Aumento dos casos de anisaquíase no Japão

Houve aumento de quase o dobro de pacientes com anisaquíase em 2018, informou o governo. Saiba como se prevenir.

Sashimi de bonito ou katsuo em japonês (Flickr)

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão em 2018 o número de pacientes com anisaquíase subiu para 478, de 468 casos. Esses números mostram que houve um aumento do dobro em relação a 2017, cujo número de pacientes foi de 230 pessoas.

Publicidade

Entre todos os casos de intoxicação alimentar subiu para a primeira posição, deixando a provocada pela Campylobacter dos frangos em segunda.

Até 2017 os relatos indicavam que tiveram anisaquíase depois de comerem sashimi de cavala, saura ou lula. Mas, no ano passado o maior número foi por causa da ingestão de bonito (鰹, lê-se katsuo) cru.

“A variação da temperatura das águas marinhas pode ter influenciado na infestação da larva Anisakis nos peixes como o bonito”, avaliou o ministério.

O que é e como evitar

Anisakis é pequena e bem estreita (Asahi)

A anisaquíase é uma doença parasitária provocada pela larva Anisakis. Ela infecta o estômago e o intestino causando dor intensa na região abdominal, náuseas e vômito, além da febre. Pode levar a pessoa à morte.

Essa larva pode estar presente nos peixes crus como sardinhas e cavalas, além dos mariscos. Por isso, antes de preparar o sashimi é preciso ter cuidado.

A larva Anisakis não morre mesmo deixando os peixes crus de molho no sal ou vinagre. As únicas formas de eliminá-las são congelando a uma temperatura inferior a -20ºC por mais de 24 horas ou preparar os pescados com aquecimento superior a 70ºC.

O governo recomenda também evitar a ingestão de peixes crus fora de casa, pois não se sabe se cumpriram esses procedimentos.

Porém, ao sentir os sintomas depois de comer peixes ou mariscos crus, deve procurar um médico imediatamente. Só o médico pode detectar o parasita e recomendar um tratamento à base de vermífugo ou removê-lo com procedimentos específicos.

Como é muito fino, é quase que imperceptível a olho nu.

Fonte: Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Presidente do comitê olímpico japonês terá que renunciar

Publicado em 15 de março de 2019, em Sociedade

É provável que o Tsunekazu Takeda tenha que renunciar sem cumprir um outro mandato enquanto as autoridades francesas o investigam em conexão com alegações de corrupção.

O atual presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda (NHK)

Segundo divulgou a NHK, o presidente do Comitê Olímpico Japonês – JOC na sigla em inglês –  provavelmente terá que renunciar sem cumprir um outro mandato enquanto as autoridades francesas o investigam em conexão com alegações de corrupção.

Publicidade

O JOC deve escolher seu novo presidente em uma votação interna bienal que será realizada em junho.

Inicialmente foi considerado que o atual presidente, Tsunekazu Takeda, provavelmente seria reeleito. Contudo, altos funcionários e outros próximos ao assunto agora dizem que as chances de um outro mandato são poucas. Alguns dizem que Takeda deverá decidir por ele mesmo se vai renunciar.

Takeda é suspeito de envolvimento em suposto suborno sobre a vitória da candidatura japonesa para sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020.

Promotores franceses disseram no início deste ano que um juiz de investigação está analisando se levará Takeda a julgamento.

Takeda insistiu constantemente sua inocência, mas fugiu de suas responsabilidades durante uma coletiva de imprensa em janeiro ao não aceitar perguntas de repórteres. Desde então ele cancelou suas viagens de negócios no exterior e esteve ausente de reuniões internacionais.

A NHK também soube que o Comitê Olímpico Internacional tem grandes preocupações sobre o possível impacto que uma acusação oficial contra Takeda teria sobre os Jogos de Tóquio.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!