Ré brasileira Kate Yuri, em julgamento, é diagnosticada com PID

A ré brasileira Kate Yuri Oishi, em julgamento pelo assassinato da enfermeira japonesa foi diagnosticada com PID. Teria agido por comando de outra personalidade.

Tribunal de Osaka, onde se realizou a quinta audiência (Kansai TV)

Na quinta audiência, na segunda-feira (4), do julgamento da ré brasileira Kate Yuri Oishi, 34 anos, acusada do assassinato e roubo da ex-colega de escola, enfermeira Rika Okada, 29, japonesa de Osaka, soube-se do diagnóstico do psiquiatra.

Publicidade

No Tribunal de Osaka, o psiquiatra que fez a avaliação da brasileira, deu testemunho. “Sob influência da PID-perturbação de identidade dissociativa, foi dominada pela outra personalidade”, teria explicado, justificando a ação criminal da ré.

Há 5 anos foi até o apartamento da ex-colega de escola, a enfermeira em Osaka, onde a matou, roubou documentos e cartões de crédito e omitiu o corpo. Apesar de assumir a culpa do crime Kate afirma que não tem memória sobre ele.

“A personalidade original da ré Kate é tranquila, mas outra é ousada e cruel. Foi essa que a dominou para o crime”, explicou.

“Houve hesitação por várias vezes por causa da personalidade original, mas não conseguiu conter o crime”, adicionou.

Kate à esq. e a enfermeira Rika, à dir., durante jantar (Kansai TV)

Apesar do advogado admitir o conteúdo da acusação, argumentou que a capacidade de controlar o comportamento da outra personalidade tinha diminuído durante a ação criminosa.

Por conta desse diagnóstico estabeleceu-se um impasse entre defesa e promotoria sobre o grau de responsabilidade criminal da ré.

Em geral, pacientes com PID não têm memória das ações quando da manifestação da outra personalidade. Mas no caso de Kate, é diferente, pois ela consegue trazer essas memórias, portanto, foi diagnosticada com PID considerado leve.

O que é PID

PID-perturbação de identidade dissociativa ou transtorno dissociativo de identidade é um dos transtornos psiquiátricos, o qual era chamado anteriormente de perturbação de personalidade múltipla.  

Kate Yuri com sua amiga chinesa, quando fugiu do Japão (Kansai TV)

A explicação sobre esse transtorno foi obtida do site Médico Responde.

Os sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de duas ou mais personalidades distintas, que muitas vezes não têm conhecimento uma da outra. Pessoas com transtorno de personalidade múltipla têm, em média, de 10 a 15 personalidades. No quadro de sintomas ainda têm alucinações, perdas de memória e dificuldade de concentração.

Um dos sinais mais frequentes do transtorno dissociativo de identidade é a perda de memória por períodos indefinidos de tempo. Isso acontece porque quando uma personalidade está no controle, a outra não processa o que está acontecendo e quando ganha consciência não se lembra do que aconteceu.

Contudo, em alguns casos a amnésia não ocorre e as personalidades podem ter conhecimento uma da outra. Nesses casos, a pessoa pode dividir as memórias entre as diferentes identidades, mas quando uma personalidade está no controle do corpo, as outras não influenciam os comportamentos.

Pessoas com transtorno dissociativo de identidade podem ainda ter outros transtornos psicológicos decorrentes da personalidade múltipla, como depressão, ataques de pânico, psicoses, tendências suicidas, fobias, entre outros.

Não se pode confundir com outra doença psiquiátrica, a esquizofrenia, com sintomas diferentes.

Fontes: Sankei, Kansai TV e Médico Responde

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Grupo japonês de samba participa de carnaval no Rio

Publicado em 5 de março de 2019, em Brasil

O Quer Swingar Vem Pra Ca estava entre os 500 grupos que participaram oficialmente no domingo (3), e o único do Japão.

O grupo japonês Quer Swingar Vem Pra Ca é liderado pelo percussionista Mashu Miyazawa (NHK)

Um grupo de samba de Tóquio participou do carnaval anual no Rio de Janeiro.

Publicidade

O Quer Swingar Vem Pra Ca estava entre os 500 grupos que participaram oficialmente no domingo (3), e o único do Japão.

O grupo formado por 16 pessoas é liderado pelo percussionista Mashu Miyazawa, que estudou música na cidade brasileira.

Os membros do grupo praticaram para o evento do ano. No domingo, residentes locais, incluindo vários descendentes de japoneses, se juntaram a eles nas ruas.

Quatorze escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilaram nos dias 3 e 4 de março de 2019 na Marquês de Sapucaí.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!