Mais portões com sistema de reconhecimento facial no aeroporto de Haneda

O sistema já havia sido introduzido para japoneses que retornam ao país e agora também está sendo usado para os que saem. Em 2019, há planos de usar o sistema para estrangeiros que deixam o Japão.

Informação das fotos dos passaportes é escaneada quando os viajantes encostam o documento nos portões na área de inspeção de partida do aeroporto (NHK)

O Departamento Regional de Imigração de Tóquio começou em 31 de outubro a operar portões automáticos com sistema de reconhecimento facial para cidadãos japoneses que deixam o país, no Aeroporto de Haneda.

Publicidade

Com a meta do governo de aumentar o número anual de visitantes do exterior para 40 milhões em 2020, o departamento espera que os novos portões permitam a ele redistribuir oficiais de inspeção que atuam no saguão de partida para japoneses a outros locais, como verificação de estrangeiros que chegam ao Japão.

Informação das fotos dos passaportes é escaneada quando os viajantes encostam o documento nos portões na área de inspeção de partida do aeroporto, de acordo com oficiais do departamento, que está sob direção do Ministério da Justiça. Imagens faciais são tiradas por câmeras embutidas nos portões e verificadas com as informações da foto do passaporte.

O departamento instalou 13 unidades do portão na área de partida, cada uma custando cerca de 7,9 milhões de ienes.

Dez portões do tipo já foram introduzidos na área de chegada do aeroporto. De acordo com oficiais, cerca de 80% dos japoneses que retornaram ao país usaram os portões.

Os portões de automáticos de reconhecimento facial nas áreas de partida e chegada permitirão que vários oficiais sejam transferidos para operações de imigração para cidadãos estrangeiros.

Pessoas com estatura abaixo de 135cm, no entanto, não podem usar os portões automáticos por causa da estrutura dos equipamentos.

Como os passaportes não serão carimbados quando os viajantes passam pelos portões, aqueles que precisam de tais carimbos precisam solicitá-los aos oficiais de imigração.

O departamento de imigração planeja introduzir no próximo ano fiscal o mesmo sistema para estrangeiros que saem do Japão.

Fonte: Yomiuri, NHK
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pequena ilha em Hokkaido pode ter desaparecido

Publicado em 2 de novembro de 2018, em Sociedade

Há quatro anos, o governo japonês deu à ilha o nome oficial de Esanbe Hanakita Kojima, que serve como base para o limite das águas territoriais do país.

A pequena ilha fica a cerca de 500 metros ao largo da costa da vila de Sarufutsu (NHK)

A Guarda Costeira do Japão disse que uma pequena ilha desabitada ao largo da província de Hokkaido pode ter desaparecido devido à erosão por ondas e gelo flutuante.

Publicidade

A NHK soube de oficiais da guarda costeira que a ilha, nomeada Esanbe Hanakita Kojima, a cerca de 500 metros ao largo da costa da vila de Sarufutsu, pode ter desaparecido.

A guarda costeira recebeu um relato de residentes da vila no início de outubro de que a ilha não podia ser mais vista.

Em meados de outubro, uma associação de pescadores enviou barcos e descobriu que a ilha não estava mais lá.

Oficiais da guarda costeira disseram que há a possibilidade de que ondas e blocos de gelo podem ter desgastado tudo acima do nível do mar.

A pequena ilha foi nomeada Esanbe Hanakita Kojima (NHK)

Eles dizem que a altura da ilha estava a cerca de 1,4 m acima do nível do mar quando uma pesquisa foi realizada há 31 anos.

Há quatro anos, o governo japonês deu um nome oficial à ilha, que serve como base para o limite das águas territoriais do país.

A Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar define ilha como uma área de terra rodeada pelo mar, que fica acima da água durante a maré alta.

A guarda costeira planeja realizar uma pesquisa detalhada, visto que o aparente desaparecimento da ilha poderia reduzir as águas territoriais do Japão.

Fonte e imagens: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!