Falta sangue de pets no Japão

Não só os seres humanos recebem transfusão, mas também os pets. Não são poucos os apelos nas redes sociais para doadores.

Falta banco de sangue de pets no Japão pela falta de doadores (Flickr)

Nas redes sociais é comum ver posts dos tutores de cães pedindo para ajudar a vida do pet. Em clínicas veterinárias há um movimento para registrar os cães que possam ser doadores no momento de emergência.

Publicidade

Segundo reportagem da NHK, o cão para ser doador voluntário precisa atender a determinadas características. Deve ter entre 1 a 8 anos, ser saudável, com as vacinas em dia, e pesar mais de 10Kg. Com essas condições é possível obter apenas 100cc de sangue.

Com o aumento de pets menores tem sido difícil registrar voluntários, disse o representante de uma clínica.

Uma clínica veterinária de Saitama cria cães das raças Labrador Retriever e Rottweiler somente para servirem de doadores. Para não prejudicar o cão, depois da doação, é preciso abrir um intervalo de pelo menos 1 mês.

Para os momentos de emergência, a clínica conserva o sangue coletado congelado. Mas tem um problema: a durabilidade.

Aumento do número de cães no Japão

Segundo estatística da Associação de Alimentos para Pets estão registrados 18,446 milhões de animais domésticos – cães e gatos – no país.

O número de cães é de 8,92 milhões. Assim como os seres humanos, a idade média dos cães e gatos vem subindo.

Em 2013  expectativa de vida média dos cães era de 13,85 anos, enquanto que no ano passado subiu para 14,19. Com os gatos acontece o mesmo. Em 2013 era de 14,39 e atualmente é de 15,33 anos.

Doação de sangue tem ajudado vários pets em situações de emergência (Flickr)

Banco de sangue de pets

Diferente de alguns países, o Japão não tem um banco de sangue de pets, como na Suécia, por exemplo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, não há problema em realizar transfusão de sangue nos pets. Desde que o veterinário obtenha sangue de um cão doador e realize a transfusão no seu hospital veterinário. No entanto, ao fornecer sangue para outras instalações como hospitais e clínicas veterinárias, é necessário confirmar a segurança e qualidade do sangue, e depois obter a aprovação do país.

Sangue artificial de cães e gatos

No que diz respeito ao sangue para a transfusão nos animais domésticos, os institutos de pesquisa anunciaram planos para estabelecer um sistema de abastecimento estável.

Este mês, uma equipe de pesquisa do professor Teruyuki Komatsu, da Universidade de Chuo, anunciou que conseguiu desenvolver sangue artificial de gatos. A mesma equipe também já desenvolveu sangue artificial para cães, no ano retrasado.

Já foi desenvolvido no Japão sangue artificial de cães e gatos  (MaxPixel)

Fonte: NHK 
Fotos: MaxPixel e Flickr

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Foto de mulher afegã cuidando de seu bebê durante exame de universidade viraliza

Publicado em 22 de março de 2018, em Notícias do Mundo

A mulher saiu de sua carteira quando seu bebê começou a chorar, sentou-se no chão com a criança sobre suas pernas e continuou fazendo o exame.

Quando seu bebê começou a chorar, ela saiu da carteira, sentou-se no chão de pernas cruzados com seu bebê e continuou fazendo o exame (Twitter/@ShaharzadAkbar)

A cena extraordinária, que ocorreu em uma universidade particular na província de Daykundi, no Afeganistão, foi capturada em uma foto emocionante que viralizou na mídia social.

Publicidade

Jahan Taab, de 25 anos, estava realizando um exame de ingresso – chamado de Kankor – para o curso de ciência social no Instituto de Ensino Superior Nasirkhosraw na cidade de Nilli quando seu bebê de 2 meses começou a chorar, de acordo com Yahya Erfan, um professor na universidade que estava monitorando o teste.

Então, ela saiu de sua carteira, sentou-se de pernas cruzadas no chão e continuou escrevendo suas respostas, enquanto cuidava de seu bebê.

A cena teve um poder tão grande que Erfan pegou seu celular e tirou algumas fotos, as quais postou em sua conta no Facebook.

Abaixo, um tuíte compartilhado por @ShaharzadAkbar:

“Foi incrível e todos os colegas de classe demostraram admiração por ela”, disse ele à CNN.

Taab, que tem três filhos, viajou cerca de sete horas de sua casa na vila de Hoshto, no distrito de Miramar, a Nilli para realizar o exame, de acordo com Erfan.

Felizmente, Taab passou no exame Kankor com 152 pontos e agora quer comparecer ao curso de ciência social, disse Erfan.

Mas apesar da distância, Taab – que é casada com um agricultor e vem de uma família pobre, de acordo com Erfan – está preocupada com o fato de que ela não terá condições de pagar as taxas do curso, como ela disse ao jornal local Etilatrooz.

As taxas em Nasirkhosraw giram em torno 143 a 172 dólares e Taab teve que discutir financiamento com a administração para que ela possa prosseguir com seu sonho de estudar na universidade.

Enquanto isso, uma organização britânica, a Afghan Youth Association, lançou o GoFundMe para dar suporte aos estudos de Taab.

“A razão para a campanha é que nada deve impedir essa mulher que fez tal esforço para realizar o exame com seu bebê de 2 meses”, disse Shokryah Mohammadi da associação, à CNN.

Fonte: CNN
Imagem: Twitter

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!