Merenda escolar no Japão é eficaz na redução de obesidade em estudantes

De acordo com estudo, a merenda escolar nutritiva servida em todo o país ajuda a prevenir a obesidade em crianças e adolescentes no Japão.

Na imagem acima, refeição servida em escola ginasial na província de Akita: arroz com carne suína e ovo, leite, iogurte de limão e sopa de tofu com algas marinhas (imagem ilustrativa – Wikimedia/Douglas P. Perkins)

A merenda escolar nutritiva servida em todo o país ajuda a prevenir a obesidade em crianças e adolescentes no Japão, de acordo com um estudo realizado por uma equipe de pesquisa e publicado em um jornal de saúde britânico.

Publicidade

Pesquisadores da Universidade de Tóquio analisaram a relação entre as mudanças físicas em estudantes do segundo ano do ginásio às do primeiro ano do colegial e a taxa aumentada de servir merendas escolares em escolas públicas do ginásio, que havia aumentado de 74.8% para 82.6% de 2006 a 2015, de acordo com o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia.

No ano após o índice de servir essas merendas – que geralmente consistem de uma refeição principal, um acompanhamento e leite – ter aumentado em 10% em uma base provincial, a taxa de obesidade em estudantes do sexo masculino diminuiu em 0,23% e a proporção daqueles que tinham tendência de obesidade teve queda de 0,37%.

O estudo mostra que o aumento em servir merendas escolares também estava ligado a uma diminuição na média de peso dos estudantes e um aumento na altura média. O estudo realizado para estudantes do sexo feminino também refletiu uma tendência similar. No entanto, a proporção de alunas magras é relativamente alta, então os resultados não mostram uma diferença significativa.

De acordo com o membro da equipe de pesquisa, Yasuki Kobayashi, professor no departamento de saúde pública e política de saúde na Universidade de Tóquio, as merendas escolares japonesas as quais todos os alunos recebem as mesmas refeições são raras em outros países por causa das diferenças religiosas e outros fatores.

O programa de merenda foi originalmente introduzido no Japão para crianças em idade escolar que não tinham refeições em casa ou estavam malnutridas.

Fonte: Mainichi
Imagem: Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Wadaura: praia limpa, excelente para as famílias

Publicado em 9 de julho de 2018, em Turismo em Chiba

Eleita como uma das 100 mais bonitas e de águas limpas do Japão, Wadaura fica em Chiba. Tem areia branca e fininha, ideal para as famílias.

Praia de Wadaura, em Chiba (divulgação)

Praia com areias brancas e fininhas, águas limpas e tranquilas, sem ondas altas, é um local de lazer de verão ideal para famílias. As crianças e idosos podem nadar e se divertir na água sem preocupação.

Publicidade

Os salva-vidas são licenciados pela Japan Life Saving Association. A praia oferece infraestrutura para receber os visitantes. Há local para descanso, troca, banheiros e chuveiros.

Por se tratar de uma praia onde os voluntários sempre fazem limpeza, as tartarugas-marinhas costumam depositar ovos antes do verão.

Quando a maré baixa as rochas naturais ficam mais evidentes. Os visitantes aproveitam para brincar sobre elas.

Para quem gosta de pesca o local é muito bom para pegar caranguejos e peixes pequenos.

Como fica a 7 minutos a pé da estação de trem Wadaura, da linha Uchibo, pode usar o transporte público.

Classificação do Ministério do Meio Ambiente:

  • Beleza ★★★
  • Limpeza ★ ★
  • Local para relaxar ★★★★★
  • Suavidade da orla ★ ★
  • Riqueza da orla ★ ★

Praia de Wadaura

Fontes e fotos: MMA e divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!