Japão sofrerá escassez de 6 milhões de trabalhadores em 2030

Mais mulheres, idosos e estrangeiros são necessários para manter saudável a economia futura.

A contratação de mulheres, idosos e estrangeiros deve ser encorajada para lidar com a insuficiência de mão de obra (imagem ilustrativa)

O Japão sofrerá uma escassez de 6.44 milhões de trabalhadores em 2030, tornando vitais os aumentos salariais, mais suporte para cuidados de crianças e outras reformas trabalhistas a fim de garantir uma força de trabalho estável, de acordo com uma pesquisa conjunta, divulgada em 23 de outubro, realizada pelo Persol Research and Consulting e pela Universidade de Chuo.

Publicidade

O número se iguala a cerca de 5% da população total do país em 2017, e marcaria um aumento de cinco vezes em comparação ao 1,21 milhão daquele ano, uma escassez prevista pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar.

A contratação de mulheres, idosos e estrangeiros deve ser encorajada para lidar com a insuficiência de mão de obra do Japão, disseram o Person e a Chuo.

A curva em M, a qual mostra como a empregabilidade diminui entre as mulheres que têm filhos pequenos, está acabando, disse a chefe de pesquisa do Persol, Chiaki Tai. “Podemos acrescentar 1 milhão de trabalhadores se eliminarmos essa tendência”.

Um aumento de 1,02 milhão de trabalhadores pode ser esperado se mais 1,16 milhão de crianças forem aceitas em centros de cuidados infantis, frisou ela.

Estender a idade de aposentadoria e outras medidas destinadas aos idosos poderiam acrescentar 1,63 milhão de trabalhadores, indicaram os resultados da pesquisa.

O número inclui 220 mil homens e 1,41 milhão de mulheres, sugerindo mais oportunidade de trabalho para o público feminino. Além disso, 810 mil trabalhadores estrangeiros poderiam ser somados se o governo seguir em frente com seu programa para aceitar mais trabalhadores do exterior.

As medidas mencionadas na pesquisa poderiam acrescentar até 3,46 milhões de mulheres, idosos e estrangeiros à pesquisa de trabalho, mas mesmo assim cobriria pouco mais de 50% da escassez projetada. Avanços em IA- inteligência artificial e outras tecnologias poderiam compensar o restante, disse Masahiro Abe, professor de economia na Chuo.

A escassez de trabalhadores pode afetar de forma adversa a economia do país. No ano fiscal de 2017, 114 empresas faliram por falta de mão de obra, marcando um ano de aumento pelo quarto ano consecutivo, descobriu um estudo realizado pela Teikoku Databank.

Fonte: Nikkei
Imagem: Banco de Imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Titanic II poderá chegar aos mares em 2022

Publicado em 26 de outubro de 2018, em Notícias do Mundo

Mais de 100 anos depois da primeira e única viagem do Titanic, o interesse global por ele não mostra sinais de que vai desacelerar.

A ideia do Titanic II surgiu pela primeira vez em 2012 (YouTube/United Australia Party)

Se você pensou que o projeto adiado por um longo tempo para lançar uma réplica em tamanho real do malfadado RMS Titanic estava naufragado, pense novamente.

Publicidade

Assim como Celine Dion cantou em 1997, o projeto de viagem “will go on and on” (continuará e continuará).

Clive Palmer, político e homem de negócios australiano que está por trás da controversa iniciativa, anunciou em setembro que o trabalho no navio havia sido recomeçado – após uma disputa financeira com o governo chinês ter interrompido o desenvolvimento em 2015. A ideia surgiu pela primeira vez em 2012.

O novo navio será uma cópia idêntica do transatlântico mal afamado, que naufragou em 1912 após uma colisão contra um iceberg.

Para evitar a repetição do desastre, o Titanic II será equipado com muitos salva-vidas e terá um casco soldado, não rebitado, além de sistema moderno de navegação e equipamento de radar.

“O navio seguirá a jornada original, transportando passageiros de Southampton a Nova York, mas ele também vai viajar pelo globo, inspirando e encantando pessoas enquanto atrai atenção incomparável, intriga e mistério em cada porto por onde passar”, disse Palmer em uma declaração.

A viagem inaugural, no entanto, levará os passageiros de Dubai a Nova York, divulgou a CruiseArabia, com a primeira navegação agendada para 2022.

A Blue Star Line disse que o navio de nove andares será lar para 85 cabines, instaladas para acomodar 2.435 pessoas. Os passageiros também poderão comprar bilhetes para a primeira, segunda ou terceira classes, como no original.

O Titanic II será equipado como original, incluindo a grande escada que representa um papel memorável no filme de James Cameron.

Há outra réplica do Titanic a caminho. Em 2016, a notícia veiculada é que a China estava construindo uma ao custo estimado de 145 milhões de dólares. A ideia é que ele ficará ancorado permanentemente em uma represa no Rio Qijang.

Enquanto isso, turistas abastados logo poderão ter a chance de mergulhar até o local onde estão os destroços do Titanic original. A empresa americana OceanGate está agendando viagens de mergulho para 2019, ao custo de cerca de 105 mil dólares por pessoa.

Mais de 100 anos depois da primeira e única viagem do Titanic, o interesse global no navio fadado não mostra sinais de que vai desacelerar.

Especificações técnicas no vídeo abaixo:

Fonte: CNN
Imagem: YouTube/United Australia Party

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!