Defeito no Wi-Fi em computadores e celulares pode causar danos graves

Defeito (vulnerabilidade) no padrão do Wi-Fi pode deixar computadores e smartphones suscetíveis a ataques de hackers.

Foi descoberto um defeito (ou uma vulnerabilidade) no padrão de LAN sem fio, o famoso Wi-Fi, em computadores. Esta tecnologia utiliza uma criptografação de conexão denominada WPA2, que possui uma falha de segurança. O fato foi divulgado por pesquisadores belgas na última semana.

Publicidade

Segundo os pesquisadores, a falha permite que hackers se infiltrem na conexão de autentificação por Wi-Fi entre dispositivos e vejam o conteúdo das informações trocadas, abrir sites ilegais e até infectar a máquina com vírus.

Este defeito encontrado se restringe à estrutura do Wi-Fi, mas pode influir na conexão à Internet sem fio de computadores e smartphones. Segundo a Agência de Promoção à Informação e Tecnologia (IPA) do Japão, ainda não foram relatados danos causados pela falha.

A IPA pede que os consumidores apliquem imediatamente os programas de correção fornecidos pelas empresas.

Windows e Apple

A Microsoft, que distribui o Windows, distribuiu um programa de correção em 10 deste mês e, caso o computador esteja programado a se atualizar automaticamente, o problema já foi resolvido.

A Apple anunciou que distribuiria o programa em algumas semanas. Segundo a empresa, quando o programa for distribuído, aparecerá uma mensagem na tela dos computadores e smartphones. A empresa pede que os usuários baixem-no assim que a mensagem foi emitida.

A Buffalo e I-O DATA, responsáveis pela venda de rooters de conexão à Internet, informaram que, assim que o programa esteja finalizado, será distribuído nacionalmente.

“É importante tomar as medidas corretas”, diz especialista

Shigeru Watabe, da Associação Nacional de Segurança do Smartphone, empresa especializada em tecnologias de conexão à Internet e outros, enfatizou a importância de instalar os programas distribuídos pelas empresas. “Caso esse defeito seja utilizado para fins maliciosos, há a possibilidade de muitos dados serem roubados. O Wi-Fi não é apenas utilizado em smartphones e computadores, mas também de dispositivos IoT como impressoras e câmeras, logo é importante aplicar os programas de correção distribuídos por essas fabricantes.”, disse Watabe.

“Para se aproveitar dessa falha é necessário um conhecimento extremamente alto na área e (o hacker) deve estar a poucos metros das ondas de rádio do Wi-Fi. Por mais que esse defeito foi encontrado, isso não muda o fato da altíssima segurança proporcionada pela criptografação do Wi-Fi. Logo não aconselho a troca para outros sistemas de baixa segurança”, completa.

Watabe disse que é importante as pessoas não se desesperarem porque as empresas já identificaram o erro e estão desenvolvendo os programas de correção.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda exibe moto que não cai e carro com sentimentos no TMS

Publicado em 21 de outubro de 2017, em Lançamentos

A motocicleta que não cai – Honda Riding Assist-e – será uma das atrações no Tokyo Motor Show, além do carro que tem sentimentos.

Motocicleta com tecnologia do equilíbrio evita queda e esforço para quem dirige (Honda, via Sankei)

A motocicleta Honda Riding Assist-e tem tecnologia para se manter em equilíbrio, independente de quem a pilota. O piloto nem precisa se esforçar para mantê-la de pé.

Publicidade

A montadora já tinha apresentado uma motocicleta com essa tecnologia na CES-Consumer Technology Association 2017, a maior feira do segmento tecnológico do mundo, em Las Vegas. Ela foi realizada em janeiro deste ano nos Estados Unidos.

A Honda, apresentará uma nova versão, mais compacta, no Tokyo Motor Show-TMS deste ano.

A motocicleta tem a tecnologia de controle de equilíbrio da Honda, através do desenvolvimento da pesquisa do robô humanoide ASIMO. A montadora explica que a própria máquina se mantém em equilíbrio enquanto roda a baixa velocidade, tanto quando ao reduzir a velocidade ou parar em engarrafamentos e faróis de trânsito. Assim, reduz a carga de peso sobre o condutor dela, para mantê-la de pé.

O mecanismo que transmite energia para a seção de acionamento tem um motor elétrico, com baixa carga para o ambiente. A empresa pretende proporcionar uma sociedade livre de carbono, ou seja, que não dependa de combustíveis derivados do petróleo ou gás, por exemplo.

Carro que tem sentimentos

Além dessa moto, apresentará o seu carro elétrico – Honda Sports EV Concept. Combinando tecnologias de veículo elétrico (EV) e Inteligência Artificial (AI), ele tem um “body” compacto.

Carro esportivo da Honda a ser apresentado no TMS deste ano (Honda, via Sankei)

“Desenvolvemos visando um modelo que permita que pessoas e o carro experimentem o sentimento de serem um só”, explica a montadora.

O Honda Urban EV Concept é um veículos elétrico, cheio de funcionalidades (Honda, via Sankei)

Outro veículo a ser apresentado e que promete chamar a atenção do público é o NeuV.  Ele tem tecnologia para permitir que saia da garagem – a maioria dos carros fica 96% do tempo parados – e que seu dono possa compartilhar o uso e obter alguma renda extra.

Esse carro, além de ser econômico e usar energia limpa, ainda consegue fazer a leitura do humor do motorista. Ele determina situações de estresse, através das expressões faciais e voz. Assim, ele “ajuda” o motorista a dirigir.

O NeuV é um carro elétrico, com várias tecnologias, e que faz leitura dos sentimentos do motorista e o ajuda a dirigir (Honda, via Sankei)

Fonte e fotos: Sankei News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!