Japão desenvolve robô em formato de cobra para ajudar em operações de busca e resgate

Robô em formato de cobra ajudará em operações de busca e resgate no Japão. Veja mais.

Pesquisadores demonstram como um robô-cobra pode passar por obstáculos na Universidade Tohoku em Sendai (Kyodo)

Uma equipe de pesquisa disse que desenvolveu um robô em formato de cobra que pode passar por cima de destroços e entulhos ao lançar um jato de ar para erguer sua extremidade dianteira do chão.

Publicidade

Esse é o primeiro robô em formato de cobra no mundo que pode se mover com sua extremidade dianteira afastada do solo, de acordo com a equipe, que inclui membros da Universidade de Tohoku, em Sendai (Miyagi).

A região Tohoku foi devastada pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

O robô vai fornecer recursos importantes durante as operações de busca de resgate, visto que ele pode entrar em construções que desmoronaram e procurar por pessoas que estão presas nos escombros com uma câmera instalada em sua extremidade frontal, segundo a equipe de pesquisa.

Após trabalhar para melhorar a durabilidade, a equipe planeja colocar o robô em uso prático em 3 anos.

Com 8 metros de comprimento e 3kg o robô feito de plástico é coberto com pequenas cerdas que vibram, permitindo a ele se movimentar para frente a um ritmo de 10 centímetros por segundo.

O robô já estava em uso em uma pesquisa realizada em Fukushima Daiichi, o local do desastre nuclear de 2011. Contudo, alguns problemas que ocorreram foram ficar preso em obstáculos e ter as imagens de sua câmera obstruídas. Melhorias foram realizadas pela equipe.

Com a cabeça do robô se movimentando como a de uma cobra, as avaliações da situação pela câmera se tornaram muito mais fáceis e as mudanças de direção muito mais rápidas, de acordo com os pesquisadores.

Fonte e imagem: Jiji, Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Níveis de radiação acima limite de segurança em escolas de Chiba

Publicado em 14 de junho de 2017, em Sociedade

Níveis de radiação acima do limite de segurança foram detectados em escolas de Chiba. Saiba mais.

Níveis de radiação que excedem o limite de segurança foram detectados em terrenos de 5 escolas em Chiba (NHK)

Níveis de radiação que excedem o limite de segurança de 0.23 microsieverts por hora estabelecido pelo governo foram detectados nos terrenos de 5 escolas na cidade de Kashiwa (Chiba), informou o Conselho da Educação da província na segunda-feira (12).

Publicidade

Entre o final de abril e meados de maio, funcionários do conselho detectaram níveis de radiação de até 0.72 microsieverts por hora em certas áreas das escolas, incluindo a Kashiwa High School e a Kashiwa Chuo High School.

As áreas afetadas, como o solo perto da piscina de uma escola e calhas de drenagem, não são frequentadas pelos alunos, mas o conselho fechou esses locais e vai realizar o processo de descontaminação brevemente.

Kashiwa foi uma das áreas mais duramente atingidas pelo desastre nuclear de 2011 em Fukushima Daiichi, de propriedade da Tokyo Electric Power Co. Holdings.

De acordo com a NHK, o conselho educacional vinha fazendo a verificação do solo nas instalações da escola em Kashiwa após os níveis de radiação além do limite estabelecido terem sido detectados em arbustos.

O conselho anunciará os resultados dos testes de radiação em outras escolas na província no final de julho.

Fonte: Japan Times
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!