Centenas de hotéis e escolas no Japão não estão preparados para um terremoto

Muitos hotéis, hospitais e escolas com estruturas antigas no Japão correm o risco de desabar se forem atingidos por um grande terremoto.

Muitos hotéis, hospitais e escolas com estruturas antigas no Japão correm o risco de desabar se forem atingidos por um grande terremoto (Wikimedia/Show ryu – imagem ilustrativa)

Pesquisa realizada pelo Nikkei descobre que 858 construções correm o risco de desabar no caso de um forte terremoto.

Publicidade

Muitos hotéis, hospitais e escolas com estruturas antigas no Japão correm o risco de desabar se forem atingidos por um grande terremoto e o trabalho de reforço não está no ritmo para atender a meta do governo de eliminar construções perigosas até 2025, mostrou uma pesquisa recente do Nikkei.

Exige-se que estabelecimentos onde um grande número de pessoas frequenta, como lojas de departamento, hotéis e ginásios, assim como asilos, escolas e creches, atendam a certos padrões de resistência a terremotos.

Dos cerca de 10 mil prédios construídos em acordo com regulamentos antigos até 1981, 858 continuam com a probabilidade de desabar se atingidos por um terremoto 6 forte ou maior na escala de intensidade sísmica japonesa, descobriu a pesquisa.

Hotéis e outras instalações de acomodação contaram pelo maior número de estruturas vulneráveis, com 206, seguidos por 181 para estabelecimentos comerciais como lojas de departamento. Hospitais e clínicas somaram 115 e escolas 86.

Com base em uma lei de revisão que entrou em vigor no ano de 2013, o governo exigiu que municípios pesquisassem a resistência a terremotos desses prédios e publicassem os resultados, pedindo a eles que completassem o trabalho de reforço até por volta de 2025.

Contudo, dos 961 prédios que podem estar sob risco, somente 103 passaram por trabalho de reforço, de acordo com a pesquisa, a qual cobre dados de 302 municípios e respostas de 276.

Cerca de 40% dos municípios reportaram improbabilidade de alcançar a meta de 2025. Cerca de 805 citaram o orçamento dos donos das propriedades como uma restrição. Governos nacionais e locais estão oferecendo subsídios para ajudar a bancar os projetos, mas muitos proprietários parecem estar hesitantes face ao custo pesado e interrupções potencialmente prolongadas nas operações.

As construções devem se manter de pé para permitir às pessoas evacuarem no caso de um terremoto.

Como o Japão pode sofrer massivos terremotos na Nankai Torafu, uma fossa marinha no sul do arquipélago japonês que se estende da província de Shizuoka até as águas de Kyushu, o governo está elaborando estratégias de preparação para tais eventos, que poderão resultar em até 320 mil fatalidades e causar um dano econômico de 220 trilhões de ienes.

Fonte: Nikkei
Imagem: Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fruta fedorenta atrasa voo na Indonésia

Publicado em 7 de novembro de 2018, em Sociedade

Em uma coletiva de imprensa, a porta-voz da companhia aérea disse que o transporte da fruta não violou quaisquer regulamentos de voo.

A aeronave comercial indonésia estava carregada com duas toneladas da fruta durian, que exala um cheiro muito forte (imagem ilustrativa de aeronave da Sriwijaya)

Uma aeronave comercial indonésia carregada com duas toneladas da fruta durian (ou durião) sofreu atraso quando passageiros reclamaram do cheiro e por fim conseguiram fazer com que a empresa aérea removesse a carga fedorenta antes da decolagem.

Publicidade

Um vídeo feito pelo artista de reggae Amir Zidane viralizou na terça-feira (6) mostrando imagens de passageiros no lado de fora do avião da Sriwijaya no Aeroporto de Fatmawati Soekarno na cidade de Bengkulu, na ilha de Sumatra, na manhã de segunda-feira (5) enquanto a carga de frutas era retirada.

Zidane, que postou o vídeo em seu perfil no Facebook, havia se queixado do cheiro desagradável na cabine o que posteriormente levou outros passageiros a se recusarem a viajar a menos que a carga da fruta fosse retirada no avião.

Alguns passageiros também teriam demonstrado preocupação de que o avião poderia estar sobrecarregado por causa das frutas.

Após discussões entre os passageiros e os funcionários em terra da empresa aérea e a tripulação da cabine, a companhia aérea cedeu, atrasando em uma hora o voo que partiria às 10h50 de Bengkulu com destino a Jacarta para remover as duas toneladas da fruta do compartimento de carga.

A durian é muito encontrada no Oriente e é espinhosa, semelhante à jaca no aspecto e tamanho, com cheiro muito forte (Wikimedia/Kalai)

Ao discutir pela remoção da carga de frutas, alguns passageiros se referiram ao acidente de um avião da Mandala Airlines na capital Medan, no norte de Sumatra, em 2005 que causou a morte de 149 pessoas. Posteriormente foi revelado que a aeronave, a qual falhou na decolagem, estava com uma carga de 2.7 toneladas de durian.

O Comitê Nacional de Segurança no Transporte, no entanto, disse em seu relatório final que uma configuração imprópria de decolagem causou o acidente de avião. Técnicos não identificaram o problema devido a uma execução inadequada do procedimento da lista de verificação, disse.

Em uma coletiva de imprensa após o incidente de segunda-feira, a porta-voz da Sriwijaya, Retri Maya, disse que o transporte da fruta não violou quaisquer regulamentos de voo.

Ela frisou que a carga total incluindo as frutas era de três toneladas, que está bem abaixo da capacidade máxima de transporte da aeronave.

A fruta durian é muito encontrada no Oriente e é espinhosa, semelhante à jaca no aspecto e tamanho e que, apesar de possuir odor considerado repugnante pela maioria dos ocidentais, é considerado pelos orientais – sobretudo de etnia chinesa, tailandesa e malaia – um fruto muito delicioso. Suas sementes se torram e comem como castanhas.

Fonte: Kyodo
Imagem: Wikimedia, Banco de imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!