Japão marca 7 anos do Grande Terremoto e Tsunami de Tohoku

Sete anos se passaram após o terremoto e tsunami em Tohoku. Esforços de reconstrução continuam na área.

Imagem registrada pela equipe do Portal Mie em 2011

Sete anos se passaram após o terremoto e tsunami de Tohoku, conhecido também como Higashi Nihon Daishinsai.

Publicidade

O Japão foi atingido por um terremoto de magnitude 9 às 14h46 do dia 11 de março de 2011, o maior já registrado na história da nação e um dos cinco mais fortes do mundo.

O epicentro foi localizado a cerca de 70 km a leste de Tohoku, na província de Miyagi, nordeste do Japão. O tremor sacudiu construções nessa área do país.

Imagem registrada pela equipe do Portal Mie em 2011

A energia liberada pelo terremoto produziu um enorme tsunami. Uma hora após o terremoto, casas e campos em cidades localizadas na costa marítima foram destruídos por massivas e sucessivas ondas.

O tsunami foi a causa da maioria das mortes que resultaram do desastre. Cidades inteiras foram destruídas.

Imagem registrada pela equipe do Portal Mie em 2011

Um desastre nuclear também ocorreu por causa do tsunami, quando a usina Fukushima Daiichi foi inundada por ondas, causando uma falha no sistema de refrigeração, seguido de um colapso do reator nuclear e a liberação de materiais radioativos.

7 anos após o desastre 73 mil pessoas continuam evacuadas

Um total de 73.349 pessoas continuam evacuadas desde 13 de fevereiro, quase sete anos após os desastres de 2011, de acordo com a Agência de Reconstrução, divulgou o Jiji Press no sábado (10).

Devido aos persistentes efeitos do acidente nuclear na danificada Fukushima Daiichi, de propriedade da TEPCO- Tokyo Electric Power Company, 34 mil pessoas que moravam na província continuam vivendo fora dela.

Embora alertas de evacuação tenham sido retirados para grande parte das áreas de Fukushima, muitos residentes continuam cautelosos em voltar para casa.

Desde a sexta-feira (9), o número total de mortes do terremoto e tsunami de 11 de março era de 15.895 em 12 províncias, com 2.539 desaparecidos, de acordo com a Agência Nacional de Polícia.

O número de mortes excedeu os 22 mil incluindo o daquelas pessoas que morreram por causas relacionadas, como deterioração dos ferimentos sofridos nos desastres.

O número de habitações temporárias ocupadas diminuiu do nível de pico de cerca de 124 mil unidades para 19 mil, segundo a Agência de Reconstrução.

Fonte: International Business Time, Jiji
Imagens: Portal Mie/arquivo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vídeo mostra orangotango fumando cigarro em zoológico

Publicado em 10 de março de 2018, em Notícias do Mundo

O animal recolheu o cigarro aceso jogado por visitante em seu recinto no zoológico na Indonésia.

Essa não é a 1ª vez que o Zoológico na Indonésia é criticado pela maneira que trata seus animais (ABC News)

Um vídeo que mostra um orangotango fumando um cigarro viralizou e desencadeou fúria internacional para um controverso caso de maus-tratos a animais do zoológico.

Publicidade

O vídeo foi filmado no domingo (5) por um visitante no Bandung Zoo, na Indonésia. Ele capturou um homem dando algumas tragadas em um cigarro e o arremessando, ainda aceso, em direção a um recinto a céu aberto.

Foi quando o orangotango-de-bornéu de 22 anos chamado Odon pegou o cigarro e começou a fumar, suscitando risos das pessoas.

Contudo, ativistas dos direitos dos animais não acharam graça nenhuma. Eles condenaram a suposta falta de cuidado do visitante e a aparente falta de supervisão do zoológico e educação contra tais atos.

Essa não é a primeira vez que Bandung foi criticado pela maneira que trata seus animais. Ano ano passado, o zoológico foi acusado de deixar ursos passando fome após imagens dos animais esqueléticos implorando por comida terem sido postadas online e viralizado.

Marison Guciano, investigador sênior para a Scorpion, uma ONG de vida selvagem local, escreveu em uma postagem no Facebook que as questões devem ser endereçadas e que o país precisa desesperadamente de padrões de bem-estar animal em seus zoológicos.

Enquanto isso, cerca de um milhão de pessoas assinaram uma petição da Change.org para “fechar o zoológico de Bandung agora!” após o incidente com o orangotango.

Um porta-voz do zoológico disse que lamenta o incidente e destacou uma placa de aviso proibindo os visitantes de dar comida e cigarros aos animais, de acordo com a AFP.

Fonte e imagem: ABC News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!