Aeroporto de Narita expande uso do sistema de reconhecimento facial

Atualmente esse sistema está sendo usado em Narita para japoneses que entram e saem do país.

Os portões abrem automaticamente quando uma fotografia tirada no local corresponde à imagem armazenada no chip de computador no passaporte do passageiro (NHK)

Oficiais da imigração no Japão estão expandindo o uso de sistemas de reconhecimento facial em aeroportos, dizendo que a tecnologia vai melhorar a segurança e eficiência.

Publicidade

Portões com reconhecimento facial começaram a ser usados no Aeroporto Internacional de Narita (Chiba) na quarta-feira (3) para verificar dados de viajantes japoneses que saem do país.

Narita e outros quatro aeroportos no Japão já vinham usando o sistema para viajantes japoneses que retornavam do exterior, contudo, Narita é o primeiro a usá-los para os cidadãos que saem do país.

Os portões abrem automaticamente quando uma fotografia tirada no local corresponde à imagem armazenada no chip de computador no passaporte do passageiro.

Oficiais da imigração disseram que os portões foram usados por cerca de 70% dos passageiros japoneses que retornaram do exterior em cinco aeroportos internacionais em agosto.

“As mudanças vão liberar pessoal para realizar outras tarefas, incluindo a verificação de outros visitantes. Queremos tornar o processo de verificação mais tranquilo para os viajantes”, disse Takashi Maruoka do Escritório de Imigração do Aeroporto de Narita.

O Departamento de Imigração informou que até março de 2020 começará a usar o sistema com portões com reconhecimento facial para verificar passageiros estrangeiros que saem do Japão.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empréstimo de bateria para smartphone no Lawson

Publicado em 3 de outubro de 2018, em Tecnologia

A rede de lojas de conveniência Lawson anunciou um novo serviço, o de empréstimo de carregador de bateria do smartphone.

Serviço de empréstimo de carregador de bateria para atender quase todos os modelos de smartphone (Lawson)

Quantas vezes você sai e esquece de levar o carregador extra e a bateria do smartphone está indicando estar sem carga? Para solucionar esse problema sem precisar comprar outro carregador, a rede de lojas de conveniência Lawson anunciou um novo serviço. Para o empréstimo de até uma hora a tarifa com imposto é de 108 ienes.

Publicidade

Para usá-lo é preciso baixar um app chamado ChargeSPOT. Depois, preenche os dados pessoais e efetuar um depósito de garantia no valor de 2.139 ienes, já com imposto. Se o usuário quiser, pode passar de 1 hora com ele. Se devolver antes das 48 horas pagará ¥200 mais imposto. Se passar das 48h o dinheiro do depósito de garantia não será devolvido, mas pode ficar com aparelho e usá-lo como carregador extra.

Tem uma outra vantagem. O usuário poderá devolvê-lo em outra loja da rede, se for o caso.

O carregador atende a quase todos os modelos de smartphone e o gerenciamento é feito pela empresa desenvolvedora Inforich.

Mas, atenção para os locais. O serviço terá início ainda em outubro em algumas lojas da rede Lawson. Vai começar por 6 de Shibuya e Shinjuku, na capital, e até fevereiro do ano que vem pretende ter em 100 lojas.

A ampliação das lojas deve ocorrer gradativamente em mil lojas das principais regiões até 2020.

O ChargeSPOT Stand está disponível em outros locais que não são loja de conveniência e a desenvolvedora pretende colocá-lo em pelo menos 7 mil pontos até o final do ano, em todo Japão.

Fontes: Ryutsu Biz e divulgação 
Fotos: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!