Uso de veículos autônomos é planejado para os aeroportos de Narita e Chubu Centrair

Os experimentos vão avaliar o quão bem os veículos transportam carga e passageiros do terminal à pista de decolagem.

Experimentos serão realizados no Aeroporto de Narita e no Chubu Centrair no fim de janeiro (imagem ilustrativa do Chubu Centrair em Tokoname/ banco de imagens PM)

A empresa comercial japonesa Marubeni testará veículos automatizados em aeroportos que servem Tóquio e Tokoname (Aichi) no próximo mês, se juntando com a startup de direção autônoma ZMP.

Publicidade

As parceiras vão fundar um empreendimento conjunto neste mês para realizar os experimentos no Aeroporto de Narita e no Chubu Centrair no fim de janeiro, visando o início das operações em 2020. Com o número de turistas do exterior aumentando, os veículos que “dirigem sozinhos” poderão melhorar a eficiência e ajudar a lidar com a escassez de mão de obra.

A Marubeni terá 66% do empreendimento e a ZMP os restantes 34%. Ele será capitalizado em várias centenas de milhões de ienes.

Os experimentos vão avaliar o quão bem os veículos transportam carga e passageiros do terminal à pista de decolagem, usando o sistema de apoio operacional em terra do aeroporto que a Marubeni desenvolveu com uma empresa suíça.

A ZMP testa veículos automatizados em rodovias públicas. Com baixo risco de pedestres entrarem no caminho, os aeroportos são um ambiente adequado para veículos automatizados. Contudo, a falta de pontos de referência exige o uso de mapas e GPS de alta resolução.

Outras empresas como a Toyota Tsusho, do grupo Toyota, e a SB Drive, do grupo SoftBank, estão se empenhando em conduzir testes similares neste ano fiscal, com o apoio do Ministério dos Transportes. Algumas startups japonesas estão desenvolvendo tecnologias para transportar passageiros dentro dos terminais.

Fonte: Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dezembro: possibilidade de Natal com neve só no norte

Publicado em 7 de dezembro de 2018, em Sociedade

A partir do fim de semana todo o arquipélago vai amargar frio de alto inverno. Depois, as temperaturas podem subir.

Frente fria traz neve e temperatura de alto inverno (Flickr)

A partir do fim de semana (8) o arquipélago será marcado por frio intenso, exceto em Okinawa. A previsão é de muita neve nas províncias do norte do país, mas também em menor quantidade nas demais do arquipélago. 

Publicidade

Por isso, se os casacos, cachecóis, luvas e futons de pena não estavam sendo usados, agora entram em cena. Prepare-se para dias de alto inverno no fim de semana, com a chegada da frente fria.

A linha branca com fúcsia indica até onde poderá ter neve a partir de sábado, inclusive nas planícies (ANN)

De 8 a 14: frio intenso

A frente fria tomará conta do arquipélago nesse período de 8 a 14. Não se pode descuidar nas províncias banhadas pelo Mar do Japão. A partir do fim de semana e até 14 a previsão é de alternância de chuva e neve.

Já do outro lado, as do Pacífico, além do frio poderão ter ventos gelados.

Entre 8 a 9 até as regiões do oeste – Kinki, Chugoku, Shikoku e Kyushu – poderão ter flocos brancos acumulados. Por isso, os motoristas devem ficar atentos às informações sobre pneus para neve. A primeira neve da temporada poderá ocorrer de Shimane a Tottori e em todas as províncias de Hokuriku.

Em Amami e Okinawa, ao contrário, a temperatura tenderá a ser maior do que a normal desta época.

De 15 a 21: arquipélago se divide

Três períodos de previsão, até 4 de janeiro (Tenki)

Em Tohoku, Hokkaido e parte de Hokuriku os dias tenderão a ter temperaturas normais da época com chuva, neblina e neve.

As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico terão mais dias de sol, enquanto as do Mar do Japão poderão ter menos nuvens e neve que a média.

A temperatura tenderá a ser mais elevada que o normal de Kansai a Okinawa. Nas regiões Tokai, Kanto-Koshin e Hokuriku poderá ser igual ou levemente superior à média.

De 22 a 4 de janeiro: mais quente

O final do ano e o Ano Novo têm tendência de temperaturas mais elevadas que o normal, exceto em Tohoku e Hokkaido.

Nas províncias banhadas pelo Mar do Japão a previsão é mais dias de chuva, alternados com nublados e neve.

Nas províncias de Kanto-Koshin, Tokai, Kansai, Chugoku, Shikoku e Kyushu a temperatura poderá ser mais alta, com sensação de inverno ameno.

As províncias do Pacífico terão mais dias de sol.

Amami e Okinawa poderão ter mais dias de chuva e temperatura mais elevada que o normal.

✳︎ Essas são previsões e estão sujeitas à mudança.

Fontes: Tenki e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!