Distribuidores no Japão planejam suspender importações de petróleo do Irã

Embora o petróleo iraniano seja uma parte pequena do total de importações, se a suspensão ocorrer, os consumidores no Japão poderão pagar mais pela gasolina.

O preço médio de um litro da gasolina regular tem estado acima de 150 ienes desde maio (imagem ilustrativa)

Grandes distribuidores de petróleo do Japão, considerando as exigências dos EUA, poderão suspender as importações do óleo natural do Irã em outubro e mudar para outros produtores no Oriente Médio, disseram fontes com conhecimento sobre o plano.

Publicidade

Visto que o petróleo iraniano é mais barato do que aquele de outros países, a suspensão aumentará os custos dos distribuidores e poderá elevar os preços da gasolina no Japão.

O presidente Donald Trump retirou os EUA de um acordo nuclear internacional de 2015 entre o Teerã e outras grandes potências, e restabeleceu algumas de suas sanções contra o Irã.

A administração dos EUA vem pedindo por uma suspensão internacional de importações de petróleo do Irã até 4 de novembro deste ano e poderá impor sanções sobre empresas que relutarem.

O Japão já vem pedindo por uma isenção de seu aliado, dizendo que as importações de petróleo bruto iraniano caíram recentemente. Contudo, visto que probabilidades para uma dispensa são fracas, os grandes distribuidores de petróleo estão tomando providências para transporte e pagamento antes de adquirir petróleo de outros países para compensar a perda do fornecimento iraniano, disseram as fontes no sábado (1º).

A líder da indústria, JXTG Nippon Oil & Energy Corp., e outros distribuidores precisam decidir até este mês se vão continuar importando petróleo iraniano a tempo para tomar as providências necessárias.

O Japão depende muito de importações de energia. Nos últimos anos, cerca de 80% de suas importações de petróleo vêm do Oriente Médio.

A Arábia Saudita foi a maior fornecedora de petróleo bruto ao Japão no ano fiscal de 2017, contando por 39%, enquanto o Irã estava em 6º, com cerca de 5%, de acordo com o governo japonês.

Embora o petróleo iraniano componha uma parte relativamente pequena do total, especialistas da indústria dizem que os consumidores no Japão poderão pagar mais pela gasolina e outros produtos relacionados ao petróleo se as importações forem suspensas.

O preço médio de um litro da gasolina regular tem estado acima de 150 ienes desde maio. A contar de 27 de agosto, o combustível foi cotado a 152.80 ienes, de acordo com a Agência para Recursos Naturais e Energia.

Fonte: Kyodo, Japan Times
Imagem: Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mãe visita filho para ajudar na faxina e é espancada com martelo

Publicado em 3 de setembro de 2018, em Crime

Filho de 24 anos é preso por espancar a cabeça da mãe com martelo. Depois tentou suicídio.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!