Mau funcionamento de freio automático causou mais de 80 acidentes no Japão

O sistema usa radar para detectar e monitorar veículos e outros objetos à frente e podem alertar o motorista ao perigo de uma colisão antes dos freios serem aplicados automaticamente.

Dados sugerem que sistemas de freio automático ainda não são perfeitos em termos de segurança no tráfego (imagem ilustrativa/arquivo Portal Mie)

Um total de 82 acidentes de carros registrado no Japão no ano passado foi causado por mau funcionamento de freios automáticos, informou o ministério dos transportes na terça-feira (3).

Publicidade

O ministério, que compilou tais dados pela primeira vez, disse que um dos acidentes foi fatal, frisando que houve 340 relatos de problemas em freios automáticos no ano de 2017.

Dos 340 problemas relatados, 88 foram relacionados a sistemas de frenagem que não funcionaram de forma apropriada e 249 envolveram os sistemas se ativando de forma inesperada, de acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo.

O Japão realizou esforços para que carros de passageiros fossem equipados com sistemas de freio automático para reduzir os acidentes. Contudo, os dados sugerem que eles ainda não são perfeitos em termos de segurança no tráfego.

Os sistemas foram instalados em 66,2% dos carros de passageiros fabricados em 2016, alta de 4,3% em 2012, de acordo com o ministério.

Freios automáticos usam um sistema de radar para detectar e monitorar veículos e outros objetos à frente e podem alertar o motorista ao perigo de uma colisão antes dos freios serem aplicados automaticamente.

O ministério lançou um vídeo em abril para alertar os motoristas que os sistemas de freio automático nem sempre funcionam de forma apropriada e têm limitações técnicas sob certas condições, incluindo quando está chovendo e escuro, ou se o veículo está viajando a altas velocidades.

Fonte: Japan Today, Kyodo
imagem: arquivo Portal Mie

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota desbancada nas vendas no primeiro semestre

Publicado em 6 de julho de 2018, em Sociedade

No primeiro semestre deste ano o N-Box da Honda foi o kei mais vendido. Já o carro de passeio não é da Toyota.

Fotos: divulgação

A Federação dos Fabricantes de Automóveis do Japão anunciou na quinta-feira (5) as estatísticas de vendas de carros 0Km no primeiro semestre deste ano.

Publicidade

Depois de 48 anos a Toyota foi desbancada pela concorrente. Em 1970 essa outra montadora foi top de vendas com o Sunny, superando o Corolla.

Sunny da Nissan e Corolla da Toyota, o de cor branca (ANN)

Desbancada pela Nissan

Este ano a Nissan se posicionou top com o Note, carro compacto, com destaque e fama pelo e-Power. Apesar dos resultados apontarem que houve queda de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior (2017) vendeu 73.380 unidades.

Foto: divulgação

  1. Note, da Nissan
  2. Aqua, da Toyota
  3. Prius, da Toyota
  4. Serena, da Nissan
  5. Fit, da Honda
  6. Voxy, da Toyota
  7. Sienta, da Toyota
  8. Roomy, da Toyota
  9. Freed, da Honda
  10. Vitz, da Toyota

No ranking semestral dos veículos em geral o kei N-Box da Honda continua liderando as vendas pelo 10.º mês consecutivo. Os assinalados em azul são kei.

  1. N-Box, da Honda, com 127.548  
  2. Spacia, da Suzuki, com 79.718
  3. Move, da Daihatsu, com 74.109
  4. Note, da Nissan, com 73.380
  5. Tanto, da Daihatsu, com 71.809
  6. Dayz, da Nissan, com 71.778
  7. Aqua, da Toyota, com 66.144
  8. Prius, da Toyota, com 64.019
  9. Wagon R, da Suzuki, com 61.987
  10. Serena, da Nissan, com 56.095

Quem sabe o ranking possa servir de inspiração na hora de escolher o seu carro?

Fontes: ANN e Car Response Fotos: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!