‘Galápagos do Oriente’ aguardam serviço aéreo há 50 anos

Plano para conectar as Ilhas Ogasawara – Galápagos do Oriente – ao arquipélago principal do Japão através de serviços aéreos fica em destaque novamente.

Na imagem acima, as praias de Kominato e Kopepe em Chichi-jima, ilha que faz parte do arquipélago Ogasawara (Wikimedia/Anagounagi)

Na terça-feira (26), as Ilhas Ogasawara marcaram 50 anos de seu retorno ao Japão da ocupação dos EUA e um plano para conectar as ilhas subtropicais ao arquipélago principal do país através de serviços aéreos fica em destaque novamente.

Publicidade

Residentes esperam há muito tempo por serviços aéreos para aumentar o turismo e a conveniência, visto que a viagem até Chichi-jima, uma das 30 ilhas no Pacífico a cerca de mil quilômetros de Tóquio que faz parte de Ogasawara, leva 24 horas de navio.

Contudo, alguns estão preocupados com a potencial interrupção a partir da construção de um aeroporto em habitats naturais raros, enquanto outros temem o custo financeiro.

As ilhas, apelidadas de Galápagos do Oriente por causa de sua biodiversidade rica e distinta, são um destino popular para o ecoturismo.

Embora as Ilhas Ogasawara terem sido adicionadas aos Locais de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2011, o número de visitantes continua baixo, comparado à Okinawa, que recebe visitantes em suas ilhas que são bem conectadas com vários voos, incluindo internacionais.

Atualmente, um serviço de ferry, que opera uma vez por semana, conecta Chichi-jima e o terminal de Takeshiba de Tóquio. Pessoas que precisam de cuidados médicos urgentes são levadas de helicóptero até a ilha principal do Japão pela Força de Autodefesa, um processo que ainda leva horas.

Navio partindo de Takeshiba (Tóquio) em direção à Chichi-jima (Wikimedia/しんかわな)

Um plano de serviço aéreo foi discutido após o retorno das ilhas para o Japão em 1968, mas ele foi paralisado após vários locais candidatos para o aeroporto terem sido rejeitados.

As Ilhas Ogasawara, com uma população de aproximadamente 2.600 habitantes, todos vivendo em Chichi-jima ou Haha-jima, estão sob jurisdição do governo metropolitano de Tóquio e são administradas pelo governo municipal de Ogasawara.

Em julho do ano passado, o governo metropolitano retomou discussões pela primeira vez em sete anos sobre abrir uma rota aérea até Ogasawara, em que membros do conselho concordaram sobre um plano para construir um aeroporto no distrito de Susaki, no oeste de Chichi-jima.

Embora o distrito esteja fora do limite do local natural de Patrimônio Mundial, há preocupação sobre o impacto que a construção de uma pista de pouso e decolagem poderia provocar em águas ao redor, assim como tornar a nova rota lucrativa.

Fonte: Kyodo
Imagem: Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Top 10 festivais Tanabata do Japão

Publicado em 27 de junho de 2018, em Tome Nota

Em geral esses lindos e coloridos festivais Tanabata acontecem em julho, mas tem alguns em agosto, em Aichi, Chiba, Quioto, Sendai, entre outros. Confira e se programe!

Os melhores festivais de Tanabata do país para fazer o pedido e se divertir (Rakuten Travel)

Em 7 de julho é comemorado o Dia de Tanabata. Segundo a romântica lenda é a noite em que os príncipes Orihime e Hikoboshi podem se encontrar, apenas uma vez ao ano.

Publicidade

Em todo o Japão a celebração Tanabata acontece com tiras penduradas no bambu. As pessoas escrevem seus desejos e acreditam que serão realizados.

Pessoas vestidas de yukata – o quimono de verão – vão para os festivais com um leque chamado de uchiwa, em clima de festa. Esses festivais marcam o verão japonês. São decorações coloridas que remetem os visitantes a um mundo dos sonhos.

A Rakuten elegeu os 10 melhores do Japão. Veja quais são e se programe para participar alegremente de um deles.

1 – Sendai

Este ainda continua sendo o mais famoso do país. Recebe cerca de 2 milhões de visitantes de todos os lados do arquipélago. As ruas de Sendai, capital da província de Miyagi, ficam coloridas com os enfeites gigantes. E, claro, não faltam os enfeites nos bambus e também os origamis.

2 – Noshiro

Este também se configura aqui por ser um dos 3 maiores. A pequena cidade de Noshiro (Akita) recebe milhares de visitantes só para apreciar os magníficos balões coloridos. Segundo registros históricos, eles vêm sendo confeccionados desde o período Edo. Baseados nas fotografias antigas, balões de até 24 metros de altura são confeccionados para o festival. Com toque das antigas tradições locais, o festival Tanabata de Noshiro, tem sons e enfeites de flauta e tambores. Vale a pena ver os balões gigantes e coloridos, com técnicas artísticas.

