Governo encoraja compra de produtos próximos da data de vencimento

Publicado em 16 de maio de 2018, em Sociedade

O objetivo da campanha é diminuir a quantidade de alimentos não consumidos que são descartados.

&nbspGoverno encoraja compra de produtos próximos da data de vencimento
Leite, tofu e ovos são os produtos mais descartados (imagem ilustrativa/banco de imagens)

Em uma tentativa de reduzir a quantidade de alimentos não consumidos que são descartados, o Ministério do Meio Ambiente vai promover uma campanha que encoraja as pessoas a escolherem produtos com a data de validade próxima, segundo oficiais.

O ministério vai criar cartazes promocionais para a campanha e começar a pedir aos varejistas que os coloquem em suas lojas em junho.

Mudanças no comportamento dos consumidores são considerados fundamentais para reduzir a quantidade de produtos alimentícios que são removidos das prateleiras para descarte porque suas datas de validade estão próximas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, adotados em 2015, visam reduzir pela metade o desperdício global de alimentos até o ano 2030.

Do prejuízo de alimentos nas distribuidoras, acredita-se que centenas de milhares de toneladas sejam descartadas porque a data de validade dos produtos estão próximas.

Uma razão principal para a perda massiva de alimentos é que a tendência do consumidor é evitar os estoques velhos de produtos na parte da frente das prateleiras e pegar os novos que são colocados no fundo. Leite, tofu e ovos estão entre os produtos mais afetados pela prática.

O ministério usará os cartazes para pedir aos consumidores que comprem produtos dispostos na parte da frente das prateleiras se eles forem consumi-los imediatamente. Os cartazes serão distribuídos aos municípios em todo o país.

No ano fiscal de 2015, o desperdício de alimentos no Japão aumentou em 250 mil toneladas ante o ano anterior, para estimadas 6.46 milhões de toneladas após dois anos de declínio.

Fonte: Jiji, Yomiuri
Imagem: Banco de imagens

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão