Vídeo mostra motorista idosa dirigindo na calçada

Enquanto algumas pessoas viram o lado engraçado da situação, outras criticaram os homens que filmaram por não tentarem alertar a motorista.

Vídeo mostra uma mulher dirigindo seu carro ao longo de uma calçada na cidade de Nobeoka, na província de Miyazaki (Twitter)

Um vídeo que viralizou mostrando uma mulher dirigindo seu carro ao longo de uma calçada – felizmente sem incidentes – evidenciou a dificuldade do Japão em impedir um aumento preocupante no número de acidentes que envolvem motoristas idosos.

Publicidade

Desde que foi postado em 25 de dezembro, o vídeo já foi visto 6,8 milhões de vezes. Ele mostra uma mulher dirigindo seu carro prateado ao longo de uma calçada ampla na cidade de Nobeoka, na província de Miyazaki.

Dois homens que estavam em outro carro, um dos quais filmou o encontro, parecem não acreditar quando se depararam com o veículo na calçada, então riem quando se torna aparente que a motorista idosa está desatenta ao potencial perigo à frente.

A Livedoor News especulou que a motorista tinha entre 60 e 70 anos e que havia subido na calçada equivocadamente após sair com seu carro de um supermercado.

Enquanto algumas pessoas viram o lado engraçado da situação, outras criticaram os homens por não tentarem alertar a motorista, que estava dirigindo a uma velocidade de aproximadamente 40Km/h e acompanhada por outra mulher que parecia ter a mesma idade.

Um outro comentário, observando que o incidente ocorreu em uma área rural, disse que a falta de serviços de trem e ônibus significa que as pessoas não têm outra escolha além de dirigir. “Está tudo bem pedir aos motoristas idosos que abram mão de suas carreiras de motorista, mas você não consegue viver no interior a menos que você tenha um carro”.

O comentário foi em referência a uma campanha da polícia para convencer idosos a abrirem mão de suas habilitações em meio a um aumento no número de acidentes envolvendo motoristas mais velhos, incluindo aqueles indivíduos que apresentam sinas de demência.

Muitos dos acidentes envolvem motoristas confundindo o freio com o acelerador e dirigindo na contramão em estradas.

De acordo com um relatório da polícia publicado em 2018, durante os 12 meses até o fim de março, cerca de 57 mil japoneses com idade superior a 75 anos apresentaram sinais de demência ao renovarem suas carteiras de motorista.

Sob uma mudança nas leis de segurança nas estradas introduzida em 2017, se houver suspeita de que o motorista esteja sofrendo de demência é exigido que ele consulte um médico.

Enquanto o número de mortes no tráfego no Japão tenha caído para uma baixa recorde no ano passado, a polícia está preocupada que os acidentes – alguns deles fatais – envolvendo motoristas idosos esteja aumentando, com o número podendo subir ainda mais enquanto a população do país continua envelhecendo.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,6 milhões de japoneses estão sofrendo algum tipo de demência, com o total podendo aumentar para 7,3 milhões – ou uma em cada cinco pessoas com idade superior a 65 – até o ano 2025.

Em 2017, um recorde de 253.937 motoristas idosos devolveu voluntariamente suas carteiras de habilitação, de acordo com o Japan Times.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ano do Javali: o que esperar em 2019

Publicado em 31 de dezembro de 2018, em Cotidiano, Cultura Japonesa, História

O Ano do Javali ou do Porco do horóscopo chinês é de preparativos para semear a partir de 2020. Veja mais detalhes para sua reflexão!

2019 é Ano do Javali

O milenar horóscopo chinês, o Ano do Javali – no Japão – e nos demais países da Ásia é de Porco, começa em 5 de fevereiro e termina em 24 de janeiro de 2020.

Publicidade

E este será um ano regido pelo elemento Terra Yin do 4.716.º ano chinês. O signo de Porco fecha o ciclo dos 12 animais, portanto pode ser dito como um período de reflexão e de humor, uma de suas características.

Em 2019 recomenda-se aproveitar bem os momentos de lazer, com leveza. Mas cuidado com a preguiça.

Considerando que o Ano do Porco fecha como se fosse inverno, para que tudo comece a brotar na primavera, é também um ano de preparação para a semeadura em 2020.

Por isso, adquirir mais conhecimento, estudar, nutrir-se espiritualmente e tudo o que for para o desenvolvimento pessoal será excelente.

Para os pais, incentivar os filhos a isso será muito bom. Os donos das empresas devem pensar em consolidar o desenvolvimentos dos seus recursos humanos.

Porém, se acumular demais as energias não é bom. Por isso as viagens e momentos de lazer são importantes. Os passeios românticos são muito bem-vindos!

Ano excelente para fortalecer e cuidar dos relacionamentos – amorosos, familiares, de amigos ou de colegas de trabalho. Aprofundando esses laços poderão se estender para longo prazo.

É um ótimo ano para fazer as reflexões sobre os relacionamentos, os sonhos ou o que aprender do passado. Mas não é um período de começar algo novo (deixe isso para 2020). É mais propício para se preparar e para sedimentar tudo o que plantou e colheu.

Nessas reflexões, descartar tudo o que não serve mais – de materiais a relacionamentos – será muito bom. E cuidado com as queixas e reclamações! Não acumule o que ouve e tampouco se permita a isso.

As cores da sorte para 2019 são: amarelo, marrom e dourado.

Que 2019 seja excelente pra você!

Fontes: MS Habit e FengShuiWeb

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!