Cientistas inventam tatuagem que monitora as condições de saúde

Conheça a tatuagem que muda de cor de acordo com as condições de saúde do paciente. Veja mais.

O aumento da conscientização da saúde e dietas, avanço das tecnologias de dispositivos médicos, propagação do uso de smartphones e outros reuniram uma grande expectativa em dispositivos “wearable” (vestíveis), principalmente nas áreas de saúde e fitness.

Publicidade

Atualmente, existem muitos dispositivos em formatos de pulseiras e outros acessórios que registram automaticamente a frequência cardíaca, número de passos, pressão arterial, calorias gastas e outros.

A grande vantagem desses aparelhos é justamente poder calcular quantitativamente as condições de saúde. A escala do mercado desse tipo de tecnologia atualmente é de US$53.1 bilhões em todo o mundo (aproximadamente ¥589,5 bilhões), e tem uma taxa de crescimento anual equivalente a 18%. Estima-se que esse número duplique até 2021 (dados do Markets and Markets).

Tatuagem que muda de cor de acordo com as mudanças do líquido intersticial

O Instituto Tecnológico de Massachussetts (MIT) e a faculdade de medicina da Universidade de Harvard, no projeto de pesquisa conjunta “Dermal Abyss”, obtiveram sucesso na experimentação do “wearable supremo”, que reúne os estudos mais recentes de biotecnologia e as técnicas de tatuagens.

O projeto desenvolveu um sistema que utiliza de tatuagem profissional para introduzir sensores biológicos que mudam de cor conforme as mudanças do líquido intersticial, que preenche o espaço entre as células e os vasos sanguíneos, e transforma essa mudança de cores em barômetros das condições de saúde.

Este projeto visa o estudo de alguns tipos de sensores biológicos: sensores de pH, os quais mudam do roxo para o rosa, sensores de glicose no sangue, que mudam do azul para o marrom, sensores de valores de sódio, que mudam a intensidade da fluorescência e outros.

Um ótimo tratamento para diabéticos

Por exemplo, convencionalmente, quando pacientes com diabetes vão medir a glicose no sangue, precisava-se coletar o sangue do paciente para a análise. Contudo, é possível saber claramente esse nível apenas ao observar a tatuagem e decidir a administração da quantidade necessária de insulina.

Da mesma maneira, será possível determinar casos de desidratação em níveis iniciais a partir da intensidade da fluorescência, e descobrir as condições de saúde gerais dependendo da mudança das cores dos valores do pH.

Ainda não há planos de testes extraordinários e da comercialização do “Dermal Abyss” no momento atual, mas todo o estudo foi catalogado, mas servirá de base para estudos futuros em todo o mundo.

Fonte: Newsweek Japan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Espetáculo das águas em famosa barragem de Toyama atrai grande número de visitantes

Publicado em 28 de junho de 2017, em Conhecendo o Japão

Todos os anos essa atração na província de Toyama atrai milhares de visitantes. Confira!

Visitantes do Japão e do exterior podiam ser vistos na plataforma de observação e no terraço (Yomiuri)

Pessoas de todo o Japão estão seguindo em direção à barragem mais alta do Japão para assistir ao espetáculos das águas jorradas por ela.

Publicidade

Todos os anos, uma empresa de energia elétrica libera água do Kurobe Dam, na cidade de Tateyama (Toyama), no período de junho a outubro para grande apreciação dos visitantes. A estrutura de 186 metros de altura foi construída em 1963 para geração de energia e outros propósitos.

Segundo a operadora, na segunda-feira (26), a água estava jorrando da barragem a uma proporção de 15 toneladas por segundo.

Visitantes do Japão e do exterior podiam ser vistos na plataforma de observação e no terraço. Eles tiraram fotos da imensa cascata de água, de um arco-íris e da barragem contra o fundo do Monte Tateyama coberto de neve nos Alpes do Norte.

A exibição segue até o dia 15 de outubro.

Para mais informações: Kurobe Dam (em japonês)

Confira um vídeo:

Fonte e imagem: Yomiuri
Vídeo: YouTube/黒部ダム(展望台編)|関西電力

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!