Hospitais no Japão testam sistema de tradução automática em consultas

Esforços estão sendo realizados para auxiliar (visitantes) estrangeiros que passam por instituições médicas no país. Saiba mais.

Esforços estão sendo realizados para auxiliar (turistas) estrangeiros que passam por instituições médicas no país (imagem ilustrativa)

A partir deste ano fiscal, cerca de 20 hospitais em todo o país começaram a testar um sistema de tradução automática usado exclusivamente em contextos médicos, como parte dos esforços em ajudar (turistas) estrangeiros que passam por instituições médicas no país, divulgou a reportagem do Yomiuri.

Publicidade

O teste será conduzido em instalações médicas incluindo a Universidade do Hospital de Tóquio, o Hospital Memorial Mitsui, também na capital, e o Centro Médico Geral de Rinku, em Osaka, com esperanças de colocar o sistema em uso prático em algum momento antes da abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, quando um grande número de visitantes do exterior é esperado.

Tablet que traduz a comunicação falada entre pacientes e médicos (imagem: Yomiuri)

A Universidade do Hospital de Tóquio, o Instituto Nacional de Informação e Comunicações de Tecnologia e a Fujitsu Ltd desenvolveram em conjunto um tablet que traduz a comunicação falada entre pacientes e médicos, do japonês para o inglês ou chinês, ou vice-versa.

Cerca de 1 milhão de exemplos de tradução de conversas relacionadas a viagens, assim como 200.000 exemplos de contextos médicos estão registrados em um servidor em um hospital que está conectado ao tablet. A inteligência artificial (IA) selecionará os exemplos mais apropriados a partir dos dados.

Um teste foi conduzido no ano fiscal passado em 6 hospitais nas províncias de Tóquio e Osaka usando um sistema de tradução do japonês para o inglês. Neste ano fiscal, o sistema será testado em 20 hospitais nas províncias de Aichi, Kagoshima e outras.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo governo em 2013 cobrindo 766 hospitais a nível nacional, somente 35% disseram que estavam preparados para fornecer intérpretes para pacientes estrangeiros, incluindo serviços do tipo oferecidos por telefone.

Fonte: Yomiuri
Imagem: Yomiuri, Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Museu Memorial da Paz de Hiroshima recebe número recorde de visitantes

Publicado em 6 de abril de 2017, em Sociedade

O museu citou que o número de visitantes estrangeiros aumenta de ano a ano. Saiba mais.

O número de visitantes aumentou após Barack Obama ter visitado a cidade em maio passado (imagem: Redação Portal Mie)

O Museu Memorial da Paz de Hiroshima atraiu um recorde de 1.74 milhão de visitantes no ano fiscal que terminou em março passado, aparentemente estimulados pela visita em maio passado do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na cidade.

Publicidade

O número de visitantes também pode ter aumentado devido ao popular filme animado “In This Corner of the World” (Kono Sekai no Katasumi ni) o qual retratou Hiroshima e a cidade vizinha de Kure antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

Restos de triciclo e capacete após o calor gerado pela explosão da bomba (imagem: Redação Portal Mie)

O diretor do museu, Kenji Shiga, disse em uma conferência de imprensa na segunda-feira (3) que o número de visitantes estrangeiros atingiu uma alta recorde pelo 4º ano consecutivo.

O museu espera atingir a marca de 70 milhões de visitantes neste próximo verão, desde sua inauguração em 1955.

Fonte: Japan Times
Imagens: Portal Mie

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!