
Divulgada como saudável, governo do Japão alerta sobre os riscos da farinha de caroço de nêspera (ANN)
A nêspera, também conhecida como ameixa-amarela, é uma fruta amarela, com caroço. Do pé da nêspera tem se aproveitado das folhas, flores, frutas e até dos caroços. São tostados e depois moídos, para serem vendidos como farinha.
Essa farinha do caroço tem sido propagada como alimento saudável e rico, sendo usado em sobremesas e barrinhas de cereais. Ficou famosa por ser rica em fibras, minerais e vitaminas. É recomendada, inclusive, para crianças.
No Japão, também em alta entre os naturebas, 100 gramas da farinha custa cerca de 2,5 mil ienes.
Artigos relacionados

Do pé da nêspera se aproveitam folhas, floras, frutos e caroços (Pixabay)
Divulgada como excelente para a saúde
No entanto, o Ministério da Agricultura, Florestas e Piscicultura, alerta para não usar a farinha dos caroços de nêspera.
A alegação é que contém uma substância que faz mal ao organismo. Ela é tida como “eficaz contra o câncer e saudável”. Mas não é o que informa o ministério.
A amigdalina, também conhecida como vitamina B17, apesar de não ser vitamina, é composta de duas moléculas de açúcar. Uma delas é o benzaldeído e outra é o ácido cianídrico.

Efeitos maléficos para a saúde provocados pela farinha produzida com os caroços da nêspera (ANN)
Efeitos maléficos da farinha de caroço de nêspera
“A preocupação está nos efeitos adversos ao corpo”, explica o ministério, a respeito do ácido cianídrico. Quando ingerido em grande quantidade pode provocar dor de cabeça, tontura, desmaio, ânsia de vômito, dificuldade para respirar e, em casos extremos, pode levar à morte.
O ministério alerta para que o consumidor não seja conduzido pela divulgação de que a farinha da semente de nêspera ajuda a evitar doença como câncer.
O Instituto Nacional de Saúde e Nutrição divulgou que não há comprovação científica de que a amigdalina seja eficiente contra o câncer. Ao contrário, há relato de um paciente que ingeriu 3 gramas, entrou em coma e morreu, de acordo com informação no site do Instituto de Pesquisa de Câncer dos EUA.
Retirada das receitas com essa farinha
Com o alerta no começo do mês, a Rakuten Recipe tratou de retirar as receitas que contém essa farinha. Só manteve as que usam o caroço inteiro, como as em molho no mel e licores.
A outra que tomou a mesma medida foi o site gigante de receitas – CookPad – que removeu as sobremesas que usam esse ingrediente, mantendo somente as conservas e licores, como a Rakuten.
O alerta do ministério se estende para outros caroços como de pêssego, damasco e ameixa, que contêm a mesma substância.
Fontes: ANN e Sankei Fotos: ANN







