Tufão Jongdari: 16 vítimas, apagões e danos materiais

Publicado em 29 de julho de 2018, em Sociedade

O incomum tufão número 12 causou estragos por onde passou, em Kanto e Tokai. A AMJ recomenda cuidados, prevenindo-se de desastres naturais.

&nbspTufão Jongdari: 16 vítimas, apagões e danos materiais
Ambulância foi um dos veículos “engolidos” pela onda gigante na rodovia em Kanagawa (NHK)

O tufão Jongdari deixou marcas nas regiões Kanto e Tokai, no sábado (28) e no amanhecer de domingo (29). Os meios de transporte público pararam, voos foram suspensos e inúmeros danos humanos e materiais foram constatados.

Publicidade

Total de 16 feridos em 5 províncias

Na noite de sábado, às 19h40, um hotel de Atami (Shizuoka) teve os vidros do restaurante quebrados pelo vento e ondas fortes, atingindo 5 pessoas. Dentre elas, duas crianças e 3 adultos, sendo 4 hóspedes e 1 funcionário, ficaram feridos.

&nbspTufão Jongdari: 16 vítimas, apagões e danos materiais
Vidro do restaurante de um hotel à beira-mar rompeu com a força das rajadas de vento e fortes ondas, em Shizuoka, ferindo 5 pessoas (JNN)

Por volta das 19h30, na rodovia 135, de Odawara (Kanagawa), vários veículos ficaram paralisados depois de serem atingidos por uma onda alta. A patrulha que foi socorrer foi engolida pela onda e um homem ficou temporariamente desaparecido. Mais tarde foi encontrado salvo na colina.

Depois que a água baixou foram constatados 15 veículos paralisados. As 30 pessoas desses carros conseguiram se refugiar na colina e duas tiveram lesões leves. Outras 4 tiveram ficaram feridas por terem sido derrubadas pelo vento.

&nbspTufão Jongdari: 16 vítimas, apagões e danos materiais
Total de 15 veículos ficaram paralisados em Kanagawa (NHK)

Na província de Chiba uma idosa teve fratura em função da queda pelo vento, como uma mulher na faixa dos 40 que bateu a cabeça ao cair.

Em Okazaki (Aichi) um homem de 60 anos que dirigia motoneta foi jogado pelo vento contra um poste e se feriu.

Um homem de 59 anos foi vítima do vento, se ferindo na queda, nas Ilhas Izu (Tóquio).  

Danos materiais e apagões

No litoral de Yugawara-machi (Kanagawa) 12 casas de abrigo das praias foram derrubadas com as violentas rajadas de vento. Foram encontradas nessa situação na manhã de domingo.

Na cidade vizinha de Manazuru a água do mar inundou o piso térreo de um sobrado por causa das altas ondas.

Em Tahara (Aichi), por volta das 2h de domingo, um poste foi derrubado pelo vento. Na cidade de Nara (província homônima) o telhado de um prédio de 2 andares foi totalmente removido caindo sobre um veículo. Não teve vítimas.

Em Tsu (Mie) uma árvore de 5 metros de altura foi derrubada pela violenta rajada de vento, na universidade. O telhado da rotatória da estação da capital foi levado pelo vento.

Em 3 províncias da região Tokai foram constatados 136 mil domicílios sem energia elétrica, desde a noite de sábado. Em Tsu uma parte da cidade continua com o apagão no domingo pela manhã. Segundo a Chubu Electric, às 6h de domingo, os apagões continuam em 78.300 domicílios de Mie, 48 mil em Aichi, 19 mil em Shizuoka e 400 em Nagano.

Fontes: NHK, JNN, CBC TV e Nagoya TV 
Fotos: JNN e NHK


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão