Corpo mumificado é encontrado no centro de Osaka

Um corpo mumificado foi encontrado em Namba, centro de Osaka, em local onde há intenso movimento de pedestres.

Avenida Sennichimae, no cruzamento em Namba, local movimentado (ANN)

A polícia local anunciou na quarta-feira (2) que foi encontrado um corpo mumificado, em Chuo-ku, Osaka (província homônima).

Publicidade

Por volta das 17h30 de terça-feira (1.º) um grupo de voluntários fazia limpeza urbana na avenida Sennichimae, em Namba, um dos locais centrais da capital. A polícia foi acionada para conferir o corpo encontrado deitado.

O cadáver não tinha sinais de lesões, mas foi encaminhado para exame. Seu estado indicava que já se passaram pelo menos 2 anos. No mesmo local foram encontrados um par de tênis, roupas, cobertor e latinhas. Segundo a polícia o corpo parece ser de um homem adulto.

Na área que divide as pistas da avenida há arcos e ele estava debaixo deles.

Nessa região é comum ver muitos sem-teto dormindo à noite. A polícia não encontrou nenhum documento. Por isso, está investigando a identidade do cadáver.

Fontes: Yomiuri e ANN
Foto: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Seikatsu hogo: menos de 80 mil estrangeiros beneficiários

Publicado em 3 de maio de 2018, em Comunidade

A média dos beneficiários estrangeiros é de 3%, mas em Oizumi esse índice é provavelmente o mais alto do Japão, passando de 20%.

O índice de beneficiários estrangeiros do seikatsu hogo é baixo, mas em Oizumi é o contrário (Wikimedia e Flickr)

As últimas estatísticas atualizadas do governo mostram que em 2016 a média mensal dos beneficiários do seikatsu hogo – assistência ao bem-estar – é de 47.058 famílias.

Publicidade

Esse número é crescente. Em 2006 eram 31,74 mil famílias, o que significa 56% em 10 anos.

Em número de pessoas beneficiárias a população estrangeira que depende do seikatsu hogo é de 72.014, 49% a mais do que em 2006 quando eram 48.418.

O percentual do aumento dos beneficiários é maior do que a curva crescimento da população estrangeira. Em 10 anos houve 24% de aumento dos estrangeiros, no período de 2007 a 2017.

Em comparação ao total dos beneficiários da assistência de bem-estar do país, seikatsu hogo, o índice dos estrangeiros é de cerca de 3%.

Tabela mostra a curva de aumento dos beneficiários estrangeiros, de 2009 a 2016 (Sankei)

Quem são os beneficiários

Segundo análise do jornal Sankei há 2 fatores que contribuem para esse crescimento. Um deles foi a crise de 2008, o que dificultou recolocação dos estrangeiros sem conhecimento do idioma japonês.

Outro fator é o envelhecimento da população nikkei e outros asiáticos já antigos no arquipélago. Sem a aposentadoria formal como a dos japoneses, recorrem ao benefício do seikatsu hogo.

Oizumi, o maior índice do país

Oizumi-cho (Gunma) tem população de 42 mil habitantes. Com a oferta de empregos, os nikkeis brasileiros formaram o que é conhecida como Brazilian Town. Atualmente os residentes verde amarelos são em 4.096, quase 10% da população.

São 46 nacionalidades diferentes vivendo na pequena cidade, incluindo os 982 peruanos.

Segundo a prefeitura, no final de março deste ano são 94 beneficiários estrangeiros do seikatsu hogo. Esse número traduz uma realidade diferente do restante do país, com média de 3% de estrangeiros. Em Oizumi 23% dos beneficiários da cidade são estrangeiros.

Está melhor do que em 2015 quando havia 171 beneficiários, de 97 famílias, representando ¼ do total da cidade.

Fontes: governo e Sankei 
Fotos: Wikimedia e Flickr

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!