Pequeno e barato, novo satélite será fundamental para lidar com desastres naturais

Além de ser pequeno e de baixo custo, o satélite pode ser enviado ao espaço rapidamente, sendo visto como uma ferramenta fundamental para lidar com desastres naturais.

O modelo do ASNARO-2, o novo satélite de baixo custo (Asahi)

Um barato, porém efetivo satélite que pode ser enviado ao espaço rapidamente está sendo visto como uma nova ferramenta fundamental para lidar com desastres naturais.

Publicidade

O ASNARO-2 seria usado para monitorar a situação em terra, fornecendo informações inestimáveis às equipes de gerenciamento de desastres. O satélite compacto foi mostrado à mídia em uma instalação da NEC Corp. na cidade de Fuchu (Tóquio) no dia 9 de agosto.

“Queremos contribuir para melhorar a competitividade da indústria espacial do Japão”, disse um representante da NEC.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria e a gigante de eletrônicos NEC juntaram forças para desenvolver o ASNARO-2 (Satélite Avançado com Novo Sistema de Arquitetura para Observação). O principal componente do satélite tem somente 3.5m de comprimento e pesa cerca de 540kg.

Sua característica principal, o Radar de Abertura Sintética (SAR- Synthetic Aperture Radar) pode mapear o terreno ao bombardear a superfície do planeta com ondas de rádio para criar imagens digitais.

O SAR permite ao ASNARO-2 registrar imagens das condições da superfície, como atividade vulcânica e deslizamentos à noite ou em áreas com baixa visibilidade por conta de cobertura de nuvens.

Espera-se também que o satélite seja usado para exploração de recursos, assim como a navegação segura de navios.

O ministério forneceu 16 bilhões de ienes ($144 milhões) como subsídio para criar o ASNARO-2, vendo seu desenvolvimento como um “candidato” da indústria para ser exportado às economias emergentes.

O ASNARO-2 poderá ser lançado até o final deste ano.

Fonte e imagem: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cachoeiras iluminadas são atrações em Mie

Publicado em 12 de agosto de 2017, em Artigos de Turismo

Que tal passar um momento relax e romântico apreciando as cachoeiras iluminadas? Especial para o feriado de Obon.

Cachoeiras iluminadas refrescam o corpo do calor e aquecem o coração (divulgação)

As 48 cachoeiras de Akame (赤目四十八滝) são uma das belas atrações turísticas da província de Mie. O nome vem da lenda de que mais de 1.300 anos atrás, um homem santo e lendário chamado En no Gyoja era ativo. O nome Akame (literalmente olhos vermelhos) vem da história que ele conheceu Fudo Myoo (Deus do Fogo), o qual montava um boi de olhos vermelhos. Essa lenda explica que 48 significa a representação de “muitos”.

Publicidade

Assim, esse local acabou se tornando um ponto místico e atraente. Na área tem um bosque chamado Ninja no Mori e outros lugares para fazer ecoturismo. Vale a pena fazer uma visita com calma.

Cachoeiras iluminadas

Neste feriado de Obon, para quem ainda não tem nada programado, a sugestão é fazer um passeio barato, lindo e relaxante. Aos que residem nas províncias vizinhas de Aichi, Nara, Shiga, Quioto e Osaka, também vale como recomendação.

Além de se banhar de íons negativos, os quais promovem relaxamento, a iluminação nas cachoeiras traz um ar mágico. Para chegar até elas, fileiras de velas dentro dos bambus proporcionam uma claridade suave, tornando o clima romântico.

A noite de verão se torna refrescante para a alma e o coração e se aquece com a alternância das cores.

À esq. a Fudotaki, que representa uma deiade, e à dir. a Reijadaki que recebe iluminação (divulgação)

Cachoeiras cheias de lendas

A que recebe iluminação é a Reijadaki (霊蛇滝). A cachoeira tem cerca de 6 metros de altura e 3 de largura. Cai sobre uma bacia com 7 metros de profundidade. O nome dessa cachoeira foi dado por que a lenda conta que uma cobra branca subia pela rocha e de vez em quando mostrava sua cara pela água corrente.

Outra que pode ser apreciada nas noites de iluminação especial é a Fudodaki (不動滝), com 15 metros de altura e 7 de largura. O nome foi em homenagem a Fudo Myoo é Acalanata, uma deiade do budismo, conhecido como o Senhor Inabalável da Sabedoria. Ele ensina o autocontrole e no Japão é a deiade protetora das artes marciais.

Os visitantes costumam unir as mãos em oração diante da cachoeira Fudo, vista da ponte. Ela é considerada espetacular para o povo nipônico.

Info sobre as cachoeiras

  • Período da iluminação: 11 a 15 de agosto (caso chova, a atividade é interrompida)
  • Horário: 19 às 21h00
  • Local: Praça da Reijadaki (霊蛇滝)
  • Ingressos: ¥400 para adultos e ¥200 para crianças acima da idade escolar. Abaixo dos 6 anos a entrada é gratuita. Também é gratuita a entrada para o residente em Nabari. Por isso, levar documento que comprove a moradia
  • Estacionamento: sim, para os visitantes da iluminação é gratuito
  • Endereço: Mie-ken Nabari-shi Akame-cho Nagasaka (clique no mapa para abri-lo)

Fonte e fotos: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!