Robô intérprete de língua de sinais está em desenvolvimento no Japão

A tecnologia está sendo desenvolvida por 2 empresas japonesas como uma função adicional a um robô humanoide lançado no ano passado.

A tecnologia está sendo desenvolvida pela Sharp e a NTT Data como uma função adicional a um robô humanoide lançado no ano passado (NHK/reprodução)

Uma tecnologia com base em robô foi revelada no Japão para promover comunicação com deficientes auditivos, divulgou a NHK.

Publicidade

A tecnologia está sendo desenvolvida por duas empresas japonesas – a Sharp e a NTT Data – como uma função adicional a um robô humanoide que a Sharp lançou no ano passado.

Palavras em língua de sinais são exibidas na frente da câmera na testa do robô e sua inteligência artificial analisa e as compreende vocalmente. Quando uma pessoa fala com ele, o robô traduz as palavras para exibição na tela localizada em suas costas.

Essas funções ajudam pessoas que não conseguem usar a linguagem de sinais facilmente para se comunicar com os deficientes auditivos.

A Sharp e a NTT Data visam melhorar futuramente a tecnologia a partir do estágio atual de interpretação de palavras para tradução em sentença. Elas planejam colocá-la em uso até 2020, quando Tóquio sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas em 2020.

Kazumasa Taninaka da NTT Data espera que a tecnologia seja usada em várias aplicações públicas.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Casas em forma de cúpula atraem visitantes de todos os lugares

Publicado em 10 de novembro de 2017, em Conhecendo o Japão

Localizadas em um resort, essas acomodações são resistentes a terremotos. Famílias com crianças são as que mais frequentam o local.

As acomodações com desenhos coloridos são as preferidas de famílias com crianças (Aso Farm Land)

Situadas em um resort perto de um vulcão no sul do Japão, 450 casas em forma de cúpula, resistentes a terremotos e decoradas com flores e diversos desenhos, atraem visitantes nacionais e de toda a Ásia.

Publicidade

Uma dezena de pedaços de espuma de poliestireno, cada uma tão leve que dois adultos podem levantar, são coladas juntas para construir as casas.

Apesar dos materiais leves, as cúpulas ou domos resistiram aos terremotos mortais de 2016 na província de Kumamoto, onde o Aso está localizado, disse Masaya Konishi, gerente do resort Aso Farm Land.

“Essas cúpulas ficaram completamente ilesas”, disse Konishi à Reuters. “Nenhuma única vidraça se quebrou”.

Esses domos são resistentes a terremotos (Aso Farm Land)

Ventos e terremotos não danificam facilmente as casas porque elas não têm vigas que podem se quebrar, disse Konishi.

A Japan Dome House, empresa que fabrica as peças de poliestireno usadas nas estruturas, diz que após os terremotos de 2016 as vendas aumentaram.

O diretor do resort Aso Farm Land, Katsuyuki Kitagawa, projetou as cabines em formato de domo inspirado em seu trabalho na indústria de doce japonesa, disse Konishi.

Um dia, Kitagawa pensou que seria interessante colocar as pessoas dentro de um “manju” – tradicional doce japonês recheado com pasta de feijão vermelho – e decidiu fazer os quartos no formato do confeito.

O agradável resort em Kumamoto (Aso Farm Land)

O resultado colorido provou ser fascinante para os turistas que buscam férias excêntricas em família, principalmente as cúpulas adornadas dentro e fora com imagens do popular personagem Kumamon, o mascote da região de Kumamoto.

“Estávamos buscando por algo bem Japão e diferente que seria divertido”, disse uma turista de Singapura, que estava hospedada em uma casa domo com suas duas filhas e marido.

“Isso, com todas as decorações de Kumamon, simplesmente soou perfeito para nós”, disse a turista, enquanto uma de suas filhas pulava feliz em uma cama em frente à imagem do urso de bochechas vermelhas.

Para mais informações sobre o Aso Farm Land Resort, como preços de acomodações, atividades, localização, toque aqui (em inglês, mas também há a página em japonês).

Fonte: Agência Reuters

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!