Carro esportivo manual é coisa do passado?

Publicado em 26 de maio de 2018, em Tecnologia

Embora o carro esportivo tenha se consagrado como um veículo manual, o primeiro automático surgiu na década de 50, mas começou a ter mais destaque recentemente.

&nbspCarro esportivo manual é coisa do passado?

Um carro esportivo manual, na imaginação de muitas pessoas, deve ser um veículo estiloso, com cores vibrantes, rodas vislumbrantes, interior impecável e claro, uma transmissão manual. Contudo, recentemente, os veículos fabricados são modelos com transmissão automática. Será que trocar de marcha é algo do passado?

Mesmo hoje em dia, a fama persistente do carro manual pode ser vista nos filmes da série “Velozes e Furiosos”, em desenhos animados e histórias em quadrinhos. Cenas emocionantes dos personagens trocando de marcha no momento certo para fazer curvas fechadas continuam sendo muito divertidas paras os espectadores.

&nbspCarro esportivo manual é coisa do passado?

Entretanto, por trás dessas cenas, as fabricantes internacionais estão aumentando a produção de modelos esportivos automáticos. Atualmente, muitos veículos não possuem nem a alavanca de câmbio, apenas botões e marcadores. Alguns exemplos são os veículos “NSX”, da Honda, e a Ferrari, que estão implementando cada vez mais a troca de marcha por botões.

Por que a Honda decidiu fabricar um carro esportivo automático?

O “NSX” é um dos mais clássicos carros esportivos da Honda, e muitos fãs e críticos consideram o maior representante da marca no quesito. Contudo, o modelo mais novo, que começou a ser vendido em 27 de fevereiro de 2017, possui apenas câmbio automático. Com a alavanca com apenas quatro opções (“P”, “R”, “N” e “D/M”) e um botão para a trava de estacionamento, o motorista consegue atingir altas velocidades.

&nbspCarro esportivo manual é coisa do passado?

Yu Tokumoto, do departamento de relações públicas da Honda, explicou sobre o assunto.

“O novo NSX é um supercarro esportivo com as tecnologias de ponta da Honda. Para concretizar a expectativa de alta potência, velocidade, resposta e performance de carros esportivos desse nível, decidimos aplicar sistemas de engrenagem elétricas, que eliminam o console central e alavanca de troca de marcha, e a transmissão de dupla embreagem “9 Soku DCT” em vez da manual após estudos para escolher o melhor pacote total do sistema.

&nbspCarro esportivo manual é coisa do passado?

Com isso, consolidamos alavancas em locais próximos ao motorista, o interruptor de acionamento em um botão deslocado para a diagonal, a marcha ré em um botão e muitas outras funções para combinar com as sensações humanas, além de concretizar uma usabilidade que torna capaz a direção cega.

&nbspCarro esportivo manual é coisa do passado?

Além disso, como é possível trocar a embreagem com o câmbio atrás do volante, o motorista conseguirá mover o câmbio para cima/baixo mesmo sem a alavanca de troca de marcha, o que mantém uma direção esportiva. Na verdade, o motorista consegue se concentrar na condução sem tirar as mãos do volante.

&nbspCarro esportivo manual é coisa do passado?
Alavanca instalada à dir. e à esq. do volante para facilitar a direção

A concretização desse pacote permite que o motorista aproveite uma nova sensação e experimentar plenamente uma performance altamente dinâmica.

O novo NSX consegue utilizar completamente as possibilidades que o carro possui com a troca automática de marchas controlada por computadores, ao invés de trocar a marcha manualmente. Além disso, a liberdade do layout  do carro é melhorada, e o espaço dentro do carro fica maior.

&nbspCarro esportivo manual é coisa do passado?

Conforme a evolução da tecnologia, os carros começam a se tornar acessíveis para o público geral. Além disso, com a tendência mundial da criação de carros autônomos, provavelmente o próprio conceito de “dirigir um carro” já esteja começando a ficar ultrapassado.

Fonte: Kuruma no News via Yahoo

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão