Uso de veículos autônomos é planejado para os aeroportos de Narita e Chubu Centrair

Publicado em 7 de dezembro de 2018, em Sociedade

Os experimentos vão avaliar o quão bem os veículos transportam carga e passageiros do terminal à pista de decolagem.

&nbspUso de veículos autônomos é planejado para os aeroportos de Narita e Chubu Centrair
Experimentos serão realizados no Aeroporto de Narita e no Chubu Centrair no fim de janeiro (imagem ilustrativa do Chubu Centrair em Tokoname/ banco de imagens PM)

A empresa comercial japonesa Marubeni testará veículos automatizados em aeroportos que servem Tóquio e Tokoname (Aichi) no próximo mês, se juntando com a startup de direção autônoma ZMP.

Publicidade

As parceiras vão fundar um empreendimento conjunto neste mês para realizar os experimentos no Aeroporto de Narita e no Chubu Centrair no fim de janeiro, visando o início das operações em 2020. Com o número de turistas do exterior aumentando, os veículos que “dirigem sozinhos” poderão melhorar a eficiência e ajudar a lidar com a escassez de mão de obra.

A Marubeni terá 66% do empreendimento e a ZMP os restantes 34%. Ele será capitalizado em várias centenas de milhões de ienes.

Os experimentos vão avaliar o quão bem os veículos transportam carga e passageiros do terminal à pista de decolagem, usando o sistema de apoio operacional em terra do aeroporto que a Marubeni desenvolveu com uma empresa suíça.

A ZMP testa veículos automatizados em rodovias públicas. Com baixo risco de pedestres entrarem no caminho, os aeroportos são um ambiente adequado para veículos automatizados. Contudo, a falta de pontos de referência exige o uso de mapas e GPS de alta resolução.

Outras empresas como a Toyota Tsusho, do grupo Toyota, e a SB Drive, do grupo SoftBank, estão se empenhando em conduzir testes similares neste ano fiscal, com o apoio do Ministério dos Transportes. Algumas startups japonesas estão desenvolvendo tecnologias para transportar passageiros dentro dos terminais.

Fonte: Nikkei


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - aprenda japonês de forma prática!