Shinkansen com picos de lotação no Golden Week

A Japan Railways já anunciou a situação das reservas dos trens-bala durante o feriado de Golden Week. Veja como estão.

Publicidade

A Japan Railways-JR de cada região anunciou a situação das reservas das poltronas durante o feriadão de Golden Week.

Segundo a JR Tokai houve aumento de 11% de reservas em relação ao ano anterior. Até 13 deste mês, 1,19 milhão de assentos já estão ocupados.

A companhia providenciou aumento de 3% dos assentos prevendo um número maior de reservas. Durante 27 de abril a 6 de maio serão 3,51 milhões disponíveis, mas praticamente  maioria dos assentos dos trens-bala que partem de Nagoia – Nozomi e Hikari – já não tem mais disponibilidade. O pico de partida de Nagoia deverá ser no dia 3, quinta-feira.

Os trens expressos Hida, Shinano, Shirasagi e Nanki que partem de Nagoia no dia 3 também já estão lotados. A volta, prevista para sábado (5) também deverá ficar lotada.

De Tóquio

A JR East já está com superlotação de 104% nos trens-bala que partem de Tóquio no sábado (28) e os de volta no sábado (5).

Mas ainda há poltronas livres para os que partem da capital na quinta-feira (3), assim como para o retorno em 5 e 6 no período da manhã.

Fontes: Chunichi e Travel Watch
Foto: Photozou

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Após fumarem, funcionários são forçados a esperar 45 minutos para usar o elevador

Publicado em 17 de abril de 2018, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Escritório do governo da cidade de Ikoma (Nara) está forçando os fumantes a passarem por um período de “descontaminação” antes de entrarem nos elevadores.

Após fumarem, funcionários só podem usar o elevador 45 minutos depois, passando por um processo de “descontaminação” (imagem ilustrativa)

O governo da cidade de Ikoma (Nara) está forçando os fumantes a passarem por um período de “descontaminação” antes de entrarem nos elevadores, uma regra relacionada à saúde elogiada por alguns, mas descrita como severa por outros.

Publicidade

Funcionários e visitantes que circulam pelo escritório do governo da cidade devem aguardar 45 minutos após fumarem para entrar em elevadores no prédio porque “o ar exalado pelos fumantes pode causar o fumo passivo, e o impacto é particularmente grave em locais fechados”.

Cansado de subir as escadas, diz um funcionário

A regra começou a ser aplicada neste mês. Às 12h30 de 2 de abril, cerca de 10 pessoas estavam fumando no térreo do prédio da prefeitura de Ikoma, que tem cinco andares.

Okito Hidaka, de 40 anos, alto funcionário da divisão de planejamento do município, terminou de fumar seu cigarro e seguiu em direção às escadas para chegar ao seu local de trabalho no quarto andar.

“Eu respeito favoravelmente a regra porque eu posso me engajar em atividade física (ao subir as escadas)”, disse Hidaka, que fuma 10 cigarros por dia há 20 anos.

Contudo, um funcionário de 31 anos da divisão de assuntos gerais disse que estava “cansado” de subir as escadas até o terceiro andar.

Não há penalidade específica para aqueles que não cumprem as regras, e o governo da cidade está pedindo até para que os visitantes as obedeçam.

Opiniões diversas entre o público e especialista da saúde

Um funcionário de empresa de 23 anos questionou a medida do município, perguntando “é realmente eficaz?”.

Hiroshi Yamato, professor de desenvolvimento de saúde na Universidade de Saúde Ocupacional e Ambiental acredita que a medida protegerá a saúde daqueles que não fumam e que usam os elevadores.

Foi sua pesquisa que levou à implementação das regras por parte da prefeitura de Ikoma.

Uma vez a cada cinco minutos, o estudo de Yamato mediu o nível de componentes orgânicos voláteis no hálito dos indivíduos que fumaram em áreas externas e retornaram para ambientes fechados.

Os resultados mostraram que leva 45 minutos para a quantidade desses componentes, que podem causar a síndrome do edifício doente (conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados, de acordo com a OMS) no hálito cair para os níveis pré-fumo.

Cidade de Ikoma de olho nos fumantes em outras áreas da cidade

Uma razão para a implementação da regra do elevador é que o governo da cidade de Ikoma está pegando pesado com os fumantes em outras áreas.

Com início em junho, a cidade vai aplicar uma multa administrativa de 20 mil ienes ($187) para aqueles que fumarem em vias públicas nos arredores da estação de Ikoma, da linha Kintetsu.

Cerca de 15 mil pessoas morrem anualmente em consequência de ataques cardíacos, câncer pulmonar e cerebral, além de outras doenças causadas pelo fumo passivo no Japão.

Funcionários da prefeitura de Ikoma não podem fumar durante o horário de trabalho, com exceção na hora do almoço.

Muitos governos locais já introduziram proibições em relação ao fumo em seus prédios, incluindo o governo metropolitano de Tóquio

O ministério da saúde se negou a fazer comentários sobre a diretriz aplicada pela prefeitura de Ikoma.

Fonte: Asahi
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!