Visita do Papa Francisco a Hiroshima e Nagasaki pode acontecer em 2019

Se o plano for realizado, Francisco se tornará o primeiro papa a viajar ao Japão desde a visita de João Paulo II em 1981.

Embora a população católica no Japão seja pequena, o país tem uma história com a Igreja Católica que se estende por séculos (imagem do papa no Vaticano/ banco de imagens PM)

O Papa Francisco demonstrou seu desejo de visitar o Japão no fim do próximo ano, incluindo as cidades de Hiroshima e Nagasaki que foram atingidas pela bomba atômica, disse um cardeal japonês na segunda-feira (17).

Publicidade

Se o plano for realizado, Francisco se tornará o primeiro papa a viajar ao Japão desde a visita de João Paulo II em 1981, o qual passou pelas duas cidades.

O cardeal Manyo Maeda, que se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano na segunda-feira, disse que o papa durante sua visita deve oferecer orações para as vítimas do bombardeio atômico dos EUA sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945 na 2ª Guerra Mundial.

O primeiro-ministro Shinzo Abe pediu ao papa que visitasse o Japão quando eles conversaram no Vaticano em 2014.

Em setembro passado, o Papa Francisco demonstrou seu desejo de visitar o Japão no ano que vem quando ele se encontrou com uma comissão de um grupo privado da província de Miyazaki.

Os prefeitos das cidades de Hiroshima e de Nagasaki, assim como o governador da província de Hiroshima, também pediram ao papa que visitasse o Japão quando eles participaram de audiências públicas semanais do pontífice.

Vaticano, Itália (PM)

O papa respondeu ao enviar cartas em que ele prometeu oferecer preces aos cidadãos das duas cidades, de acordo com governo locais. As cartas, datadas de maio, não mencionam uma possível visita.

Maeda, nascido nas Ilhas Goto e cuja mãe sobreviveu ao bombardeio de Nagasaki, se tornou cardeal do Japão em junho. Ele é o sexto cardeal japonês e segue seu antecessor Fumio Hamao, falecido em 2007.

Embora a população católica no Japão seja pequena, de 400.000, o país tem uma história com a Igreja Católica que se estende por séculos, desde 1549, quando o jesuíta Francisco Xavier chegou ao sudoeste do arquipélago.

No verão passado, dezenas de locais nas províncias de Nagasaki e Kumamoto, as quais são ligadas aos cristãos perseguidos, foram adicionados à lista de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiros levam Nitto Denko para o tribunal, em Mie

Publicado em 18 de dezembro de 2018, em Sociedade

Os 57 trabalhadores brasileiros contratados pela Nitto Denko reivindicam equiparação salarial com os colegas japoneses.

Nitto Denko, planta de Kameyama (Gov. Mie)

A imprensa japonesa noticiou na segunda-feira (17) que 57 trabalhadores brasileiros da Nitto Denko, planta de Kameyama (Mie), levaram a empresa para o tribunal.

Publicidade

O motivo foi a disparidade salarial entre os funcionários japoneses e brasileiros. O grupo pede o pagamento dessa diferença, total de cerca de 125 milhões de ienes.

Quem instalou o processo contra a Nitto Denko foi um brasileiro que trabalha como junshain (準社員) na produção de materiais semicondutores. Mais 56, na faixa dos 20 aos 50 anos, de ambos os sexos, alocados como yuuki koyo keiyaku shain (有期雇用契約社員) ou contratados a termo, se juntaram a ele. Os contratados a termo têm renovação contratual realizada a cada 6 meses.

De acordo com o recurso, desde janeiro de 2010, todos realizam os mesmos trabalhos que os funcionários japoneses regulares, chamados de seishain (正社員). No entanto, além da diferença salarial, os subsídios para locomoção e abono de família não foram pagos. E também há uma disparidade na aquisição das férias a que têm direito.

Um dos demandantes, Milton Hiroyuki Ii, falou em coletiva de imprensa. “Viemos tentando negociar com a empresa, mas sem resposta sincera fomos forçados a levá-la para julgamento”, explicou.

A sede da empresa informou “não temos o que comentar pois ainda não recebemos a reclamatória”.

Fontes: Tokai TV e Nikkei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!