Defeito no Wi-Fi em computadores e celulares pode causar danos graves

Publicado em 21 de outubro de 2017, em Tecnologia

Defeito (vulnerabilidade) no padrão do Wi-Fi pode deixar computadores e smartphones suscetíveis a ataques de hackers.

&nbspDefeito no Wi-Fi em computadores e celulares pode causar danos gravesFoi descoberto um defeito (ou uma vulnerabilidade) no padrão de LAN sem fio, o famoso Wi-Fi, em computadores. Esta tecnologia utiliza uma criptografação de conexão denominada WPA2, que possui uma falha de segurança. O fato foi divulgado por pesquisadores belgas na última semana.

Segundo os pesquisadores, a falha permite que hackers se infiltrem na conexão de autentificação por Wi-Fi entre dispositivos e vejam o conteúdo das informações trocadas, abrir sites ilegais e até infectar a máquina com vírus.

Este defeito encontrado se restringe à estrutura do Wi-Fi, mas pode influir na conexão à Internet sem fio de computadores e smartphones. Segundo a Agência de Promoção à Informação e Tecnologia (IPA) do Japão, ainda não foram relatados danos causados pela falha.

A IPA pede que os consumidores apliquem imediatamente os programas de correção fornecidos pelas empresas.

Windows e Apple

A Microsoft, que distribui o Windows, distribuiu um programa de correção em 10 deste mês e, caso o computador esteja programado a se atualizar automaticamente, o problema já foi resolvido.

A Apple anunciou que distribuiria o programa em algumas semanas. Segundo a empresa, quando o programa for distribuído, aparecerá uma mensagem na tela dos computadores e smartphones. A empresa pede que os usuários baixem-no assim que a mensagem foi emitida.

A Buffalo e I-O DATA, responsáveis pela venda de rooters de conexão à Internet, informaram que, assim que o programa esteja finalizado, será distribuído nacionalmente.

“É importante tomar as medidas corretas”, diz especialista

Shigeru Watabe, da Associação Nacional de Segurança do Smartphone, empresa especializada em tecnologias de conexão à Internet e outros, enfatizou a importância de instalar os programas distribuídos pelas empresas. “Caso esse defeito seja utilizado para fins maliciosos, há a possibilidade de muitos dados serem roubados. O Wi-Fi não é apenas utilizado em smartphones e computadores, mas também de dispositivos IoT como impressoras e câmeras, logo é importante aplicar os programas de correção distribuídos por essas fabricantes.”, disse Watabe.

“Para se aproveitar dessa falha é necessário um conhecimento extremamente alto na área e (o hacker) deve estar a poucos metros das ondas de rádio do Wi-Fi. Por mais que esse defeito foi encontrado, isso não muda o fato da altíssima segurança proporcionada pela criptografação do Wi-Fi. Logo não aconselho a troca para outros sistemas de baixa segurança”, completa.

Watabe disse que é importante as pessoas não se desesperarem porque as empresas já identificaram o erro e estão desenvolvendo os programas de correção.

Fonte: NHK News

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão by Fujiarte
Waysu - Empregos com segurança!