Imperador Akihito faz 85 anos

Akihito deve abdicar em 30 de abril e será sucedido pelo seu filho mais velho, Naruhito, em 1º de maio.

O imperador Akihito fez um discurso no palácio que foi gravado na semana passada e transmitido neste domingo, 23 de dezembro (NHK)

O imperador Akihito, marcando seu 85º aniversário – o último antes de sua iminente abdicação – disse sentir alívio que seu reinado está chegando ao fim sem ter visto o país em guerra e que é importante continuar dizendo aos jovens sobre a história dos tempos de conflito da nação.

Publicidade

“Tenho um profundo conforto que a era Heisei está chegando ao fim livre de guerras no Japão”, disse Akihito em uma coletiva de imprensa no palácio que foi gravada na semana passada e transmitida neste domingo (23).

“É importante não esquecer as inúmeras vidas perdidas na 2ª Guerra Mundial e que a paz e a prosperidade do Japão pós-guerra foram construídas mediante vários sacrifícios e esforços incansáveis da população japonesa, e passar a história detalhadamente àqueles que nasceram após a guerra”.

O reinado Heisei de 30 anos de Akihito foi a única era sem guerra na história moderna do Japão. Orar por paz e reparar uma guerra travada em nome de seu pai, Hirohito, se tornaram uma missão de carreira para Akihito, que ascendeu ao trono em 1989.

Akihito deve abdicar em 30 de abril e será sucedido pelo seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, em 1º de maio. A celebração de seu aniversário neste domingo é a última de Akihito em seu reinado.

Como imperador, Akihito fez visitas sem precedentes às Filipinas e a outras ilhas do Pacífico conquistadas pelo Japão no início da 2ª Guerra Mundial e devastadas em uma luta feroz enquanto aliados liderados pelos EUA as tomavam de volta.

Embora Akihito tenha evitado um pedido de desculpas direto, ele intensificou sutilmente suas demonstrações de arrependimento nos últimos anos em declarações sobre a guerra cuidadosamente escritas.

Akihito tinha 11 anos quando ouviu a voz de seu pai no rádio anunciando a rendição do Japão na 2ª Guerra Mundial em 15 de agosto de 1945. Durante a subsequente ocupação do Japão pelos EUA, ele foi educado em inglês por Elizabeth Vining, uma quacre, uma experiência a qual especialistas dizem ter proporcionado a Akihito sua visão pacifista e democrática.

Imperador Akihito e a imperatriz Michiko (NHK)

Akihito é o primeiro imperador entronizado sob a constituição pacifista pós-guerra do Japão, como “símbolo” sem poder político, ao contrário de seu pai, que foi reverenciado como um deus até o fim da guerra.

O imperador Akihito reiterou seu respeito e aderência ao estatuto de renúncia de guerra e seu papel como símbolo, dizendo, “Pretendo realizar minhas obrigações em tal capacidade e continuarei contemplando essa questão enquanto realizo minhas tarefas do dia a dia até o momento de minha abdicação”.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tsunami atinge a Indonésia e deixa dezenas de mortos

Publicado em 23 de dezembro de 2018, em Ásia

Um tsunami atingiu a costa na área do Estreito de Sunda na Indonésia deixando dezenas de mortos e centenas de feridos.

O Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra conecta o Mar de Java ao Oceano Índico (NHK)

Pelo menos 43 pessoas morreram e 584 ficaram feridas após um tsunami ter atingido a costa na área do Estreito de Sunda na Indonésia na noite de sábado (22), informaram autoridades do governo.

Publicidade

A agência de gestão de desastres do país informou que duas pessoas estão desaparecidas e dezenas de casas foram destruídas.

Segundo a agência, a possível causa do tsunami foram deslocamentos submarinos após o vulcão Anak Krakatau ter entrado em erupção.

O Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra conecta o Mar de Java ao Oceano Índico.

As mortes foram relatadas nas regiões de Pandeglang, Lampung do Sul e Serang.

Imagens postadas na mídia social pelo chefe da agência de desastres mostraram as consequências do tsunami, com ruas inundadas.

Autoridades de emergência estão agora investigando se o tsunami foi realmente causado pelo Krakatoa, uma ilha vucânica no Estreito de Sunda.

Em setembro, mais de duas mil pessoas morreram quando um forte terremoto atingiu o largo da costa da ilha de Sulawesi, causando um tsunami que engoliu a cidade costeira de Palu,

A Indonésia é propensa a abalos sísmicos porque ela fica no Anel de Fogo – a linha de frequente terremotos e erupções vulcânicas que praticamente engloba todo o Círculo do Pacífico.

A atividade no vulcão Anak Krakatau (Filho de Krakatoa) teria aumentado nos últimos meses.

A agência geológica da Indonésia disse que o vulcão entrou em erupção por dois minutos e 12 segundos na sexta-feira (21), criando uma nuvem de fumaça de 400 metros de altura.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!