Tufão Jongdari: 16 vítimas, apagões e danos materiais

O incomum tufão número 12 causou estragos por onde passou, em Kanto e Tokai. A AMJ recomenda cuidados, prevenindo-se de desastres naturais.

Ambulância foi um dos veículos “engolidos” pela onda gigante na rodovia em Kanagawa (NHK)

O tufão Jongdari deixou marcas nas regiões Kanto e Tokai, no sábado (28) e no amanhecer de domingo (29). Os meios de transporte público pararam, voos foram suspensos e inúmeros danos humanos e materiais foram constatados.

Publicidade

Total de 16 feridos em 5 províncias

Na noite de sábado, às 19h40, um hotel de Atami (Shizuoka) teve os vidros do restaurante quebrados pelo vento e ondas fortes, atingindo 5 pessoas. Dentre elas, duas crianças e 3 adultos, sendo 4 hóspedes e 1 funcionário, ficaram feridos.

Vidro do restaurante de um hotel à beira-mar rompeu com a força das rajadas de vento e fortes ondas, em Shizuoka, ferindo 5 pessoas (JNN)

Por volta das 19h30, na rodovia 135, de Odawara (Kanagawa), vários veículos ficaram paralisados depois de serem atingidos por uma onda alta. A patrulha que foi socorrer foi engolida pela onda e um homem ficou temporariamente desaparecido. Mais tarde foi encontrado salvo na colina.

Depois que a água baixou foram constatados 15 veículos paralisados. As 30 pessoas desses carros conseguiram se refugiar na colina e duas tiveram lesões leves. Outras 4 tiveram ficaram feridas por terem sido derrubadas pelo vento.

Total de 15 veículos ficaram paralisados em Kanagawa (NHK)

Na província de Chiba uma idosa teve fratura em função da queda pelo vento, como uma mulher na faixa dos 40 que bateu a cabeça ao cair.

Em Okazaki (Aichi) um homem de 60 anos que dirigia motoneta foi jogado pelo vento contra um poste e se feriu.

Um homem de 59 anos foi vítima do vento, se ferindo na queda, nas Ilhas Izu (Tóquio).  

Danos materiais e apagões

No litoral de Yugawara-machi (Kanagawa) 12 casas de abrigo das praias foram derrubadas com as violentas rajadas de vento. Foram encontradas nessa situação na manhã de domingo.

Na cidade vizinha de Manazuru a água do mar inundou o piso térreo de um sobrado por causa das altas ondas.

Em Tahara (Aichi), por volta das 2h de domingo, um poste foi derrubado pelo vento. Na cidade de Nara (província homônima) o telhado de um prédio de 2 andares foi totalmente removido caindo sobre um veículo. Não teve vítimas.

Em Tsu (Mie) uma árvore de 5 metros de altura foi derrubada pela violenta rajada de vento, na universidade. O telhado da rotatória da estação da capital foi levado pelo vento.

Em 3 províncias da região Tokai foram constatados 136 mil domicílios sem energia elétrica, desde a noite de sábado. Em Tsu uma parte da cidade continua com o apagão no domingo pela manhã. Segundo a Chubu Electric, às 6h de domingo, os apagões continuam em 78.300 domicílios de Mie, 48 mil em Aichi, 19 mil em Shizuoka e 400 em Nagano.

Fontes: NHK, JNN, CBC TV e Nagoya TV 
Fotos: JNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão número 12 segue sobre Chugoku

Publicado em 29 de julho de 2018, em Sociedade

Continua provocando chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento. A recomendação é ficar atento aos avisos das autoridades locais.

Às 8h o tufão 12 estava sobre Okayama, atingindo ampla área de Chugoku e Shikoku (NHK)

De acordo com informações da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ o tufão número 12 segue um curso incomum em direção à região de Chugoku. Às 8h de domingo (29) estava sobre Okayama, depois de ter feito estragos em Kanto, Aichi e Mie. Prossegue o percurso a uma velocidade de 35Km/h.

Publicidade

Foram constatadas fortes rajadas de vento. Depois das 3h, em Quioto, chegaram a 29m/s e no Aeroporto de Tottori, às 7h20, eram de 21,6m/s.

Como o tufão está reduzindo a velocidade no oeste do Japão as chuvas continuarão por mais tempo, prevê a AMJ. Como faz um percurso incomum para o oeste, as experiências anteriores podem não se aplicar a ele.

A prevenção é importante para preservação da vida. Se ainda não leu a matéria sobre como se prevenir, toque aqui para abri-la.

Chuvas torrenciais

Há previsão de chuvas torrenciais para as regiões de Kinki e Shikoku, com pancadas de 70 a 80mm/h, até segunda-feira (30) de manhã.

Índice pluviométrico esperado em 24h até segunda-feira:

  • 250mm em Shikoku e norte de Kyushu
  • 200mm em Chugoku e sul de Kyushu
  • 150mm em Kinki e Tokai
  • 100mm em Kanto-Koshin

A chuva deve continuar durante as 24 horas de segunda para terça-feira.

  • 100 a 200mm em Shikoku e norte de Kyushu
  • 100 a 150mm em Tokai e sul de Kyushu
  • 50 a 100mm em Kinki

Rajadas de vento

As fortes rajadas de vento continuarão e deverão provocar ondas altas, de até 6 metros, como ocorreu em Kanagawa. A AMJ chama à atenção para a região costeira, evitando-a. Vento com velocidade de 30m/s equivale a 108Km/h.

  • 30m/s em Chugoku e Kinki
  • 25m/s em Shikoku e norte de Kyushu
  • 20m/s em Tokai

Recomendações da AMJ

Nas áreas onde o tufão se aproxima a recomendação é buscar abrigo antes que a situação piore, seguindo as instruções das autoridades locais. Especialmente as regiões já afetadas anteriormente pela chuva torrencial deste mês, a atenção deve ser redobrada. Nessas localidades o solo pode estar instável, por isso, a AMJ avisa para se afastar das margens dos rios e das encostas das montanhas.

Além de tudo isso a AMJ informa que a atmosfera continua instável em ampla área, podendo ocorrer tornados e raios.

Fontes: AMJ e NHK 
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!