Tufão n.º 24 classificado como grande e muito forte

Deverá se aproximar de Okinawa no fim de semana, depois poderá ser do arquipélago principal.

O tufão n.º 24 se move em sentido Okinawa, com previsão para o arquipélago principal, e à dir. o olho bem nítido (ANN/AMJ)

Na quarta-feira (26) o tufão Trami recebeu a classificação de grande e muito forte. Se move lentamente ao norte, sobre o Oceano Pacífico, em direção a Okinawa, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.

Publicidade

A previsão é de que no sábado (29) se aproxime das ilhas do sul. E isso preocupa a população da província de Okinawa pois domingo (30) é dia de eleição do governador.

Na manhã de quarta-feira o tufão Trami se encontra ao sul das ilhas de Okinawa. Tem pressão central de 935hPa, vento de 50m/s no centro e velocidade máxima de 70m/s ao seu redor. É muito forte, com olho bem visível e raio de cerca de 70km. A previsão da área de vento quando da aproximação de Okinawa é de 410km, no dia 29.

Uma frente de outono sobre o Japão está estagnada sobre o mar ao sul do Japão. Se continuar assim o tufão deverá fazer o curso contornando-a. Nesse caso deverá se aproximar do arquipélago principal na segunda-feira, dia 1.º de outubro.

E é essa frente de outono que provoca chuva em ampla faixa, de Kanto a Kyushu na tarde de quarta-feira.

Em Okinawa o mar já está com ondas altas por influência da aproximação do tufão Trami.

Fique atento ao movimento do tufão de número 24.

Fontes e imagens: AMJ e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Casal mais velho do mundo recebe visita de prefeito no Japão

Publicado em 26 de setembro de 2018, em Sociedade

O casal vivo mais velho do mundo reconhecido pelo Guinness recebeu uma visita de cortesia do prefeito de Takamatsu (Kagawa) na terça-feira (25).

O prefeito de Takamatsu, Hideto Onishi (ao fundo à esq.) faz visita cortesia ao casal Masao e Miyako na casa de repouso onde eles vivem (Kyodo)

Masao e Miyako Matsumoto que foram reconhecidos pelo Guinness World Records em julho como o casal vivo mais velho do mundo, com uma idade combinada de 208 anos, recebeu uma visita de cortesia na terça-feira (25) do prefeito de cidade no oeste do Japão.

Publicidade

O marido de 108 anos e a esposa de 100 vivem juntos em uma casa de repouso na cidade de Takamatsu (Kagawa) e estão casados há mais de 80 anos. O casal se tornou o novo detentor do recorde em 25 de julho.

Quando o prefeito de Takamatsu, Hideto Onishi, perguntou a Masao sobre o segredo de sua longevidade, ele respondeu: “Eu gosto de me exercitar então eu acho que tenho um corpo saudável”. Sua esposa, Miyako, sorriu e disse, “Takamatsu é um local muito feliz para estar”.

Ambos são da província de Oita e se casaram em 1937. O casal tem cinco filhas, 13 netos e 25 bisnetos.

Seis meses após se casarem, Masao foi recrutado pelo Exército Imperial Japonês e despachado para a China durante a guerra.

Após retornar para sua família em 1946, Masao se tornou um trabalhador do porto junto ao ministério dos transportes e o casal se mudou para perto da costa do Mar Interior de Seto.

Os Matsumotos se mudaram para Takamatsu após Masao se aposentar para desfrutar do clima ameno na cidade, onde ele conseguiu um novo emprego.

De acordo com o Guinness, as filhas de Masao acreditam que a longevidade do casal não é somente por causa da força de Masao, mas também Miyako que preparava ótimas refeições para a família até quando ela tinha 98 anos.

Os detentores do recorde para o casal casado mais velho do mundo com a idade agregada mais alta já registrada são os noruegueses Karl Dolven (1897-2004) e Gurden Dolven (1900-2004).

A idade combinada dos dois era de 210 anos, de acordo com o Guinness.

Fonte: Mainichi
Imagem:  Kyodo, Guinness

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!