Carnes em alta no Japão

Carnes finas atraem cada vez mais consumidores no Japão, mesmo que custem mais caro. Veja a diferença de consumo entre japoneses e brasileiros.

Wagyu e casa de steak em alta no Japão (Pixabay e Sankei)

Mesmo que as carnes vermelhas, especialmente as bovinas, estejam com preços um pouco mais elevados, cerca de 0,5%, do que no ano anterior, o consumo vem crescendo. O Japão está passando pela moda das carnes vermelhas. O boom começou no ano passado e isso provocou a abertura de restaurantes especializados em carnes finas, hambúrgueres preparados no local e casas de assados.

Publicidade

Não só as carnes bovina e de porco tiveram aumento de consumo, como também as de frango.

O consumo vem em crescimento desde 2002, quando o per capita era de 28,4Kg. Em 2016 passou para 31,6Kg por pessoa, anualmente.

Está bem distante do consumo do brasileiro: 78Kg/ano por pessoa, de carnes bovina, suína e aves.

Com o tamanho do prato, de 750g de carne, 3 a 4 pessoas podem se servir juntas (ANN)

Uma generosa bisteca com osso assada a 925ºC, de 750 gramas, do restaurante BLT de Roppongi, Tóquio, custa 15 mil ienes. Assim mesmo famílias e executivos enchem a casa.

Segundo o dono, desde o ano passado vem aumentando o número de clientes que gostam de carne. Alguns vêm uma vez por semana para degustar carnes vermelhas finas.

A famosa bisteca de 15 mil ienes (ANN)

Um bezerro de wagyu, carne de griffe do Japão, custava em torno de 350 mil ienes em 2008. Atualmente, é comercializado a 700 a 800 mil ienes, ou o dobro. Um boi de Iwate, famoso pela sua carne, de cerca de 480Kg está avaliado em 1,3 milhão de ienes, no mercado de carnes de Tóquio.

O consumo de wagyu, cerca de 130 griffes, vem crescendo tanto no mercado interno, quanto a fama chegou no exterior e a exportação está em alta.

A onda está favorável para as churrascarias verde amarela, especialmente nas principais capitais do país.

Não é à toa que o Niku Fes ou Festival das Carnes, atrai grande público.

Fontes: ANN, Toyo Keizai e Sankei 
Fotos: Pixabay, Sankei e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shinkansen com picos de lotação no Golden Week

Publicado em 17 de abril de 2018, em Sociedade

A Japan Railways já anunciou a situação das reservas dos trens-bala durante o feriado de Golden Week. Veja como estão.

Publicidade

A Japan Railways-JR de cada região anunciou a situação das reservas das poltronas durante o feriadão de Golden Week.

Segundo a JR Tokai houve aumento de 11% de reservas em relação ao ano anterior. Até 13 deste mês, 1,19 milhão de assentos já estão ocupados.

A companhia providenciou aumento de 3% dos assentos prevendo um número maior de reservas. Durante 27 de abril a 6 de maio serão 3,51 milhões disponíveis, mas praticamente  maioria dos assentos dos trens-bala que partem de Nagoia – Nozomi e Hikari – já não tem mais disponibilidade. O pico de partida de Nagoia deverá ser no dia 3, quinta-feira.

Os trens expressos Hida, Shinano, Shirasagi e Nanki que partem de Nagoia no dia 3 também já estão lotados. A volta, prevista para sábado (5) também deverá ficar lotada.

De Tóquio

A JR East já está com superlotação de 104% nos trens-bala que partem de Tóquio no sábado (28) e os de volta no sábado (5).

Mas ainda há poltronas livres para os que partem da capital na quinta-feira (3), assim como para o retorno em 5 e 6 no período da manhã.

Fontes: Chunichi e Travel Watch
Foto: Photozou

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!