Ataque dentro de shinkansen traz de volta debates sobre segurança e conveniência no Japão

Publicado em 12 de junho de 2018, em Sociedade

Três pessoas foram atacadas por homem com faca dentro do trem-bala. O passageiro que morreu tentou proteger as duas mulheres que ficaram feridas.

&nbspAtaque dentro de shinkansen traz de volta debates sobre segurança e conveniência no Japão
Patrulhas e instalação de câmeras de segurança em trens aumentaram desde meados de 2015, quando um homem ateou fogo ao próprio corpo dentro de um shinkansen (imagem ilustrativa)

O ministério dos transportes pediu a operadoras ferroviárias na segunda-feira (11) que intensifiquem as medidas de segurança após um homem ter sido morto e outras duas mulheres terem ficado feridas em um ataque aleatório com faca dentro de um trem-bala lotado, revivendo debates sobre como balancear a conveniência do passageiro com a segurança.

Publicidade

Patrulhas em estações e instalação de câmeras de segurança em trens aumentaram desde junho de 2015, quando um homem de 71 anos ateou fogo ao próprio corpo dentro de um shinkansen. Ele e um outro passageiro morreram, incitando temores sobre a fraca segurança nesses trens de alta velocidade.

O ataque

O ataque ocorreu por volta das 22h de sábado (9) no vagão Nº 12 do trem-bala que viajava entre as estações de Shin-Yokohama e Odawara, ambas na província de Kanagawa.

Acredita-se que o suspeito, Ichiro Kojima, de 22 anos, tenha atacado as duas mulheres antes de esfaquear Kotaro Umeda, de 38, no peito e ombros quando ele tentou protegê-las. Umeda morreu posteriormente em um hospital de Odawara.

Havia 880 passageiros a bordo do Nozomi 265, o último trem do dia com destino a Shin-Osaka, de acordo com a Central Japan Railway (JR Central).

Verificação de bagagens

Enquanto muitas pessoas apontam a falta de medidas de segurança em serviços de trens-bala, a verificação de bagagem da mesma maneira que é realizada em aeroportos é amplamente vista como impraticável devido ao grande número de passageiros.

A JR Central, que opera trens na linha Tokaido Shinkansen que conecta Tóquio e Osaka, disse que uma média de 446 mil passageiros usaram seus trens a cada dia no ano fiscal de 2015. Os números se comparam a cerca de 170 mil passageiros domésticos a cada dia no Aeroporto de Haneda, o mais movimentado do Japão.

“Precisamos de verificações de bagagem, visto que incidentes podem ocorrer no futuro”, disse um homem de 40 anos que seguia de Tóquio para Kobe na segunda-feira.

“Ao contrário de aviões, há muitos usuários de trem-bala. Eu não acho que seja possível instalar mesmo detectores de metais”, disse uma mulher de 32 anos que sempre usa o trem-bala para viagens de negócio.

“É hora não somente para a JR como também para os passageiros pensarem a respeito se é melhor manter a conveniência do trem-bala, como um trem para pessoas que viajam entre a casa e o trabalho, ou apertar a segurança”, disse Jun Umehara, jornalista ferroviário se referindo às operadoras.

Ataque aleatório

Kojima, que foi preso após a polícia ter invadido o trem, foi encaminhado para a promotoria na manhã de segunda-feira (11) sob acusação de assassinato. Ele teria dito aos investigadores que esfaqueou os três aleatoriamente porque estava “se sentindo frustrado”.

As duas mulheres, de 26 e 27 anos, foram levadas ao hospital com ferimentos na cabeça e ombros, disse a polícia.

A família de Umeda divulgou uma declaração através de seu advogado, dizendo, “Não temos palavras para expressar a tristeza de perder repentinamente uma pessoa amada”.

O empregador de Umeda, Ishida Hiroki da BASF Japan Ltd., também divulgou uma declaração e expressou seu profundo desgosto contra o agressor.

“Ouvimos que ele tentou ajudar as mulheres. Temos orgulho de sua bravura”, disse ele.

Fonte: Kyodo
Imagem: Banco de imagens


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão