Novo nome de era do Japão é anunciado

Nesta segunda- feira, 1º de abril, o nome da nova era do Japão foi anunciado e terá início em maio quando o príncipe Naruhito ascender ao trono.

O porta-voz do governo japonês Yoshihide Suga anunciou o novo nome de era do Japão, Reiwa (NHK)

O governo anunciou às 11h40 desta segunda-feira (1º) o novo nome de era do Japão, Reiwa (令和), que terá início em 1º de maio quando o príncipe Naruhito ascender ao trono para suceder seu pai, o imperador Akihito.

Publicidade

O nome é composto de dois caracteres chineses, ou kanji. O primeiro “rei”, tem significados que incluem bom ou belo, assim como ordem ou regra. Os significados do segundo caractere, “wa”, incluem harmonia, paz e estilo japonês.

O secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, anunciou que o nome vem da Manyoshu, a mais antiga antologia da poesia japonesa.

A revelação do novo nome de era, o 248º do tipo, é uma questão de grande interesse público no Japão, visto que ele é amplamente usado em calendários, jornais e documentos oficiais, além de certificados, incluindo as carteiras de habilitação.

No Japão moderno, um “gengo” ou novo nome de era é usado para o período do reinado de um imperador.

O primeiro nome de era no país foi Taika, o qual iniciou em 645.

A atual Heisei, que significa “alcançando paz”, começou em 8 de janeiro de 1989, um dia depois do imperador Showa ter falecido. A Heisei se encerrará em 30 de abril, quando o imperador Akihito abdicar, o primeiro monarca japonês a fazer isso em cerca de 200 anos.

O Japão é o único país no mundo que atualmente adota um sistema de nome de era, o qual tem suas raízes na China, embora o calendário Gregoriano seja comumente usado.

Algumas pessoas afirmam que o uso dos dois estilos é complicado, mas outros apoiam o sistema gengo porque ele evoca uma imagem de certos eventos históricos e representa a atmosfera de cada período. Por exemplo, a revolução política de 1868 no Japão é chamada de Restauração Meiji.

Os nomes de era no Japão moderno são Meiji (1868-1912), Taisho (1912-1926) e Showa (1926-1989), seguido pela Heisei. Nomes de era passados com fontes identificáveis foram todos tirados de clássicos chineses.

O imperador Akihito abdicará ao trono em 30 de abril (banco de imagens)

O imperador Akihito, de 85 anos, manifestou sua vontade de abdicar em uma rara mensagem em vídeo transmitida em 2016, citando preocupação de que não poderia ser capaz de cumprir suas tarefas oficiais devido a sua idade avançada. No ano seguinte, o parlamento do Japão aprovou uma lei permitindo sua abdicação.

Inicialmente o governo considerou decidir e tornar público o novo gengo até o fim de 2018 tendo em vista o impacto que a alteração de nome terá na vida das pessoas.

Entretanto, alguns oficiais do governo e legisladores conservadores no dominante Partido Liberal Democrático manifestaram preocupações de que anunciar o nome da nova era bem antes de seu início poderia levar a uma autoridade dupla do antigo e do novo imperador.

Como resultado, o governo decidiu revelá-lo em 1º de abril, dizendo que um período de preparação de um mês é suficiente para escritórios do governo e empresas privadas atualizarem seus sistemas de calendário gengo e evitarem possível confusão entre o público.

O príncipe herdeiro Naruhito ascenderá ao trono em 1 de maio (Wikimedia/flickr.com – 19/03/2018 Sessão de Abertura do VIII Fórum Mundial da Água)

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Engavetamento com 20 veículos na via expressa em Fukui

Publicado em 1 de abril de 2019, em Acidentes

Ocorreu um acidente envolvendo 20 veículos na via expressa Hokuriku, com 16 encaminhados para o hospital. Saiba a causa.

Situação logo depois do acidente envolvendo 20 veículos (Fukui Shimbun)

Por volta das 16h30 de domingo (31) ocorreu um engavetamento envolvendo 20 veículos. Foi na saída do túnel Yanagise, na via expressa Hokuriku, na altura de Tsuruga (Fukui).

Publicidade

O veículo teria derrapado logo na saída batendo contra o guard rail. Em seguida o que vinha atrás se chocou contra esse, tentando desviar e, assim, desencadeou o engavetamento.

Por conta desse acidente 16 pessoas foram encaminhadas para o hospital, sendo que 11 tiveram lesões leves e 5 não estavam feridas.

De acordo com informações da polícia rodoviária o trecho entre as IC de Kinomoto a Tsurugu ficou interrompido para o tráfego até 21h40.

A polícia informou que o acidente ocorreu devido ao deslizamento por conta da neve acumulada na pista. A Nexco informou que nesse trecho havia aviso para o uso obrigatório de correntes nos pneus por causa da neve na primavera.

Fontes: JNN e Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!