Novo método de alerta antecipado de terremoto

O anúncio foi feito nesta quinta-feira para explicar a introdução do novo método de alerta de emergência em caso de terremoto de grande magnitude.

Gráfico do novo método de captação da informação de grande terremoto, de forma mais precisa, para alertas antecipados a locais a partir de 30Km do epicentro (NHK)

A Agência de Meteorologia do Japão anunciou nesta quinta-feira (22) que inicia um novo método de alerta antecipado de terremoto de grande magnitude. Foi implementado já a partir do meio-dia da data do anúncio.

Publicidade

O método para efetuar a notificação de emergência da ocorrência de terremoto, antecipadamente, foi renovado.

Era baseado na emissão da onda P capturada assim que o sismógrafo capta a informação do terremoto. A partir desta data usará a informação da onda S, com o método PLUM. Com esse método a previsão de intensidade sísmica é muito mais precisa, informou a agência.

O kaizen foi efetuado porque quando do Grande Terremoto ao Leste do Japão, em 2011, de magnitude 9, os alertas para as regiões Kanto e Tokai, que tiveram tremores de intensidades 6 e 5, respectivamente, não pôde ser feito com antecedência.

O alerta antecipado foi efetuado somente para a região Tohoku, a mais afetada com o terremoto naquela ocasião.

No novo método será usada a informação da onda S, que vem logo depois da P, mais precisa. Assim, a agência poderá emitir alerta antecipado para áreas a partir de 30Km com rapidez, em até 90 segundo após a captação do sinal do terremoto de grande magnitude.

A agência espera que o novo método traga uma vigilância mais precisa na ocorrência de um terremoto de magnitude 8 ou superior, como os temidos Nankai Trough ou Kuril Trench (fossa das Curilas-Kamchatka).

Fontes: NHK e JNN
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fotos incríveis da neve sobre sakura

Publicado em 22 de março de 2018, em Sociedade

No Dia do Equinócio da Primavera a neve intensa trouxe uma paisagem diferente em Tóquio e Nagano, contrastando o branco com rosa.

Flocos de neve cobrem as cerejeiras que começaram a desabrochar, em Tóquio (Mainichi)

Temperatura gelada de 6ºC durante o dia em Tóquio, com neve em boa parte da capital. As flores das cerejeiras começaram a desabrochar na segunda-feira (19). E dois dias depois, na data em que se inicia a primavera, a neve inesperada, fora de época, trouxe vistas inusitadas.

Publicidade

O contraste do branco sobre o rosa das flores de sakura criaram uma vista incrível.

Os fotógrafo e cinegrafista do jornal Mainichi registraram belas imagens na tarde de quarta-feira (21). Veja na galeria abaixo.

Presente da natureza para dar um toque especial às flores de ameixeira, com o Castelo de Matsumoto, aos fundos (Chunichi)

Em Nagano, província onde a neve foi intensa, se pode contemplar uma paisagem ímpar. No Tesouro Nacional, o Castelo de Matsumoto, na cidade homônima, a neve acumulada nas ameixeiras que começaram a florescer desenharam um belo contraste sobre as flores rosa.

Sorte para os visitantes do dia. Puderam garantir belas fotos das 20 ameixeiras em flor, no jardim do castelo.

Clique na imagem para expandir
Fontes e foto: Mainichi e Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!