Japão lança computador para astronomia mais rápido do mundo

A supermáquina tem a finalidade de simular fenômenos que não podem ser observados por telescópio.

Aterui II, o supercomputador para astronomia mais rápido do mundo (IT Media)

O Observatório Astronômico Nacional do Japão iniciou as operações do supercomputador para astronomia mais rápido do mundo com a finalidade de simular fenômenos que não podem ser observados por telescópio.

Publicidade

Na sexta-feira (1º), a mídia teve acesso ao supercomputador, o Aterui II, em seu campus na província de Iwate, nordeste do Japão.

Segundo representantes do observatório, o computador é capaz de fazer três trilhões de cálculos por segundo.

A simulação em astronomia está se tornando mais importante para solucionar os mistérios do universo.

O supercomputador pode recriar centenas de bilhões de estrelas na galáxia para descobrir como elas surgiram e suas estruturas.

O Aterui II também é capaz de simular um evento astronômico chamado supernova. Trata-se de uma explosão que ocorre no final da vida de uma estrela massiva e considerada a maior liberação de energia no universo.

O supercomputador está conectado à sede do observatório em Tóquio. Pesquisadores cujos projetos são adotados pelo observatório podem usar o supercomputador à vontade.

O professor Eiichiro Kokubo, que atua no observatório, disse que o supercomputador permite aos pesquisadores realizarem simulações sob condições mais realísticas.

Ele espera que os pesquisadores sejam capazes de descobrir fenômenos astronômicos que são inacessíveis por teorização e observação convencionais.

Fonte: NHK
Imagem: IT Media

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fabricante desenvolve app com inteligência artificial para detectar mau hálito

Publicado em 2 de junho de 2018, em Sociedade

A empresa fabricante está planejando tornar o app disponível para o público em geral após decidir sobre o preço de venda.

O app avalia a intensidade do odor em três níveis, e os usuários podem ver facilmente o histórico das avaliações nele (imagem ilustrativa/banco de imagens)

A fabricante de artigos de higiene Lion desenvolveu um app de smartphone que usa IA- inteligência artificial para medir a intensidade do odor da respiração com base em imagens da língua.

Publicidade

O mau hálito, também conhecido como halitose, pode ser mais que frustrante – ele pode afetar a performance de trabalho da pessoa, principalmente na indústria da hospitalidade. Além disso, pode indicar uma série de condições médicas ocultas.

Dezenas de produtos como chicletes, balas e enxaguantes bucais são comercializados para combater o mal hálito, mas a maioria são medidas temporárias que não tratam a causa do problema.

O app foi desenvolvido em cooperação com a Fujitsu Cloud Technologies e a empresa de telefonia móvel MTI.

A causa principal do mau hálito é a bactéria que cresce na superfície da língua. A Lion reuniu dados sobre a correlação entre a quantidade de bactéria relacionada à halitose e o odor da respiração usando a IA. Esses dados permitem a medição da intensidade do odor através da análise de imagens que mostram as condições da língua.

O app avalia a intensidade do odor em três níveis, e os usuários podem ver facilmente o histórico das avaliações nele.

Ele será fornecido primeiramente ao setor de serviços, onde funcionários estão sempre preocupados com o hálito ao atender clientes. As indústrias específicas incluem hotéis, restaurantes e companhias aéreas. A Lion está planejando tornar o app disponível para o público em geral após decidir sobre o preço de venda.

Em pesquisa realizada por uma empresa, 68% dos entrevistados disseram que não tinham confiança em seus métodos de prevenir o mau hálito. Em outra separada, conduzida através da mídia social, 65% dos que participaram disseram que queriam alguém para verificar o odor de seus hálitos. Os resultados mostraram uma demanda potencialmente alta para um app de avaliação de odor.

Fonte: Nikkei
Imagem: banco de imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!