Prepare-se para semana gelada

Trazendo muita neve o pico da frente fria prossegue até quinta-feira desta semana gelada. Confira como fica o tempo.

Semana gelada, com neve e vento, tem pico até quinta-feira (Weather News)

Novamente, semana gelada. Em boa parte do arquipélago as temperaturas mínimas deverão ser negativas, além de neve forte na região San-In – Shimane e Tottori, Hokuriku, Tohoku e Hokkaido.

Publicidade

Casacos, luvas e cachecóis são necessários especialmente no norte do país, com neve e ventos fortes, por conta de uma das piores frentes frias.

Em Kita Hiroshima-cho (Hiroshima) foi registrado 1,71 m de neve acumulada até 8h desta segunda-feira (5). Em Hakusan (Ishikawa) nevou 96 cm até o início desta segunda-feira.

Em diversos locais os flocos se acumularam duas vezes mais do que o normal para a época. Em Fukui (província homônima) foi registrado acúmulo de 58 cm, em Tottori (província homônima), 32 cm e em Toyama (província homônima), 23 cm.

Matsue, em Shimane, começou a nevar no domingo (JNN)

Desta vez, mesmo em províncias que tradicionalmente não recebem os flocos brancos estão sujeitas à paisagem branca, como as de Shikoku e Kyushu.

Segunda-feira gelada e branca

A Agência de Meteorologia do Japão alerta para os cuidados com o trânsito e escorregões, com neve intensa:

  • 60cm em Hokuriku e Chugoku (leste de Yamaguchi até o Sul de Shimane, parte de Hiroshima, sul de Tottori e norte de Okayama)
  • 50cm em Nagano
  • 40cm em Hokkaido, Tohoku, Gifu e norte de Kinki (Quioto, Osaka, Hyogo, Mie, Shiga, Nara e Wakayama)
  • 30cm em Shikoku e Yamaguchi
  • 15cm no norte de Kyushu

Além da neve intensa, estão previstos ventos fortes, de 20 a 35m/s. À noite as temperaturas da maioria das províncias, incluindo as da região Tokai, deverão ser negativas. Por isso, mesmo sem neve, há risco de congelamento da água encanada.

Noites geladas até quinta-feira

Segundo a AMJ, esta frente fria deverá cobrir o arquipélago, exceto Okinawa, no dia 8 quinta-feira. A partir de sexta-feira deverá se deslocar para Tohoku e Hokkaido, dando trégua para as províncias sob a neve e vento forte anteriores a essa data.

A ilustração abaixo mostra os picos de neve e vento nas diversas regiões, de segunda a quinta-feira desta semana.

Fontes: AMJ, Weather News, JNN e NHK
Foto e imagens: JNN e Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Agência meteorológica aumenta monitoramento de ‘vulcões adormecidos’

Publicado em 5 de fevereiro de 2018, em Sociedade

A meta da AMJ é detectar com mais rapidez sinais de potenciais erupções e emitir alertas a alpinistas ou residentes.

Monte Fuppushi, Hokkaido (Wikimedia/663highland)

 

Publicidade

A AMJ- Agência Meteorológica do Japão planeja aumentar o monitoramento de vulcões adormecidos há muito tempo em resposta à recente erupção fatal do Monte Moto-Shirane na província de Gunma, a primeira em três mil anos. Nessa erupção, uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas.

A meta da AMJ é detectar com mais rapidez sinais de potenciais erupções e emitir alertas a alpinistas ou residentes.

Contudo, produzir um efetivo sistema de alerta seria uma tarefa difícil, dado o grande número de vulcões ativos no Japão e pessoal insuficiente que é necessário para vigilância constante, dizem especialistas.

A AMJ vai expandir as atividades de monitoramento para vulcões similares que não entraram em erupção há séculos, como o pico Fuppushi do Monte Tarumae (Hokkaido) e antigas crateras em volta do pico vulcânico Naka no Monte Aso (Kumamoto).

Essas áreas podem entrar em erupção antes da AMJ ou outras organizações se darem conta dos sinais de atividade vulcânica.

No Japão há 111 vulcões ativos que entraram em erupção nos últimos 10 mil anos.

Erupção do Monte Ontake em 2014

Três locais a mais foram colocados sob constante monitoramento após o Monte Ontake, localizado na fronteira entre as províncias de Nagano e Gifu, ter entrado em erupção no ano de 2014.

Uma rede de monitoramento havia sido instalada no Monte Ontake, mas o nível de precaução não foi elevado antes da erupção. Sessenta e três pessoas foram listadas como mortas ou desaparecidas após o pico ter entrado em erupção sem dar sinal.

Algumas outras áreas do Japão têm mostrado sinais de crescente atividade vulcânica, mas elas ainda não estão no radar do plano da AMJ. E mesmo que as atividades de monitoramento forem intensificadas, sinais de pequenas erupções de pequena escala podem ser perdidos.

Especialistas salientam que o número de pessoas que pode analisar os dados de monitoramento é insuficiente.

 

“As pessoas que se aproximarem das crateras devem ter consciência de que estão escalando vulcões ativos. Se notarem qualquer gás de fumarola ou qualquer condição incomum, devem reportar imediatamente à AMJ ou outras organizações relacionadas”, disse Kazuhiro Ishihara, professor emérito de física vulcânica da Universidade de Quioto.

Fonte: Asahi
Imagem:

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!