Febre na criança pode não ser gripe e sim herpangina

Houve um aumento repentino de pacientes com herpangina em Shizuoka, Yamagata e Niigata. Saiba do que se trata.

Fedre alta é um dos sintomas da herpangina (Pixabay)

No verão costuma aparecer a herpangina, doença que atinge principalmente bebês e crianças. Os principais sintomas são febre alta, aftas na boca e na faringe, dor de garganta e, ocasionalmente, aparecem pequenas bolhas nas mãos e pés.

Publicidade

A febre é repentina e alta e podem surgir ínguas na região do pescoço. A recomendação é procurar logo uma clínica ou hospital para tratar a criança.

Surto de herpangina

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, no período de uma semana, a contar de 22 do mês passado, foram registrados critérios superiores a 6 pacientes por instituição, média considerada alta. Das cerca de 3 mil instituições médicas pesquisadas as províncias que apresentaram alto índice foram Shizuoka, com 7,48 pacientes por instituição; Yamagata com 8,33 e Niigata com 6,63.

“Gripes de verão”

Outra doença igualmente considerada “gripe de verão” (夏かぜ, lê-se natsu kaze) é a da mão-pé-e-boca. Vem aumentando consideravelmente desde maio.

Para prevenção adultos e crianças devem lavar bem as mãos (Pixabay)

As recomendações para não se contagiar são:

  • Lavar bem as mãos, sempre
  • Não compartilhar o uso de toalhas para secar as mãos
  • Cuidado com os espirros de salivas
  • Cuidado com as fezes, as quais são agentes transmissores. Por isso, depois de trocar a fralda do bebê, lavar bem as mãos e passar um álcool

O instituto explica que não se trata de epidemia, se comparado ao ano anterior. Mas como há um aumento de pacientes recomenda cuidados onde há concentração de crianças para evitar o contágio.

Fonte: NHK Fotos: Pixabay

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Casal morre de hipertermia em Tóquio

Publicado em 5 de agosto de 2018, em Sociedade

O ar-condicionado e o ventilador no quarto do apartamento onde o casal morava estavam desligados.

As temperaturas máximas diurnas passaram dos 39 graus em algumas área no arquipélago neste domingo, 5 de agosto (NHK)

Um homem e uma mulher de aproximadamente 80 anos de idade foram encontrados mortos no apartamento onde viviam em Tóquio na manhã deste domingo (5). Acredita-se que eles tenham morrido em decorrência de hipertermia.

Publicidade

Um trabalhador voluntário da área do bem-estar havia suspeitado que algo estava errado e entrou em contato com a polícia.

As autoridades disseram que os dois idosos morreram alguns dias atrás e que o aparelho de ar-condicionado e o ventilador no quarto estavam desligados.

As temperaturas subiram nas áreas leste e oeste do Japão no domingo. As máximas diurnas chegaram aos 39,9ºC em Nagoia (Aichi), 39,7ºC em Gujo (Gifu) e 39,5ºC em Quioto (província homônima).

Por causa da contínua onda de calor, muitas pessoas em todo o país já foram encaminhadas a hospitais com sintomas de hipertermia. Várias mortes foram relatadas.

As autoridades da saúde pedem às pessoas que usem o ar-condicionado para deixar os ambientes frescos e tomem água frequentemente para manter a hidratação. Eles salientam que exercícios físicos durante o dia devem ser evitados.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!