3 – Hiratsuka

Este é outro que recebe milhões de visitantes pela beleza e grandiosidade do festival Tanabata. Este ano a cidade de Hiratsuka (Kanagawa) comemora a 68.ª edição, com sua marca, o luxo. Há uma variedade de enfeites, os quais chegam a 10 metros de altura. Por isso, anualmente fica entre os 3 melhores do país. Tem shows, barracas, enfeites e animações, das 9h30 até a noite.

  • Data: 6 a 8 de julho, de sexta-feira a domingo
  • Local: centro da cidade, conforme o mapa assinalado em azul (toque aqui para abri-lo)
  • Acesso: estação de trem JR Hiratsuka

https://youtu.be/nhsswThn2xI

4 – Shitamachi Matsuri

Para quem reside na região Kanto esse festival é imperdível. Na 31.ª edição, ele atrai visitantes pela variedade na diversão. Decorações típicas, barracas, dança, apresentações e performances tornam os dias de calor ainda mais quentes. Na extensão de 1,2Km do bairro tradicional de Tóquio, Asakusa, a rua vira um grande palco.

  • Data: 5 a 9 de julho, de quinta a segunda-feira, durante todo o dia
  • Local: toda a extensão da rua entre a estação de Asakusa até Kita Ueno 1 chome, próximo ao Ueno Hotel (toque aqui para abrir a página que mostra o mapa)
  • Acesso: estação Asakusa da linha Tsukuba Express

5 – Asagaya Tanabata

O festival de Asagaya comemora mais de 60 anos. Além dos tradicionais enfeites a cidade promove um concurso, todos os anos, para eleger os bonecos mais bonitos do festival. Anualmente os bonecos tendência do ano enfeitam as galerias comerciais de Suginami-ku, na capital.

  • Data: 3 a 7 de agosto, de sexta a terça-feira
  • Local: Tokyo-to Suginami-ku Asagaya Minami, 10 galerias comerciais de Asagaya Pearl Center (toque aqui para abrir o mapa)
  • Acesso: de trem, próximo às estações das linhas JR e Sobu (Asagaya) e Marunouchi (Minami Asagaya)

6 – Irumigawa Tanabata

Considerado um dos 3 maiores da região Kanto, o Irumigawa Tanabata Matsuri é realizado em Sayama (Saitama). Recebe contribuições da população local para os enfeites. O ponto alto é a combinação dos 3 mil fogos de artifício com o festival, às 19h30 no sábado.

  • Data: 5 e 6 de agosto, sábado e domingo, das 11h às 20h30
  • Local: do Shimin Hiroba, lado oeste da estação, até as galerias comerciais
  • Acesso: 20 minutos a pé da estação Sayama-shi, linha Seibu Shinjuku

7 – Mobara

Anualmente mais de 800 mil pessoas comparecem ao maior evento do verão na cidade de Mobara (Chiba). O público dança junto com as equipes do Mobara Awa Odori ou Yosakoi Naruko Odori.

  • Data: 27 a 29 de julho, de sexta-feira a domingo
  • Local: Festa 21, próximo à estação de Mobara (toque aqui para abrir o mapa)
  • Acesso: estação de Mobara, da linha Sotobo

8 – Anjo

O Anjo Tanabata Matsuri é considerado um dos melhores do país. Anualmente tem mais de 1 milhão de visitantes pela beleza dos enfeites e programações específicas. Também tem locais para fazer os pedidos. Este é o 65.º ano de realização na cidade de Anjo (Aichi).

  • Data: 3 a 5 de agosto, de sexta-feira a domingo
  • Local: nas proximidades das estações da cidade (toque aqui para abrir o mapa)
  • Acesso: estações Anjo da JR e Minami Anjo da Meitetsu

9 – Ichinomiya

A 63.ª edição do Ichinomiya Tanabata Matsuri, em Aichi, promete ser multicolorida como sempre. Este festival é famoso em todo o país pela beleza, por isso, atrai visitantes de todos os pontos. São mais de 1,3 milhão de pessoas que prestigiam. Como a cidade já foi capital do têxtil, anualmente se comemora a Ação de Graças.

  • Data: 26 a 29 de julho, de quinta-feira a domingo
  • Local: nas galerias comerciais próximas à estação central (toque aqui para abrir o mapa)
  • Acesso: estações da JR Owari Ichinomiya e Meitetsu Ichinomiya

10 – Quioto

Ainda recente atrai público pela beleza dos locais. Tudo começou em 2010, em Kamogawa, Horikawa, Castelo Nijo, entre outros. Até os pedidos anotados em folhas coloridas são dispostos de forma que o céu atenda, bem ao estilo de Quioto.

Fonte e fotos: Rakuten Travel

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!