneira da boca da pia de cozinha evitam lodo e mau cheio na pia

Umidade e mofo

Os armários da cozinha costumam acumular umidade, especialmente os sob a pia. Por isso, pelo menos 1 vez ao dia, com o exaustor ligado, ventile por cerca de 10 minutos.

Se por acaso encontrar um bolor, por menor que seja, retire-o imediatamente com um papel ou pano com álcool. Jamais use o aspirador de pó, pois ele pode ajudar a alastrar os fungos.

O uso do exaustor nessa época é imprescindível. Mesmo depois que desligar o fogão, convém mantê-lo ligado, pois ajuda muito no combate à umidade.

Uma vez ao mês, tudo o que está dentro da geladeira deve ser passado para uma caixa de isopor. Depois, limpa-se o interior com detergente e álcool. No período de calor, lembre-se de ajustar a temperatura para mais gelado.

Trio que ajuda manter tudo higienizado: pano de prato, álcool e bicarbonato de sódio

Alimentos

Nesse período é preciso redobrar os cuidados para não ter intoxicação alimentar. Os pontos a serem verificados são apenas 6. Confira.

  • Lave as mãos com frequência antes de cozinhar
  • Use panelas, tábua de carne e utensílios, principalmente a faca, bem limpos, higienizados com álcool
  • Lave os panos de prato e esponja com água sanitária todos os dias
  • Procure evitar pratos que fiquem aguados. Se for o caso acrescente amido de milho para engrossar o caldo
  • Evite deixar sobra de comida na estação das chuvas e no verão para reaproveitá-la no dia seguinte

Obentô

Se gosta de levar marmita, a recomendação é redobrar os cuidados para evitar intoxicação alimentar. Assim, poderá desfrutar do seu almoço com tranquilidade.

São dicas fáceis de implementar, mas garantem segurança. Veja se já faz isso todos os dias.

Acompanhantes da marmita: ice packs ou 保冷剤 em japonês

  • Depois de lavar bem a marmiteira ou a embalagem do obentô, seque uma vez, borrife álcool e seque bem de novo
  • Para montar a marmita ou obentô procure usar luvas, evitando as mãos nuas e uso de hashi
  • Na marmita coloque um umeboshi (梅干し) sobre o arroz. Ele tem efeito esterilizante. Outros são: mostarda, gengibre, wasabi e shiso
  • Logo depois que os alimentos esfriarem, cubra-os com filme ou com a tampa.
  • Use ice packs (保冷剤 horeizai em japonês) para manter o obentô livre dos fungos e levá-lo com segurança para o trabalho

Caso queira dicas dos dias de umidade para a casa em geral, toque aqui e abra outra matéria. Assim, seus dias de tsuyu ficarão mais tranquilos. Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos.

Fontes: IeLove, Suumo e OceansNadia 
Fotos: Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!