Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pequeno e barato, novo satélite será fundamental para lidar com desastres naturais

| Tecnologia

Além de ser pequeno e de baixo custo, o satélite pode ser enviado ao espaço rapidamente, sendo visto como uma ferramenta fundamental para lidar com desastres naturais.

Unigran Japan 2026
satelite

O modelo do ASNARO-2, o novo satélite de baixo custo (Asahi)

Um barato, porém efetivo satélite que pode ser enviado ao espaço rapidamente está sendo visto como uma nova ferramenta fundamental para lidar com desastres naturais.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O ASNARO-2 seria usado para monitorar a situação em terra, fornecendo informações inestimáveis às equipes de gerenciamento de desastres. O satélite compacto foi mostrado à mídia em uma instalação da NEC Corp. na cidade de Fuchu (Tóquio) no dia 9 de agosto.

“Queremos contribuir para melhorar a competitividade da indústria espacial do Japão”, disse um representante da NEC.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria e a gigante de eletrônicos NEC juntaram forças para desenvolver o ASNARO-2 (Satélite Avançado com Novo Sistema de Arquitetura para Observação). O principal componente do satélite tem somente 3.5m de comprimento e pesa cerca de 540kg.

Sua característica principal, o Radar de Abertura Sintética (SAR- Synthetic Aperture Radar) pode mapear o terreno ao bombardear a superfície do planeta com ondas de rádio para criar imagens digitais.

O SAR permite ao ASNARO-2 registrar imagens das condições da superfície, como atividade vulcânica e deslizamentos à noite ou em áreas com baixa visibilidade por conta de cobertura de nuvens.

Espera-se também que o satélite seja usado para exploração de recursos, assim como a navegação segura de navios.

O ministério forneceu 16 bilhões de ienes ($144 milhões) como subsídio para criar o ASNARO-2, vendo seu desenvolvimento como um “candidato” da indústria para ser exportado às economias emergentes.

O ASNARO-2 poderá ser lançado até o final deste ano.

Fonte e imagem: Asahi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo