Wasabi de Shizuoka é reconhecido como patrimônio agrícola mundial

A certificação foi concedida pela FAO e trouxe novos ventos para os 3 municípios e 4 vilas que cultivam wasabi de forma tradicional. Conheça essa planta japonesa.

Produtos de wasabi, de Shizuoka, comemoram a certificação do patrimônio agrícola mundial (Yomiuri/Shizuoka)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) certificou os cultivos tradicionais de wasabi de Shizuoka como patrimônio agrícola mundial, no fim de semana.

Publicidade

A província comemorou, mas especialmente nas 7 cidades – 3 municípios e 4 vilas – Shizuoka, Izu, Shimoda, Higashi Izu-cho, Kawazu-cho, Matsuzaki-cho e Nishi Izu-cho, onde são cultivados o wasabi de forma tradicional, a alegria ainda persiste.

As límpidas águas são imprescindíveis para o cultivo dessa planta, que se aproveita do caule conhecido como raiz-forte e selvagem para ser usado como tempero.

Wasabi e sua relação com a natureza

O método de cultivo tradicional utiliza nutrientes da água da nascente em terras de cultivo, em forma de escadarias. Além dessa forma de cultivo a cultura do wasabi está enraizada nas comunidades produtoras. Foram esses dois pontos que deram aos produtores da raiz-forte japonesa o título de patrimônio agrícola mundial.

Cultivo do wasabi depende das águas límpidas, por isso há um esforço para manter o ecossistema (Sankei)

Segundo a FAO, “os Sistemas Engenhosos do Patrimônio Agrícola Mundial (sigla em inglês GIAHS – Globally Important Agricultural Heritage Systems) são construídos com base no conhecimento e na experiência locais, que refletem a evolução da humanidade, a diversidade do seu conhecimento e sua profunda relação com a natureza. Esses sistemas resultaram não somente em paisagens excepcionais, manutenção e adaptação da biodiversidade agrícola, ecossistemas resilientes, mas, sobretudo, na geração sustentável de vários bens e serviços, segurança alimentar e de meios de subsistência”.

Para os agricultores locais resta um desafio, o de transmitir essa sabedoria milenar para as próximas gerações. A expectativa é que a certificação e reconhecimento mundial tragam novos ventos, atraindo mais jovens que se interessem pelo cultivo do wasabi.

Milenar wasabi

É uma planta japonesa, cujo caule ralado é usado como tempero desde a antiguidade. O registro mais antigo é do ano de 918, no mais antigo dicionário botânico do Japão, da era Heian.

Além de ser largamente utilizado na culinária, indispensável no sashimi e sushi, o wasabi era usado como fitoterápico, indicado para quem tem alergia respiratória ou rinite alérgica pelas suas propriedades: descongestionante e expectorante.  

Desde a era Nara (710-793) o wasabi ralado é servido com peixe cru para evitar contaminação alimentar. É também indispensável no chazuke, prato que mistura de arroz e chá verde. É usado para temperar doces e outros pratos da culinária japonesa.

O aroma é delicado mas o sabor é extremamente picante.

Apesar de ser conhecido como raiz-forte é usado o caule ralado na culinária como esse donburi de atum cru (Photozou)

Fontes: FAO, Sankei, Yomiuri e SBS TV
Fotos: Sankei, Yomiuri e Photozou

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Projeto de lei que define maioridade aos 18 vai para Dieta

Publicado em 13 de março de 2018, em Política

Se o projeto de lei proposto pelo governo for aprovado pela Dieta, estabelecendo a maioridade aos 18 anos, deverá ser implementado a partir de 1.º de abril de 2022.

Com a maioridade aos 18 poderão se casar, obter cartões de crédito e passaporte com validade de 10 anos (Wikimedia)

O projeto de lei que estabelece a maioridade civil aos 18 anos no Japão foi apresentado pelo governo e aprovado pelo Conselho de Ministros, nesta terça-feira (13). Agora, será encaminhado para a Dieta, o poder legislativo do Japão.

Publicidade

O governo espera que seja aprovado e sua intenção é implementar o novo pacote de leis em 1.º de abril de 2022.

Há 3 anos houve mudança na legislação eleitoral, permitindo o voto a partir dos 18 anos. A partir daí, o governo passou a considerar a redução da maioridade civil, dos 20 para 18 anos.

As mudanças são inúmeras, a começar pelas idades para o casamento. As mulheres podiam se casar com 16 anos. Na nova proposta a idade fica estabelecida para a partir dos 18 anos, para ambos os sexos. Porém, para fazer adoção a idade continua sendo mantida como mínimo de 20 anos.

Também poderão obter cartões de crédito e realizar financiamentos a partir dos 18, sem o consentimento dos pais. Poderão obter passaporte com validade de 10 anos.

A idade que permite beber e fumar será mantida, portanto, só a partir dos 20 anos (MaxPixels)

Nem tudo será permitido aos 18

Mas nem tudo será permitido aos jovens a partir dos 18 anos. Há leis específicas a respeito do consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, por exemplo, as quais serão mantidas. Só serão permitidos a partir dos 20 anos.

Também não haverá mudança em relação às apostas de corrida de cavalos, bicicleta ou de lanchas.

As legislações sobre o uso de sites de relacionamento e outras ainda vão gerar mais discussões.

Com a aprovação da maioridade civil aos 18 anos, a idade adulta mudará pela primeira vez em 122 anos. O atual direito civil foi promulgado na era Meiji, ano 29 ou 1896.

Fontes: NHK, Sankei e Nikkei
Imagens: Wikimedia e MaxPixels

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!