Bastidores do casamento da princesa Ayako

O casamento da princesa Ayako de Takamado com o executivo Kei Moriya teve cerimônias conforme manda a tradição e banquete. Saiba sobre os bastidores.

A princesa Ayako abriu mão da realeza em nome do amor com o plebeu (Asahi e FNN)

A princesa do Japão, Ayako de Takamado, 28 anos, escolheu deixar a realeza e se casar com um plebeu, alto executivo Kei Moriya, 32, que trabalha em uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo.

Publicidade

As cerimônias e rituais para oficializar a união começaram na sexta-feira (26) quando ela se despediu da família. Seu pai, primo do imperador, faleceu quando tinha 12 anos. Também se despediu do casal de imperadores no palácio.

Penteado especial e quimonos de 4 gerações da realeza

No santuário xintoísta Meiji (Meiji Jingu), em Yoyogi, Tóquio, ocorreu a celebração da união (toque aqui para ler a matéria), na manhã de segunda-feira (29). Para preparar seu cabelo, conforme a tradição foram gastas 3 horas e óleo especial, como aquele que os lutadores de sumô usam. Esse penteado especial chama-se osuberakashi (大垂髪), preparado por 2 pessoas.

Foto: Asahi

Ela usou quimonos chamados de kouchigi (小袿) e nagabakama (長袴), com história datada desde 1912, usados pela esposa do Imperador Yoshihito, o 123.º a ocupar o trono, na Era Taisho. Portanto, foram guardados e muito bem conservados por 4 gerações.

Quimonos conservados há 4 gerações de imperadores e noivo de morning (Asahi)

Ele estava muito elegante vestido de morning, com cartola e luvas. Não faltaram sorrisos de alegria encantando os convidados.

Para a imprensa ela disse “foram 28 anos muito felizes por ter sido fruto dos meus pais. Quero construir um casamento feliz como o deles”.

Banquete com 70 convidados

Somente 70 convidados especiais como suas melhores amigas, primeiro-ministro, príncipes e princesas, autoridades e familiares compareceram ao banquete de casamento do casal.

Mesa principal do banquete (Asahi)

O banquete foi oferecido no New Otani Hotel, em Tóquio, onde os noivos estavam trajados em estilo ocidental.

A mesa principal foi composta pelos noivos, Shinzo Abe e sua esposa, o príncipe herdeiro e esposa e o casal Akishinomiya. 

Príncipe herdeiro à mesa (Asahi)

O brinde foi feito pelo príncipe herdeiro.

Todos os convidados receberam de presente, como manda a tradição japonesa, uma bombonnière de fina porcelana com a estampa dos brasões das duas famílias.

Vestido da noiva

O vestido de noiva tem uma história. Norio Suzuki, designer de alta costura, querido pelas celebridades e realeza, assinou o traje. Sua missão foi usar o tecido presenteado pela mãe do noivo. De seda pura, tecida artesanalmente por mulheres do Camboja, foi enviado pela falecida mãe do noivo à mãe da princesa. Na ocasião ela participava de atividades de apoio nos países em desenvolvimento, como diretora da ONG, hoje dirigida pelo filho, o noivo.  

Designer das celebridades e realeza, Norio Suzuki (FNN)

O relacionamento do designer com a mãe Isako Takamado vem desde 1990, quando produziu o primeiro traje dela, grávida da filha Ayako. “Quando ela se casar, por favor faça um vestido de casamento bem gracioso”, teria dito. E assim, ele criou o traje usando a seda rosa sobreposta com muitas flores brancas delicadas.

Vestido produzido com seda pura tecida artesanalmente e delicadas flores brancas (FNN)

Cabelo e maquiagem

A responsável pelo visual da noiva foi a famosa Ikue Yamazaki, de Ginza, descendente de uma história que começa em 1913. Fez uma produção visual nos cabelos que não tirasse o charme das delicadas flores do traje.

Maquiagem e cabelo por conta da icônica Ikue Yamazaki (FNN)

Mas ousou no penteado pois foi o primeiro banquete fora da casa imperial. Com um arranjo que combinasse com ela, o penteado que teve um trançado atrás recebeu uma linda tiara.

A maquiagem foi suave e discreta.

Buquê foi para quem?

Buquê em formato de coração (Asahi)

O arranjo do buquê de noiva, gracioso, em formato de coração, cheio de orquídeas, encantou a melhor amiga, desde o jardim de infância, Yoshiko Kondo. “Enquanto caminhavam ele pegava sua mão, arrumava a manga”, conta a amiga sobre o cavalheirismo e o carinho do noivo. “Depois que elogiei o buquê ela perguntou se quero. Aceitei!”, exclamou a amiga.

O buquê de orquídeas em formato de coração foi presenteado à amiga desde o jardim de infância (FNN)

Quem é o plebeu Moriya

Apesar de família tradicional e milionário, não deixa de ser plebeu. Filho mais velho, morava com o pai e avó até se casar. Na tenra infância passou seu jardim de infância em Paris. Do primário à faculdade estudou no Japão com passagem em escola internacional da Suíça. Também foi aluno da Universidade de Oxford, britânica.

Em abril de 2009 ingressou na empresa NYK Line, logo depois de formado, onde faz carreira como executivo de elite.

Tem como hobbies maratona, triatlo, leitura, esqui e viajar. É diretor da ONG Kokkyo Naki Kodomotachi ou crianças sem fronteiras, na tradução livre.

Moriya (à esq.) é um plebeu bem educado e executivo de elite (Asahi)

Fontes e fotos: FNN, Asahi e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

50 pessoas passam mal no jardim de infância de Aichi

Publicado em 31 de outubro de 2018, em Sociedade

Aproximadamente 50 pessoas tiveram mal-estar em um jardim de infância e 23 foram socorridas para o hospital, em Aichi.

Jardim de infância onde ocorreu o problema de mal-estar (CTV)

Por volta das 10h30 de quarta-feira (31) funcionários, professores e alunos de um jardim de infância situado em Kutsukake-cho, na cidade de Toyoake (Aichi), passaram mal.

Publicidade

Aproximadamente 50 pessoas tiveram sintomas como ânsia de vômito e tontura.

A central da ambulância foi acionada para atender 23 pessoas – 9 crianças e 14 adultos – para encaminhamento ao hospital. Segundo a polícia os sintomas são considerados leves.

De acordo com o Corpo de Bombeiros os funcionários contaram que sentiram um cheiro incomum em todas as instalações.

As crianças começaram a sentir mal-estar depois que chegaram de ônibus, assim como os funcionários.

A polícia está investigando a causa.

Fontes: CTV e Tokai TV 
Foto: CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!