Pesquisadores encontram vestígios de erupções do Monte Fuji até então desconhecidos

Publicado em 21 de outubro de 2018, em Sociedade

A descoberta sobre o Monte Fuji foi recentemente divulgada na edição online de um jornal holandês.

&nbspPesquisadores encontram vestígios de erupções do Monte Fuji até então desconhecidos
A descoberta sobre o vulcão de 3.776 metros de altura foi recentemente divulgada na edição online de um jornal holandês

Vestígios de duas erupções passadas do Monte Fuji e até então desconhecidas foram encontrados em uma camada no fundo do Lago Motosu, ao noroeste da montanha mais alta do Japão, de acordo com um grupo de pesquisa que incluiu a Universidade de Akita.

Publicidade

A descoberta sobre o vulcão de 3.776 metros de altura, um local de patrimônio mundial da UNESCO, foi recentemente divulgada na edição online de um jornal holandês.

“Características de erupções passadas e dados precisos sobre intervalos entre eles são úteis para elaborar mapas de área de perigo”, disse Stephen Obrotcha, professor da Universidade de Akita.

Municípios perto da montanha, que se estende pelas províncias de Yamanashi e Shizuoka, na central do Japão, estão trabalhando para revisar mapas de áreas de perigo que serão utilizados para planos de evacuação no caso de uma erupção.

Sedimento na base de lagos fundos é relativamente isolado dos efeitos de ventos e ondas e tende a conter plâncton que pode ser usado para fazer estimativa de era.

O grupo, que também inclui pesquisadores das Universidades de Yamagata e de Tóquio, coletou sedimento de quatro metros de espessura do fundo do lago, que cobre cerca de 8 mil anos de camadas geológicas.

Camadas de cinzas que indicam erupções no flanco oeste da montanha há cerca de 2.500 anos foram descobertas. As erupções, que eram desconhecidas, ocorreram em um espaço de 20 anos uma da outra.

Erupções as quais acreditavam-se ter ocorrido há 3.400 e 3.200 anos, na verdade, aconteceram de 200 a 300 anos depois. As áreas atingidas pelas cinzas vulcânicas eram mais amplas que o previamente estimado, de acordo com o grupo.

Fonte: Jiji
Imagem: Banco de imagens


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - aprenda japonês de forma prática!