Japão: 30 anos das indispensáveis lojas de conveniência

Elas estão tão enraizadas na cultura e na sociedade que é inimaginável a vida sem. Em 30 anos da era Heisei como mudaram?

Fotos de 30 anos atrás e da atualidade (JNN e Wikipedia)

Há 30 anos, em 1989 começou a era Heisei. Nesse ano, a rede de lojas de conveniência tinha pouco mais de 16 mil unidades. E não funcionavam 24 horas.

Publicidade

Atualmente, de crianças a idosos, todos são clientes da cadeia de 56 mil espalhadas pelo arquipélago.

Na época, em 1989, eram vendidos obentôs grandes e volumosos, cigarros, bebidas alcoólicas e algumas revistas. A maioria – mais de 60% – dos clientes era do sexo masculino e de faixa etária relativamente jovem.

Hoje as redes têm 80% de consumidores com idade acima de 20 anos.

A maleabilidade das lojas de conveniência

Até a década de 90 chegaram a vender também apostas do jóquei clube e software de games.

A partir do ano 2000 começaram a adotar o conceito de artigos para casa e cozinha, especialmente os obentôs e comida pronta como oden.

Com aumento das mulheres que trabalham fora e igualmente dos idosos, poder comprar ‘mistura’ ou algo para preparo rápido que são uma comodidade para esses públicos.

Atualmente os lanches e marmitas são oferecidos em uma ampla gama, inclusive para atender à tendência da alimentação mais saudável. Passaram a ser chamados de ‘cozinha do povo’.

Indispensáveis

Se transformaram em infraestrutura do povo japonês (Wikipedia/Flickr)

Caixa eletrônico para transações bancárias, compra de ingressos para shows e teatros, remédios e até café feito na hora a um preço muito acessível, fazem delas um local imprescindível no bairro.

Após os desastres como terremoto e inundação se tornam apoio para as compras das comunidades locais. Por causa disso a rede Lawson pensa em ampliar o leque de lojas com cozinha anexa, para mais 6 mil unidades.

As lojas de conveniência do Japão vieram se transformando ao longo dos 30 anos. Foram se inovando para atender às necessidades da sociedade. É como se fossem espelhos que refletem o comportamento do Japão.

Você consegue ficar sem elas?

Fonte: JNN 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fabricante japonesa apresenta nova batata chips ‘para mulheres’

Publicado em 11 de dezembro de 2018, em Lançamentos

De acordo com a Calbee, sua nova batata chips foi criada para ser especialmente atrativa para mulheres na faixa etária de 20 e 30 anos.

A nova Lovely Cheese (Calbee)

Especificamente para as mulheres que querem compartilhar na mídia social belas fotos de qualquer coisa que estiverem comendo.

Publicidade

A fabricante de salgadinhos Calbee é a rainha japonesa das batatas chips e para esse fim já trouxe sabores como de chocolate com chá verde, de batatas da KFC e até de sushi.

E agora a determinação da Calbee de levar o aperitivo a novos lugares conduziu à criação de batatas chips… para mulheres.

De acordo com a Calbee, sua nova batata chips Lovely Cheese, como é chamada oficialmente, foi criada para ser especialmente atrativa para mulheres na faixa etária de 20 e 30 anos que gostam de tirar fotos de tudo que estão comendo e postar no Instagram e outras plataformas na mídia social.

O sabor Lovely Cheese, na verdade, oferece uma dose dupla de mistura de queijo gouda e cream cheese mais leve.

Também há um toque de blueberry para um aroma e sensação levemente doce, todos os quais a Calbee diz tornar as chips Lovely Cheese uma excelente combinação com espumante consumido por jovens mulheres elegantes em festas de Natal no Japão.

Mas tão importante quanto o sabor, de acordo com a Calbee, é sua distinta embalagem, a qual a fabricante espera se tornar uma referência para a “temporada de festas” nas próximas semanas.

Curiosamente, as chips por si só não têm nada de diferente das outras variedades. Mesmo assim, a mistura de queijo e blueberry não parece estranha. Como a Calbee não vende mais suas chips de manteiga e sakura, essa é a melhor opção para batatas chips com uma bela embalagem de cor rosa.

A Lovely Cheese está à venda exclusivamente nas lojas de conveniência no Japão ao preço de 150 ienes. Ela estará disponível até meados de janeiro, então é uma boa opção para as festas de fim de ano também.

Fonte: Sora News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!