Vários locais famosos de sakura ficam cheios de lixo após hanami

Muitas imagens de lixo espalhado após hanami foram compartilhadas na mídia social. Quantidade de sujeira deixada para trás neste ano foi grande.

Flores de cerejeira no Parque Tsuruma, província de Aichi (Wikimedia/アラツク)

As flores de cerejeira mostram suas lindas pétalas na primavera e, todos os anos, residentes locais e visitantes do exterior se reúnem sob as árvores para fazer um piquenique e admirar a beleza do sakura.

Publicidade

Contudo, com tantas pessoas levando lonas para estender no chão e pratos de comida e bebidas alcoólicas para grupos grandes de amigos e colegas de trabalho, esses piqueniques podem se tornar uma festa embriagada até o final da noite e no momento que o sol nasce, ele ilumina o lado mais escuro do hanami: pilhas de lixo deixadas para trás.

Pessoas no Japão compartilharam imagens da situação do lixo em vários locais de visualização do sakura em todo o país, dizendo que estão horrorizadas com a quantidade de sujeira deixada para trás após o hanami.

Em um país onde as pessoas são ensinadas desde pequenas a não jogar lixo em qualquer lugar e estão acostumadas a levá-lo para casa quando não encontram um local apropriado para descartá-lo, essas fotos mostrando sujeira em alguns dos lugares mais belos para ver sakura enfureceram muitos.

Esse usuário do Twitter abaixo compartilhou a imagem de uma “montanha de lixo” em um parque local e comentou que a sujeira não coberta  atrai pássaros, que se metem nos sacos de lixo e espalham o que há dentro, causando uma grande bagunça que incomoda os residentes locais.

“Após se divertir, por favor leve o lixo consigo!”

A Associação de Parques de Tóquio enviou o seguinte tuíte, pedindo às pessoas que tomem mais cuidado e levem o lixo quando voltarem para casa.

Em Nakameguro, muito lixo foi visto perto de árvores e em pontes ao longo do rio Meguro.

Funcionários do parque no Castelo de Kokura, em Kitakyuhsu (Fukuoka) compartilharam imagens de galhos de sakura quebrados, grelhas de churrasco abandonadas e lixo espalhado.

O usuário do Twitter @rireki114514, que registrou uma foto no Parque Tsuruma, em Nagoia (Aichi), não conteve sua angústia, dizendo que ver moradores de rua limpando a sujeira no parque foi triste e o fez sentir uma profunda vergonha.

Enquanto muitos possam argumentar que é de responsabilidade do conselho da cidade em disponibilizar mais locais para eliminar o lixo e melhores sistemas para prevenir o problema, mesmo no Parque de Ueno, onde há um amplo número de áreas apropriadas para descarte, pilhas de sujeira ainda eram enormes.

Na internet, várias pessoas fizeram comentários como:

“É terrível que as pessoas não considerem o próximo que usarão o espaço. E se fossem elas aquelas que tivessem que usar o espaço? Elas sentiriam nojo”.

“Isso é o que acontece quando as pessoas ficam bêbadas e esquecem as boas maneiras”.

“Se isso continuar acontecendo, os parques poderão proibir o hanami em seus locais”.

Fonte: Sora News
Imagens: Twitter, Facebook, Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Com escassez de mão de obra no Japão, restaurantes investem em aberturas no exterior

Publicado em 7 de abril de 2018, em Sociedade

A falta de mão de obra torna a expansão doméstica uma proposta difícil.

O Zensho Holdings vai acelerar as aberturas de sua rede Sukiya no exterior para 100 por ano (Flickr/Sun Taro)

A profunda escassez de mão de obra do Japão está levando duas grandes redes de restaurantes a buscar crescimento longe de casa.

Publicidade

O Zensho Holdings, o maior operador de restaurantes do país, vai acelerar as aberturas de sua rede Sukiya no exterior para 100 por ano. O âmbito inclui a China e outros mercados, sendo que o ritmo seria 10 vezes mais rápido que sua recente expansão no Japão.

O Ringer Hut, que opera uma rede de restaurantes de noodles, visa triplicar suas lojas no exterior para 50 até o ano 2020.

Os operadores de restaurantes do país estão sofrendo com uma grave escassez de trabalhadores. Em janeiro passado, a proporção de vagas disponíveis para cozinheiro por candidato era de 3.5 – a maior desde 1995, quando o governo começou a acompanhar esses números. A falta de mão de obra torna a expansão doméstica uma proposta difícil.

O Zensho já tem cerca de 1.950 restaurantes Sukiya no Japão. Sua rede no exterior totaliza 370, com presença em oito mercados incluindo a China e Tailândia.

O Ringer Hut, que opera uma rede de restaurantes de noodles, visa triplicar suas lojas no exterior para 50 até o ano 2020 (Wikimedia/Nesnad)

O plano agora é limitar as aberturas nacionais. Somente 10 restaurantes Sukiya foram abertos no Japão no ano fiscal de 2017.

A Ringer Hut, que atualmente opera 16 restaurantes no exterior, está buscando se inserir em locais como Indonésia e Tailândia.  A rede tem foco no champon – uma sopa de noodles da província de Nagasaki. Para aumentar as vendas nas regiões com grande concentração de muçulmanos, a empresa planeja usar caldo de frango ao invés de porco, que é proibido no Islã.

O número de restaurantes japoneses no exterior foi de 118 mil desde outubro, alta de 30% em comparação há dois anos, de acordo com o Ministério da Agricultura do Japão. Na Ásia, o total aumentou em 50% no mesmo período.

Fonte: Nikkei
Imagem: Flickr, Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!