Força Marítima do Japão nomeia 1ª mulher para comandar navios de guerra

Publicado em 7 de março de 2018, em Sociedade

Até 2030, a FAJ planeja aumentar para 9% o número combinado de mulheres que serve nas forças aérea, marítima e terrestre.

&nbspForça Marítima do Japão nomeia 1ª mulher para comandar navios de guerra
Ryoko Azuma, na foto acima, comandará quatro navios com uma tripulação combinada de mil pessoas (JNN/reprodução)

A FMAJ -Força Marítima de Autodefesa do Japão nomeou na terça-feira (6) a primeira mulher para comandar uma esquadra, incluindo o principal porta-helicópteros Izumo, enquanto tenta atrair mais mulheres para compensar a falta de recrutas do sexo masculino no Japão, cuja população envelhece cada vez mais.

Publicidade

Ryoko Azuma comandará quatro navios com uma tripulação combinada de mil pessoas, das quais apenas 30 são mulheres, que formam a 1ª Divisão de Escolta da FMAJ.

“Eu não penso sobre ser uma mulher. Vou concentrar minha energia no cumprimento de minhas tarefas como comandante”, disse Azuma de 44 anos.

Quando ela se juntou à FMAJ em 1996, mulheres não podiam servir em navios de guerra, uma regra que foi abolida há 10 anos. Os submarinos, no entanto, ainda são tripulados apenas por homens.

A FAJ- Forças de Autodefesa, tal como a economia mais ampla, está se voltando para as mulheres a fim de compensar uma escassez de pessoal enquanto a população em idade de trabalho no Japão encolhe cada vez mais em meio a uma baixa taxa de natalidade.

Ao contrário de empresas comerciais, no entanto, a FAJ fica impossibilitada de deslocar unidades no exterior ou contratar cidadãos estrangeiros para complementar seus membros japoneses.

Até 2030, a FAJ planeja aumentar o número combinado de mulheres que serve nas forças aérea, marítima e terrestre para 9%, a partir de um total de 6%, ou 14 mil pessoas agora. Além de Azuma, outras oficiais superiores da FMAJ do sexo feminino incluem quatro capitãs e uma contra-almirante responsável pela logística.

Fonte: Japan Times, Agência Reuters
Imagem: JNN


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - World